A Exuberante Beleza dos Ipês e Suas Floradas
A Exuberante Beleza dos Ipês e Suas Floradas
Compartilhe:

É no fim do inverno, no período mais seco do ano, que as flores dos ipês desabrocham em várias regiões do país e também no Centro-Oeste de Minas Gerais.

Sem dúvida, uma das mais belas árvores que há, o ipê apresenta flores de diversas cores e tonalidades, cada uma simbolizando determinados estados de espírito do homem ou situações da vida. Quanta exuberância e variedade encontramos na natureza vegetal! O que dizer, por exemplo, do esplendor dos ipês, verdadeiras jóias que nos remetem a um mundo ideal?
 
É no fim do inverno, no período mais seco do ano, que as flores dos ipês desabrocham em várias regiões do país e também no Centro-Oeste de Minas Gerais. O colorido que surge, em meio ao verde das matas e em cada esquina das cidades, transforma e deixa ainda mais exuberante o cenário no cerrado brasileiro.
 
O período seco já tem atuado em algumas partes do nosso país, principalmente na região centro-oeste e nordeste, e nesse período ocorre um dos eventos mais belos da natureza brasileira, a floração dos ipês, árvore símbolo do Cerrado. Essas árvores têm diferentes cores, roxo (variações do rosa), rosa, branco e o mais comum o amarelo.
 
Com a queda da umidade relativa do ar, copas amarelas, rosas, roxas e brancas tomam a paisagem e fazem refletir aqueles que encaram a seca apenas como tempo cinzento de queimadas e vegetação marrom. As cores vibrantes do gênero Tabebuia spp., composta pelas variedades da planta, irrompem de junho a setembro. 
 
Eles costumam florir em meses diferentes em algumas regiões:
·         Junho e julho: ipê-roxo
·         Julho e agosto: ipê-amarelo
·         Fim de agosto: ipê-rosa
·         Setembro: ipê-branco e ipê amarelo

Nota: Nem sempre a florada dos ipês segue exatamente estas datas, pois a influência do clima é determinante para que as árvores entrem em período de reprodução.

As floradas costumam durar uma semana, em média, e variam conforme a pouca concentração de água na atmosfera. No caso do amarelo, ele pode se estender por até 10 dias e tem duas edições: uma após a do roxo, aproximadamente em julho, e outra em setembro, quando se anuncia a chegada da temporada de chuva. Ao fim desse período as árvores produzem frutos secos, do tipo cápsula, que quando maduras liberam sementes com alas a longas distâncias.

Considerado um dos símbolos do Brasil o Ipê foi escolhido como árvore símbolo da nação porque, quando floresce, suas flores caem no chão formando uma massa amarela que se destaca no verde das matas, como a bandeira brasileira. Além disso, a árvore está sempre florida no 7 de setembro, data da independência do Brasil.

A imagem do ipê é bastante representativa no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil. Ainda segundo a Britannica, “sua madeira é de lei e por ser dura e resistente, é empregada na construção civil e naval, em assoalhos, vigas, eixos de rodas e peças de marcenaria. O ipê cresce devagar e pode chegar a 30 metros de altura, mas a maioria tem de 7 a 15 metros. No Brasil, existem doze tipos de ipês com flor em tons de amarelo.

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: