Coaching nada mais é do que um profissional que ajuda os outros a usar o seu máximo potencial.
É uma palavra anglicana inicialmente usada para designar professores que ajudavam alunos (geralmente os melhores) a passarem em provas especiais, como competições. Esses alunos tinham uma tutoria individualizada aonde, por exemplo, suas fraquezas eram determinadas e corrigidas e seus pontos fortes ainda mais estimulados.
No mundo de hoje tem coaching para tudo. Alguém que saiba muito de um determinado assunto pode cobrar para ensinar de forma individualizada outras pessoas (na verdade, isso é uma variação do coaching chamada de mentoring).
Por exemplo, alguém que saiba sobre leilões de imóveis judiciais poderia ser o coach (profissional de coaching) de outras pessoas interessadas nesse assunto e ensinar onde encontrar os melhores imóveis, como dar os lances, o que fazer se o imóvel estiver ocupado, o que fazer quando o leilão é cancelado. Enfim, passar o passo-a-passo do seu know-how para o conchee (pessoa que recebe o coaching).
Mas isso não é treinamento?
A grande diferença entre os dois está que o coaching é personalizado. O coach pega na mão do coachee e mostra para ele como ter os seus melhores resultados numa determinada área. Isso inclui resolver questões que muitas vezes simplesmente não seriam possíveis num treinamento, como por exemplo os medos, as inseguranças e as dúvidas do coachee (perceba que aqui o foco não é o conhecimento como em um treinamento mas a própria pessoa que quer aprender algo para em seguida colocá-lo em prática) ou mesmo questões de ordem prática que surgem ao longo de determinado projeto.
Então coaching serve para um expert passar o seu know-how para outra pessoa? Esse é um dos dois casos principais (e geralmente é chamado de mentoring, que nada mais é do que um tipo de coaching). O coaching na acepção mais comum trabalha no sentido inverso. Ele sabe principalmente conversar com as pessoas e fazê-las perceber o que é necessário para a transformação desejada. Então o coach é justamente o profissional que ajuda outros profissionais a atingirem seus objetivos. O exemplo mais comum talvez seja um técnico esportivo, que nada mais é do que um coach.
Naturalmente, ele não é melhor do que o seu aluno no esporte em si mas ele sabe como treinar/ensinar o seu aluno para estar no seu potencial máximo. Nesse sentido, esse profissional de coaching tem as ferramentas adequadas para lidar com pessoas e de forma bastante prática ajudá-las a atingirem os seus objetivos, as transformações desejadas, sejam eles profissionais, pessoais, financeiros, específicos…
O trabalho de coaching inicia-se criando uma meta desejada pelo cliente, e essa meta pode abranger as mais diversas áreas e normalmente não existe um tempo determinado para esse objetivo ser atingido e tem o objetivo de ajudar profissionais de qualquer área a maximizar seu potencial e trazer mais resultados para sua empresa ou para o próprio desenvolvimento do seu trabalho.
Um tipo de coaching bastante procurado é o "coaching de liderança", uma qualidade cada vez mais valorizada. No coaching de liderança, o gestor procura orientar seu colaborador no seu desempenho, usando metas claras para criar alvos mensuráveis, além de reconhecer potenciais e desenvolver competências da sua equipe. Também envolve-se na aprendizagem da sua equipe, encaminhando e recebendo comunicações para resultados excelentes.
O Coaching Pessoal aborda, como o próprio nome indica, a área pessoal da vida de um indivíduo, como os seus relacionamentos pessoais. É por isso uma área muito abrangente, porque lida com vários tipos de interação do cliente com o seu meio envolvente.
O coaching profissional é o processo liderado por um profissional qualificado e que utiliza metodologias, técnicas e ferramentas do coaching para o benefício de uma empresa ou de um indivíduo, quer na sua área pessoal ou profissional. Este tipo de coaching é conhecido como “formal”, este método é pago, e existe um contrato, sessões estruturadas e reuniões para ajudar e guiar os clientes.
O coaching empresarial é um tipo de coaching para empresários e tem o objetivo de ajudá-los, através de várias ferramentas e técnicas, a desenvolver capacidades e competências para se destacarem no mundo empresarial.
O coaching financeiro é um treinamento especial que pretende capacitar de forma a alcançar resultados financeiros na área pessoal e empresarial. O coaching financeiro dura em média 90 dias, e o profissional em questão menciona e medita sobre os seus hábitos financeiros para compreender o seu momento atual. Depois de fazer isso, ele define metas concretas e faz exercícios diários que o ajudam a cumprir o seu treinamento e alcançar as suas metas.
Mentoring e coaching são duas atividades que estão relacionadas. Mentoring pode ser traduzido como "tutoria" ou "apadrinhamento". Neste caso, o mentor é um guia, um mestre, conselheiro, alguém que tem vasta experiência profissional no campo de trabalho da pessoa que está sendo ajudada. O mentoring inclui conversas e debates acercas de assuntos que não estão necessariamente ligados ao trabalho.
Ao contrário do que acontece no mentoring, no caso do coaching, o coachnão precisa ter experiência na área de trabalho do cliente e em algumas áreas do coaching, o profissional pode mesmo não dar nenhum conselho ou soluções para problemas específicos relacionados com a carreira do cliente.
A 3SJundiaí.com.br conta com profissionais competentes para você se tornar um profissional ou uma pessoa muito melhor. Entre em contato conoscco. (11) 97273-3448.