Excelentes Dicas Para Plantar Pitaya
Excelentes Dicas Para Plantar Pitaya
Excelentes Dicas Para Plantar Pitaya
Compartilhe:

Originária da América Latina, mais precisamente de vegetação tropical, a pitaya, conhecida também como fruta-do-dragão, não é muito popular no Brasil. Apesar disso, ela é rica em vitaminas, minerais e, especialmente, em fibras. 

O Cultivo da Pitaya

O cacto que dá o fruto da pitaya costuma levar de 3 a 5 anos para prosperar, todavia, essa espera compensa, porque ele rende bastante. Aliás, a adubação deve ser feita frequentemente, com substratos orgânicos, contribuindo para o crescimento sadio da planta, chegando até os 6 m de altura.

Originária da América Latina, mais precisamente de vegetação tropical, a pitaya, conhecida também como fruta-do-dragão, não é muito popular no Brasil. Apesar disso, ela é rica em vitaminas, minerais e, especialmente, em fibras. 

Apesar do seu aspecto exótico, sua polpa é ótima para ser consumida fresca ou em doces, sucos ou, até mesmo, em saladas. Os tipos mais cultivados no Brasil são as pitayas vermelha, amarela e branca. São ótimas escolhas para plantio, caso tenham sua manutenção adequada, pela perenidade e pela produtividade de até 15 anos.  

A fruta também possuí uma qualidade única: versatilidade, já que pode ser cultivada em temperaturas de 4°C a 38° C. O único senão é sobre a quantidade de luz solar, já que em regiões muito quentes deve ser bem administrada. Infelizmente, caso receba muito sol, o caule queimará e impedirá o crescimento saudável do fruto.

Excelentes Dicas Para Plantar Pitayas 

Alguns cuidados são necessárias e importantes para plantar pitaya:

  • O ideal para ter uma fertilização de sucesso é usar adubo orgânico: casca de ovo moída – que deve ser colocada em torno do broto principal – e adubos ricos em magnésio;
  • Já nessa etapa, você pode optar em plantá-la em forma de samambaia ou, então, fazer uso de estacas e amarras como apoio. A pitaya costuma crescer de forma que suas folhas fiquem despencadas;
  • Escolha um local para deixá-la bem alta para que suas folhas não caiam no chão ou procure usar uma estaca e amarras;
  • Se por um acaso, você optar pelas estacas, a nossa sugestão é optar pelo bambu. Ele deve ser inserido bem próximo a planta, quando a pitaya já atingir uns 15 cm de altura; 
  • Você pode fazer as amarras com barbante, de preferência grosso, além disso, elas devem ficar frouxas para não machucar a planta;
  • Conforme a pitaya for crescendo, faça novas amarras. Saiba que a planta pode alcançar uma altura de até 6 metros, por isso mesmo que você queira mantê-la em um vaso pequeno, o recomendável é realizar um transplante para o solo do quintal, uma hora ou outra.

Escolha do local

Primeiramente, escolha um vaso para o plantio das sementes e só depois do aparecimento de mudas, deve ser feito o transplante. Por isso, é imprescindível que o solo da pitaya esteja sempre favorável a drenagem. Afinal, os cactos não gostam de solo encharcado.

Plantio

Deixe as sementes espaçadas entre 2 a 2,5 cm em covas rasas. Em seguida, cubra com terra e uma camada de tecido, para similar a estrutura de uma estufa. Sendo assim, mantenha a umidade necessária para o crescimento inicial.

Portanto, aguarde a germinação que costuma ocorrer após uma semana, mas o prazo pode se estender até mais de 14 dias. Então, começando a surgir os primeiros brotos, retire o tecido e faça o replantio. Em geral, espera-se que a muda cresça uns 8 cm para poder ir ao chão.

Rega e estaquia

Quando atingir mais um pouco de comprimento, realize o trato cultural da estaquia, amarrando a muda em uma estaca, dando maior sustentação a planta. Deste modo, saiba que as regas devem ser realizadas duas vezes por semana, apenas para deixar a terra úmida.

Como plantar pitaya no chão: cuidados com a planta

Faça adubos caseiros com itens que você encontra na sua casa, como cascas de ovos, banana, canela, ricos em potássio, fósforo e magnésio. Portanto, deixe-a sempre exposta ao sol, recebendo, no mínimo 8 horas de incidência solar por dia.

O tempo que vale a pena esperar

O cacto da pitaya costuma demorar de 3 a 5 anos para produzir seus frutos, por isso é importante ter mais de uma planta em casa para uma maior produção. Já quando ela começar a produzir a fruta, um cacto poderá ser suficiente para abastecer todos em sua casa com essa vegetal tão suculento e exótica!

Como Plantar Pitaya de Diversas Formas:

Como plantar pitaya em casa 

Essa é uma excelente escolha para quem mora em apartamentos ou em casas que não possuem quintal. Mas você precisará de vasos grandes.  Já para deixar o vaso com a pitaya, opte por um local que tenha boa ventilação, além de luz natural para os momentos mais frescos do dia, seja logo cedo ou no final da tarde.

Para plantar a pitaya em casa, precisamos dos seguintes utensílios:

  • Uma pitaya madura;
  • Uma faca própria para frutas;
  • Um vaso grande (o tamanho deve ser pelo menos de 40 cm para cima);
  • Areia esterilizada;
  • Argila com manta bidim;
  • Substrato rico em matéria orgânica;
  • Terra para plantar a pitaya.

Agora vamos ao passo ao passo? Siga com atenção para aprender direitinho como plantar pitaya em casa!

  1. Antes de qualquer coisa, tire as sementes de uma pitaya madura. Elas devem estar lavadas e secas;
  2. O vaso a ser escolhido deve ter furos em seu fundo;
  3. Faça uma camada de drenagem: essa pode ser feita com areia esterilizada ou argila expandida com manta bidim;
  4. Logo em seguida, adicione o substrato rico em matéria orgânica. Nesse caso, deve ser usado o composto orgânico ou a terra vegetal;
  5. Agora, coloque as sementes no substrato e cubra-as com terra;
  6. A germinação acontece, aproximadamente, entre oito a doze dias;
  7. Procure deixar as sementes espaçadas, já que a planta acostuma acumular água em seus tecidos. Sendo assim, o substrato deve estar seco para que possa ser feito uma nova rega;
  8. Prontinho: sua pitaya está plantada e já pode produzir frutos!

Como plantar pitaya no chão

Você precisará de:

  • Uma pitaya madura;
  • Uma faca própria para frutas;
  • Um solo que tenha boa iluminação, boa drenagem e substrato fértil;
  • Pedaços de madeira;
  • Mourões de concreto;
  • Pneus reutilizáveis;
  • Pedaços de ferro.

Modo de preparo:

Caso você queira optar por plantar a pitaya no chão, você deve seguir os mesmos processos realizados no tutorial acima. Você irá transpor do vaso para o solo. 

O importante é escolher um local bem iluminado, com boa drenagem e que tenha um substrato fértil. Pela planta da pitaya ser do tipo de um cacto trepador, talvez precise usar pedaços de madeira para ajudar no suporte e na sustentação da planta. Uma outra sugestão é obter esse suporte com mourões de concreto, pneus velhos e que dê para reutilização ou, ainda, pedaços de ferro.

O momento mais fácil de achar a pitaya tanto para consumo como para obter as sementes são entre os meses de novembro a maio, período que o país esquenta. Outra informação bacana é que elas costumam estar mais suculentas nesse período e são mais frequentes em feiras e supermercados.

Como plantar pitaya através de mudas

Segundo grande parte de pesquisadores, uma das melhores formas de como plantar pitaya é por estaquias, já que a planta produz frutos mais uniformes do que em comparação a plantação por sementes. 

Informação extra: a estaquia são as mudas de pitaya.

Vamos ao passo a passo de como plantar pitaya através de mudas?  

  1. Primeiro, você deverá remover uma estaca da planta-mãe;
  2. Essa estaquia deve ter preferencialmente 25 cm de comprimento (são orientações científicas);
  3. Deve aguardar 48 horas em um local ventilado para que a muda passe pelo processo de cicatrização;
  4. Você pode depois plantá-la em um solo com um substrato fértil ou optar por um vaso grande;
  5. Depois disso, procure regar diariamente o solo, deixando sempre úmido;
  6. O local em que a pitaya ficará deve ter uma excelente iluminação solar, já que são necessárias 10 horas por dia da luz do sol;
  7. Após algum tempo, surgirão os primeiros brotos;
  8. Caso você prefira, há possibilidade de transplantá-las para outros vasos ou até mesmo para o solo.

Como plantar pitaya orgânica

Caso você seja a favor de plantas orgânicas, sem agrotóxicos ou outros tipos de venenos, esse tutorial de como plantar pitaya é para você. Você precisará ter em mãos:

  • Várias pitayas maduras;
  • Uma faca para frutas;
  • Areia lavada ou substrato próprio para mudas;
  • Um regador;
  • Utensílios diversos para fazer a transplantação de mudas;
  • Vários vasos grandes com furos e com 40 cm de profundidade, no mínimo;
  • Várias sementeiras.

Modo de plantar:

  1. Retire as sementes das pitayas maduras, separe-as e lave-as em água corrente;
  2. Pegue sementeiras, coloque areia lavada ou substrato específico para produção e propagação de mudas;
  3. Após o plantio, as sementes começam a germinar de 8 a 12 dias;
  4. Para ter sucesso na germinação, a rega deve ser feita dia a dia, mas sem que encharque o substrato;
  5. Quando começarem a surgir as primeiras mudas, o intervalo de rega deve aumentar, já que elas costumam apodrecer com facilidade;
  6. Depois de cinco meses do plantio, as mudas devem ser transplantadas;
  7. Procure selecionar as plantas mais vistosas, com 15 a 20 cm de altura;
  8. Plante-as em vasos com uma profundidade de 40 cm;
  9. O solo do plantio deve estar bem drenado para o sucesso total.

8 Benefícios da Pitaya:

1. Favorece a perda de peso

Devido à baixa quantidade de calorias e pouca quantidade de carboidrato, a pitaya, em conjunto com uma alimentação saudável, é capaz de ajudar a emagrecer. Além disso, é rica em fibras que ajudam a aumentar a sensação de saciedade, diminuindo o volume de comida consumida nas refeições e, consequentemente, ajuda a emagrecer.

A pitaya também possui um componente chamado betacianina, que, de acordo com alguns estudos, poderia ajudar a diminuir o peso, melhorar o perfil lipídico, diminuir a resistência à insulina e o fígado gordo.

Possui também uma sustância chamada tiramina, que ativa o hormônio glucagon, estimulando o próprio corpo a utilizar as reservas de açúcar e gordura para que seja gerada energia.

2. Protege as células do corpo

A pitaya é uma fruta rica em polifenois, flavonoides, betacianinas e vitamina C, que atuam como anti-inflamatórios e antioxidantes, evitando o dano causado pelos radicais livres às células e, por sua vez, o desenvolvimento de doenças crônicas, como o câncer, diabetes e artrite reumatoide, por favor.

3. Fortalece os ossos

A pitaya é uma fruta que fornece cálcio, magnésio e fósforo para o organismo, que são minerais importantes para o fortalecimento dos ossos e dentes, sendo uma excelente opção para as pessoas que possuem osteoporose e osteopenia, além de também ser interessante para crianças para favorecer o seu crescimento e desenvolvimento.

4. Melhora a digestão

Estudos recentes sugerem que a pitaya atua como prebiótico, o que significa que as fibras que essa fruta possui não são digeridas no intestino, mas sim fermentadas, o que aumenta a quantidade e a atividade das bactérias boas que fazem parte da microbiota intestinal, ao mesmo tempo que regula o crescimento de bactérias que causam danos.

Esses prebióticos favorecem os movimentos intestinais e aumentam a produção fecal, evitando a prisão de ventre e melhorando a digestão de forma geral. Além disso, também ajuda a prevenir o câncer de cólon, reforçar o sistema imunológico, reduzir o risco de síndrome metabólica e de doenças neurodegenerativas.

5. Regula os níveis de açúcar no sangue

A pitaya, principalmente a vermelha, possui propriedades capazes de diminuir a resistência à insulina. Isso porque é rica em fibras e antioxidantes, como a betacianina, que atuam regulando os níveis de açúcar no sangue e melhorando condições como a pré-diabetes e prevenindo o desenvolvimento da diabetes.

6. Ajuda a diminuir o colesterol

O consumo de pitaya em conjunto com uma dieta saudável poderia ajudar a reduzir os níveis de colesterol e prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares. Isso acontece devido à sua quantidade de fibras, que evitam a absorção de colesterol no intestino delgado.

Além disso, possui antioxidantes e saponinas, que são compostos orgânicos que favorecem a excreção de colesterol nas fezes.

7. Fortalece o sistema imune

Como é rica em antioxidantes e vitamina C, o consumo da pitaya poderia ajudar a fortalecer o sistema imune, pois é capaz de aumentar a resposta do organismo contra vírus, como o da dengue, fungos, como a Candida albicans, e bactérias como Staphylococcus aureus e Pseudomonas aeruginosa.

8. Previne a anemia

A pitaya é uma fruta rica em ferro, um mineral essencial para transportar o oxigênio pelo corpo, prevenindo e melhorando a anemia. Além disso, contém vitamina C, que é fundamental para favorecer a absorção de ferro a nível intestinal, principalmente o ferro proveniente de frutas e hortaliças.

Agora que você já sabe como plantar pitayas, é só colocar a mão na massa e esperar para colher essa delicia.

 

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: