Conheça a História da Kopenhagen
Compartilhe:

Kopenhagen é uma das marcas mais conceituadas e sofisticadas de chocolates e doces do país. A empresa foi criada na década de 1920 por um casal de imigrantes da Letônia, Anna e David Kopenhagen, que decidiram fabricar e vender marzipan caseiros – doce típico europeu a base de chocolate.

Kopenhagen é uma das marcas mais conceituadas e sofisticadas de chocolates e doces do país. A empresa foi criada na década de 1920 por um casal de imigrantes da Letônia, Anna e David Kopenhagen, que decidiram fabricar e vender marzipan caseiros – doce típico europeu a base de chocolate.

Uma das lojas de chocolates finos mais famosas do Brasil, a Kopenhagen, começou em São Paulo. A trajetória da empresa começa, efetivamente, em 1928 quando Anna passava a fazer o marzipan durante a noite e David, que estudava medicina, procurava os clientes.

O início da não foi fácil. David começou a arrumar compradores para as iguarias em funcionários e clientes dos bancos europeus no Centro de São Paulo e, após muita luta, o casal conseguiu abrir a primeira loja na Rua Miguel Couto, no Centro de São Paulo.

O local tinha uma novidade que marcou os olhos das pessoas da época: bonecos, bichinhos e outras figuras feitas de marzipan eram expostos na vitrine da loja, tanto para decoração, como para venda. O sucesso e a fama da Kopenhagen, então, “disparou”.

Graças a esse “boom”, o casal logo inaugurou uma segunda loja na mesma rua. Pouco tempo depois, já em 1930, os empreendedores viram um novo nicho: os ovos de Páscoa, feitos inicialmente em chocolate ao leite e crocante. E, além disso, aprenderam que decorar as vitrines de acordo com as festividades, contribuía muito para chamar a atenção dos consumidores.

No começo da década de 40, o casal decidiu adquirir uma fábrica no bairro do Itaim Bibi, com as tecnologias mais modernas da época. Assim, além do marzipan e dos ovos de páscoa, a empresa começou a produzir os chocolates finos, bombons, balas, biscoitos e, até mesmo, panetones.

Dessa forma, a empresa se aproximava ainda mais do público brasileiro, em detrimento aos produtos que eram mais “europeus” no começo da trajetória da Kopenhagen.

Também na década de 40, o negócio foi expandido, chegando ao Rio de Janeiro, então capital federal. Nesses anos, a Kopenhagen já oferecia produtos tradicionais, como a Língua de Gato, Chumbinho, Lajotinha, Nhá Benta, etc. Nos anos 50, uma mudança significativa: a empresa adota o atual logotipo, a assinatura de David Kopenhagen.

Os anos 60 foram marcados por novidades: as caixas de bombom com tampas transparentes; a inauguração da loja no shopping Iguatemi em 1968; e os coelhos de chocolate com nome de gente (Lito, Vera e Bastião).

Em 1996 com 100 lojas, a Kopenhagen já era uma das empresas de chocolates mais requintadas do Brasil e foi vendida para o empresário paulistano, Celso Ricardo de Moraes, então proprietário do laboratório Virtus, fabricante dos conhecidos Adocyl, Maracugina e Atroveran. O novo proprietário da marca transferiu a fábrica para um local ainda maior, na cidade de Barueri (Grande São Paulo). Em 2010, a fábrica foi novamente realojada, em Extrema (Minas Gerais). Atualmente, a empresa de chocolates conta com mais de 270 lojas distribuídas em 60 cidades brasileiras.

A Kopenhagen lança novidades em chocolates e doces diversas vezes ao ano e conta com mais de 100 itens. No entanto, algumas delícias são clássicas e difíceis de resistir, como o doce Nhá Benta – que traz o verdadeiro marshmallow coberto por waffle e uma deliciosa camada do mais puro chocolate Kopenhagen.

Outro doce clássico Kopenhagen é o bombom Lajotinha – camadas de waffle unidas por uma massa exclusiva e uma generosa camada de chocolate ao leite. Já as Balas de Leite Kopenhagen derretem na boca e possuem recheio de leite condensado. Destaque também para o Chumbinho – doce pequenino de cristais de açúcar e cobertura de chocolate, que faz muito sucesso entre o público infantil, pois parecem estourar na boca!

Além desses itens, a Kopenhagen oferece chocolates e bombons Diet, Ovos de Páscoa, Panetones, sorvetes, sobremesas e embalagens comemorativas e presentes para datas especiais, como Dia das Mães e Dia dos Namorados – ocasião em que a marca vende lindas cestas com flores e chocolates para os casais apaixonados!

 

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: