Arraial do Cabo é um municipio brasileiro na região dos lagos, no RJ. É uma cidade costeira e está localizada em uma altitude média, de apenas oito metros. Foi funndada em 1503 pelo conquistador Américo Vespúcio, que era um explorador de oceanos ao serviço do Reino de Portugal e Espanha, e foi elevado à município apenas em 1985, após a emancipação de Cabo Frio. Em 2014 uma população contava com uma população de apenas 28 866 habitantes, segundo dados do IBGE.
O clima de Arraial do Cabo é tropical litorâneo, com muito vento que estabiliza as temperaturas, fazendo com que o clima seja sempre muito agradável. Chove bem pouco na cidade, com média pluviométrica anual de cerca de 800mm. A taxa de insolação é uma das maiores do estado.
A cidade de Arraial do Cabo, como o nome indica é realmente um cabo, um pedaço de terra grande adentrando ao mar, possui uma pequena diversidade de praias em enseadas, de uma beleza exuberante, entre estas pode se considerar que estão algumas das praias mais belas do mundo. A cidade abriga uma marina de três piers, chamada de Porto do Forno, por onde entram produtos para a cidade e saem as produções de sal.
O município é conhecido como a "Capital do Mergulho". As praias de águas transparente e areia muito branca fazem com que sua costa seja um dos locais brasileiros mais propícios para a pesca submarina e mergulho. As principais praias são: Praia dos Anjos, Praia do Forno, Praia Grande, Prainha, As Prainhas do Atalaia, Praia da Ilha do Farol (eleita no ano 2000 como praia mais perfeita do Brasil pela Revista Veja), Praia grande, Praia do Monte Alto, entre outras.
O município também conta com uma área preservada pelo IBAMA, a restinga de Massambaba (estreito pedaço de terra, banhado a sul pelo Oceano Atlântico e a Norte pela Lagoa de Araruama) onde são encontradas as mais exóticas e belas orquídeas do mundo.
Culturalmente, Arraial do Cabo se distingue das outras cidades da Região dos Lagos. É visível o modo de vida e as práticas culturais específicas dos povo da região. Há um modo de pronunciar algumas palavras, e, sobretudo, a construção de novas palavras, que confunde o passado e o presente. Assim, é comum nas ruas os gritos, berros e vaias, que mostram o caráter cultural interativo do povo de Arraial.
O acesso à cidade pode ser feito pelas rodovias RJ-140/BR-120 e a RJ-102. A bela cidade fica há 650 km de Itupeva, o que nos dá uma longa viagem terrestre de mais ou menos 7 horas e meia daqui. Mas a viagem vale a pena.