14 Plantas Resistentes ao Sol Para Seu Jardim
14 Plantas Resistentes ao Sol Para Seu Jardim
14 Plantas Resistentes ao Sol Para Seu Jardim
Compartilhe:

Ao montar um espaço verde em casa, a prioridade das pessoas é deixar ele bonito e colorido, não é mesmo? Porém, é importante que ele permaneça assim pelo máximo de tempo possível, não apenas após plantar. Em um espaço externo, por exemplo, deve haver uma preocupação na escolha de plantas resistentes ao sol para o jardim.

Ao montar um espaço verde em casa, a prioridade das pessoas é deixar ele bonito e colorido, não é mesmo? Porém, é importante que ele permaneça assim pelo máximo de tempo possível, não apenas após plantar. Em um espaço externo, por exemplo, deve haver uma preocupação na escolha de plantas resistentes ao sol para o jardim.

Isso porque as características do solo e da iluminação do local precisam ser observadas para não prejudicar o seu objetivo. Sendo o jardim uma área com pouco bloqueio à chuva ou ao sol, optar por espécies que tenham maior resistência é uma escolha inteligente e que facilita até mesmo a manutenção.

Especialmente no verão, em que o dia é mais longo e a incidência de sol é mais forte, selecionar as plantas erradas pode gerar trabalho, gastos e frustrações. Por isso, vamos apresentar algumas dicas e espécies capazes de evitar esse problema e deixar o seu jardim sempre bonito!

1 – Agave

Com folhas longas, duras e pontiagudas, parecendo uma lança, esta é uma espécie bonita e muito resistente ao sol pleno que pode chegar a 2 metros de altura! O único cuidado é não plantá-la em áreas de grande circulação, pois pode machucar. A manutenção, no entanto, é prática.

2 – Buxinho

Sabe aquela planta que você pode podar em formatos diversos? Então, nada melhor para deixar o jardim do seu jeito, não é mesmo? Essa é uma das principais características do buxinho, espécie de crescimento lento e que atinge, no máximo, 5 metros de altura. Mas, claro, é possível deixá-la no tamanho que você preferir.

3 – Espada-de-São-Jorge

Com folhas espessas e bem resistentes, esta planta muito querida e conhecida atinge até 90 centímetros e pode ser cultivada até em vasos. No jardim, elas ficam muito bonitas quando plantadas em grupos, mas é preciso ter cuidado com a manutenção porque ela facilmente escapa dos limites dos canteiros.

4 – Murta

Até agora falamos apenas de espécies com pouca capacidade de gerar flores para garantir aquele colorido a quem quer plantas resistentes ao sol para o jardim. Para resolver este problema, trouxemos aqui a sugestão da murta! Na primavera, ela dá flores brancas e muito perfumadas. É uma ótima sugestão, também, para executar podas ornamentais ou produzir uma cerca viva.

5 – Bulbine

Esta é uma espécie de suculenta com folhas cilíndricas que chegam a até 30 centímetros de altura. Também é uma opção para quem está sentindo falta de cores em um jardim preparado para a incidência de constante iluminação: durante quase o ano inteiro, ela produz flores amarelinhas ou alaranjadas resistentes ao sol pleno.

6 – Rosa do deserto

Quer mais opções de flores e cores? A rosa do deserto é outra alternativa capaz de viver tranquilamente em lugares bem ensolarados. Os únicos cuidados que necessitam de mais atenção para essa espécie dizem respeito à polinização (que precisa ser manual) e a terra, que não pode estar encharcada.

7 – Hibisco

Pouco exigente, o hibisco é outra flor que pode trazer um aspecto mais colorido entre as plantas resistentes ao sol para o jardim. Bastante utilizada como ornamento, cerca-viva ou mesmo em vasos, ela é bastante resistente ao sol pleno, mas requer um solo bastante úmido, pelo menos até se estabelecer.

8 – Lavanda

Esta é uma flor com aroma bastante agradável e característico, muito positiva para dar, além de cor, um delicioso perfume ao seu jardim. Entretanto, não são todas as regiões em que ela se comporta bem. A lavanda não gosta de clima úmido e nem de temperaturas extremas (muito frio ou muito calor). Por isso, considere esta espécie principalmente se você mora em uma região de clima mais agradável.

9 – Petúnia

A grande vantagem desta flor é o fato de ela florescer durante o ano inteiro e apresentar diferentes colorações, o que é muito positivo para embelezar o jardim. A parte negativa é que, ainda que solar, uma indicação primordial é plantá-la em meia sombra para evitar queimaduras.

10 – Hera

Excelente para ser utilizada como trepadeira, planta pendente ou forração, a hera é muito encontrada em muros chapiscados, por exemplo. É uma excelente opção para garantir volume e vitalidade ao jardim, já que resiste bem ao sol pleno, mas também à meia-sombra. Indicada principalmente para locais de clima ameno ou frio.

11 - Cactos

São plantas fáceis de cuidar e uma ótima opção para jardins de baixa manutenção. Conseguem armazenar água em quantidades muito maiores do que outras espécies e adoram receber a luminosidade direta do sol.

12 -  Suculentas

São plantas de clima desértico e, por isso, são resistentes ao sol e apreciam o calor. Existem milhares de espécies de suculentas e algumas cabem em qualquer lugar do jardim. Cultive em solo bem drenado e regue somente uma vez por semana.

13 - Yucca

É uma espécie arbustiva utilizada como planta ornamental nos jardins, em canteiros ou vasos. É facilmente adaptável a diversos climas e bem resistente ao sol pleno. As regas devem ser espaçadas, para que o solo seja mantido seco na maior parte do tempo.

14 - Árvore-do-Viajante

É uma planta de aspecto escultural e folhagem ornamental em formato de leque. Uma espécie de sol pleno e resistente, inclusive, ao calor extremo. Pode ser cultivada isolada ou em grupos, mas precisa de espaço para se desenvolver.

Essas são algumas plantas que vão adorar receber a luminosidade do sol durante horas, então já pode separar um cantinho bem iluminado no seu jardim para recebê-las.

 

 

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: