UnB é primeira universidade pública do Brasil a oferecer disciplina sobre 'felicidade'
UnB é primeira universidade pública do Brasil a oferecer disciplina sobre 'felicidade'

Curso é inspirado em experiências de Harvard e Yale. Aulas serão ministradas no campus do Gama.

O segundo semestre de 2018 na Universidade de Brasília (UnB) abre portas para uma nova abordagem acadêmica: o estudo vivencial da felicidade. Esta é a primeira vez que a disciplina é ministrada em uma instituição superior pública do Brasil.

As aulas serão no campus do Gama, onde estão concentradas as faculdades de engenharias aeroespacial, automotiva, eletrônica, de energia e de software. O prédio fica a 40 quilômetros da reitoria da universidade, no campus Darcy Ribeiro.

O curso começa em 7 de agosto. Das 240 vagas oferecidas, 164 foram preenchidas – 68,3% do total.

A disciplina, inspirada nas universidades de Harvard e Yale, quer proporcionar aos alunos condições para enfrentar as adversidades da vida – tanto acadêmica quanto pessoal – e ajudá-los a encontrar algo que "faça sentido para si e para os outros", explicou o professor titular, Wander Pereira da Silva.

"Os alunos que entram na UnB estão cada vez mais jovens e têm dificuldade de separar a vida pessoal da vida acadêmica. Às vezes, uma frustração pessoal afeta toda o desempenho na faculdade."

A melhor forma de encarar o mal-estar social, os desafios da vida acadêmica e as descobertas pessoais é compreender o que significa felicidade para si mesmo, explica Wander. "Cada um é feliz de um forma. Então, é preciso buscar coisas que façam sentido para a própria vida."

Estudo vivencial

Conversas, trocas de experiências e práticas em grupos fazem parte da dinâmica de ensino da disciplina "felicidade". É o que o professor titular, Wander Pereira da Silva, chama de "estudo vivencial".

De acordo com o plano de ensino, a disciplina vai "apresentar estratégias comportamentais e cognitivas que possam auxiliar o estudante a lidar com os fatores estressores do dia a dia".

"Vai se ancorar muito no autoconhecimento, na reflexão sobre o que faz sentido pra cada um, o que os fazem felizes. E, depois, instrumentalizar estes alunos para que eles saibam enfrentar a timidez, a insegurança emocional, a depressão e a ansiedade."

Nota não é prioridade na disciplina "felicidade". Por isso, todos começam o semestre com SS – que vai de 9 a 10, numa escala de 0 a 10. "Vou aplicar as menções porque preciso tabular, mas a intenção não é que os alunos visem tirar nota máxima. Quero que eles participem", disse Wander.

Ao fim do semestre, os alunos terão de se juntar em grupos para criar uma peça, uma música, um blog, jogo ou aplicativo de celular com esta finalidade. A nota dependerá do envolvimento e participação de cada um.

 

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva

A palavra que me define é empreendedora. Atualmente, estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com salas comerciais e coworking e investindo no projeto Refúgios no Interior de SP. Nos intervalos viajando sempre!

Minha trajetória profissional é enriquecida por 15 anos de experiência como empresária no mercado imobiliário (2005-2020), atuando como Corretora de Imóveis (Creci F-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), Analista de Sistemas, Web Designer, Escritora e Life Coach.

Você Pode Gostar: