Ensino de Qualidade em Jundiaí - SP
Ensino de Qualidade em Jundiaí - SP
Compartilhe:

Jundiaí é o 13º município com melhores índices de escolaridade e a 25ª cidade mais rica entre as 645 do Estado de São Paulo. Além disso, em um período de oito anos ...

Fundação Seade aponta município como destaque em educação, riqueza e longevidade; prefeito Miguel Haddad fala em investimentos.

Jundiaí é o 13º município com melhores índices de escolaridade e a 25ª cidade mais rica entre as 645 do Estado de São Paulo. Além disso, em um período de oito anos - de 2000 para 2008 - a cidade evoluiu, respectivamente, da 293ª posição para a 150ª no quesito longevidade, o que aponta uma melhora na qualidade de vida da população.
Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (23) pela Fundação Seade por meio do IPRS (Índice Paulista de Responsabilidade Social), uma ferramenta lançada em 2000 com a proposta de identificar o perfil dos municípios paulistas e que acompanha a posição de cada um em relação ao desenvolvimento do Estado.
“Essa situação se deve ao fato de Jundiaí ter seu desenvolvimento fundamentado no planejamento, com metas de curto e longo prazos que são traduzidas em serviços públicos essenciais para a melhoria da condição de vida da população, assim como aos investimentos na infraestrutura básica dos bairros e em melhorar a atratividade econômica da cidade”, avalia o prefeito Miguel Haddad (PSDB ). “Os resultados estão aparecendo no IPRS.”
A melhora da qualidade do ensino e o maior número de pessoas alfabetizadas são significativos em Jundiaí no período dos oito anos acompanhados pelo IPRS. Em 2000, a cidade ocupava a 161ª posição no ranking e, em 2008, chegou a 13ª.
Mas apesar do bom posicionamento, deve ficar um alerta, porque o município estava na 12ª colocação da lista em 2006.
Entretanto, Jundiaí está muito bem posicionada na comparação com grandes cidades como Sorocaba (151ª), Bauru, (57ª),Rio Preto (175º) e Campinas (545ª).
“A educação é prioridade e seus programas continuarão recebendo investimentos significativos nos próximos anos”, enfatiza o prefeito.
De acordo com informações da assessoria de imprensa da Fundação Seade, a área da educação foi a que mais se desenvolveu no Estado de São Paulo na comparação de 2006 com 2008. Houve um crescimento de três pontos percentuais, decorrente principalmente da ampliação da conclusão do ensino fundamental entre os adolescente de 15 a 17 anos (77,5%) e do maior número de crianças matriculadas na pré-escola (82% das crianças de 5 e 6 anos do Estado frequentam as salas de aula).
Renda / No quesito riqueza municipal, apesar de Jundiaí estar entre as 30 cidades com os melhores índices, há uma estabilidade da economia de acordo com os dados apontados pela pesquisa. Em 2000, o município estava em 26º lugar; em 2002 em 28º; em 2004 em 29º; em 2006 em 27º e, em 2008, chegou a 25ª posição.
Segundo o secretário de Finanças de Jundiaí, José Antonio Parimoschi, o IPRS é um indicador dinâmico, que permite ao gestor público avaliar as condições de vida das pessoas e promover ações. “A situação de Jundiaí é extremamente favorável”, afirma.
Na comparação com algumas cidades tão desenvolvidas quanto Jundiaí, novamente o município se sobressai no quesito  geração de riqueza: Campinas está em 28º, Sorocaba em 39ª  Bauru está em 107º lugar e Rio Preto em 62º.
Em Várzea, sinal vermelho está aceso ao ensino
Na região de Jundiaí, o município de Várzea Paulista foi o que registrou pior desempenho no IPRS no quesito escolaridade - está em 636º lugar no ranking entre as 645 cidades do Estado de São Paulo.
Em nota, a prefeitura de Várzea Paulista ressaltou que os resultados conquistados pela cidade no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), do Ministério da Educação, nos últimos anos mostram o contrário.
“O IDEB está crescendo expressivamente. No ano de 2007, o índice foi de 5,1, enquanto a meta estabelecida era de 4,7. Em 2009, o município superou mais uma vez a sua marca, atingindo 5,6 pontos, valor que corresponde à meta estabelecida para o ano de 2013, e que ultrapassa o índice do Estado, que é de 5,5, o que comprova a qualidade do ensino na rede municipal. A cidade também tem registrado avanços na oferta de vagas em creches. Entre 2005 e 2010 houve um aumento de cerca de 40%, já que o número saltou de 580 para 826 vagas. A meta é atender mil crianças até 2012”.
Programas que visam a valorização e capacitação dos professores também foram apontados como prioridade para mudar o quadro. “A Secretaria de Educação tem praticado ações de incentivo e estímulo ao profissional, como o Plano de Carreira, Estatuto do Magistério, Programa Construir o Aprender, que consiste na formação continuada dos educadores em parceria com a Unesp e a ampliação da jornada dos professores, proporcionando maior tempo de preparo das aulas”.

Encontro Estadual
Os dados do IPRS foram apresentados nesta quarta-feira (23) durante o 3º Encontro Estadual de Agentes Públicos, promovido pelo ILP (Instituto do Legislativo Paulista) em São Paulo.
O evento reúne representantes do Legislativo e Executivo de diversas cidades do Estado e segue nesta quinta-feira (24) com programação que inclui palestras e seminários diversificados. .

Fonte: Michele Stella - Agência Bom Dia

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: