Como montar um jardim vertical para renovar os ambientes do seu lar
Como montar um jardim vertical para renovar os ambientes do seu lar
Compartilhe:

Ele dá vida a ambientes internos e externos, podendo ser feito em varandas, próximo à piscina, na sala, no quarto e até no banheiro.

Entre os profissionais que trabalham com paisagismo e pessoas que se interessam pelo assunto, é cada vez mais comum ouvir o nome “jardim vertical”, também conhecido como “parede verde”.

Daniela Colnaghi, designer de interiores e vice-presidente de Marketing da Associação de Decoração do Estado de São Paulo (ADESP), explica que jardins verticais são painéis montados em estruturas vivas. “Eles dão vida a ambientes internos ou externos, como paredes e muros, corredores ou cantos inutilizados”, diz.

“Além de sua beleza em forma de decoração, os jardins verticais são benéficos para qualquer ambiente, dando um conforto térmico, reduzindo a poluição e diminuindo o ruído externo”, acrescenta a designer de interiores Daniela.

Não por acaso os jardins verticais têm feito tanto sucesso, não é mesmo? Se você também tem interesse em investir em um jardim vertical, vai adorar as informações, dicas e inspirações.

Ideias e dicas para fazer o seu jardim vertical

Uma varanda de apartamento espaçosa e diferente, pode ser muito bem aproveitada, acomodando muitas espécies de folhagens no jardim vertical, além de vários outros objetos com valor especial para o morador.

Poucas pessoas veriam um simples estrado de cama como um objeto em potencial, porém, em algumas casas as pessoas conseguem enxergar nele um painel para pendurar vasos com plantas. Montando assim um jardim vertical simples, barato, mas muito elegante.

Como fazer um jardim vertical

De acordo com Daniela, não existe um regra, cada pessoa acha a sua maneira de fazer um jardim vertical. Porém, há algumas etapas que não podem faltar em nenhuma montagem de um espaço verde, de acordo com a designer de interiores:

  • Escolha da área;
  • Escolha do suporte;
  • Escolha das plantas;
  • Por último, pesquisa de informações das condições ideais para o cultivo.

“A estrutura, em geral, é em ferro encapada, tipo uma treliça para suportar os vasos com as plantas. As plantas utilizadas são de sol para meia sombra, pois o sol não incide na parede, porém, temos muita luminosidade. São elas: samambaias, liriopes, lambari roxo, peixinho e aspargo, além de algumas orquídeas para deixar florido”, diz Daniela.

“A irrigação é automatizada e rega duas vezes ao dia por dois minutos. Depois de algum tempo, essa rega poderá diminuir para uma vez ao dia, quando as plantas já estiverem adaptadas”, acrescenta a designer de interiores.

 

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: