Jundiai - SP

Dicas para o cuidados com os seus olhos!

Dicas para o cuidados com os seus olhos!

Com o avanço e a acessibilidade da tecnologia, aumenta o uso constante de smartphones, tablets, computadores que obrigam a que os olhos permaneçam focados na mesma distância durante longos períodos de tempo, o que acaba causando síndrome do olho seco, fadiga ocular e dores de cabeça.

Os cuidados diários com os olhos são essenciais para proteger a visão, pois favorecem não só a sua proteção, como também o relaxamento e hidratação dos olhos, diminuindo até mesmo o risco de ter que vir a usar óculos.

o que você pode fazer para garantir uma boa visão?

Nossos olhos são órgãos muito especiais. Trabalhando em estreita sintonia com o cérebro, eles nos permitem experimentar nosso ambiente como nenhum outro órgão é capaz. E cada um de nós experimenta o ambiente de forma muito distinta e pessoal: todo mundo vê de forma diferente! O que vemos não é determinado apenas pela qualidade da nossa visão, mas também pelo que realmente queremos ver. Nossas preferências, experiências e memórias pessoais desempenham um papel fundamental na percepção daquilo que nos rodeia. Aparentemente, cerca de 80% das nossas impressões são recebidas através dos olhos. 

Mas há muito mais além disso: muitas vezes, dizemos que os olhos são as janelas da alma, e por um bom motivo. Eles também refletem sentimentos: se estamos felizes, tristes, estressados ou cansados, por exemplo. E isso pode até influenciar a qualidade da nossa visão. Se nos sentimos estressados durante um exame oftalmológico, o resultado será diferente daquele obtido em um estado de relaxamento e bom humor. E o que vemos durante o dia também nos acompanha à noite. Quando dormimos, processamos as imagens vistas durante o estado de vigília. Até mesmo embriões podem perceber a luz dentro do útero.

Por isso, é importante proteger e cuidar dos nossos olhos. Em outras palavras, exames oftalmológicos regulares são imprescindíveis.

Leia também:   

TRANSFORMANDO SONHOS EM OBJETIVOS E OBJETIVOS EM REALIZAÇÕES!  

SAÚDE MENTAL, COMO ENCONTRAR O EQUILÍBRIO?

É fundamental fazer pausas durante o dia, não deixando os olhos focados por muito tempo. O ideal é deixar os olhos recuperarem-se. Especialistas recomendam que, de tempos em tempos, a pessoa olhe para o horizonte sem focar sua visão. A recomendação é simples e deve ser feita por pelo menos cinco minutos diários.

Piscar também é importante, pois lubrifica os olhos. Sendo assim, ao ficar muito tempo focado em uma atividade, lembre-se de piscar para que as impurezas sejam retiradas e seu olho funcione melhor.

Apesar de não parecer, uma alimentação adequada e praticar exercícios físicos também estão relacionados com olhos saudáveis. Entretanto, é importante atenção caso os exercícios sejam realizados ao ar livre, sendo fundamental proteger os olhos dos efeitos nocivos do sol utilizando óculos escuros quando a incidência solar estiver alta.

Outra dica importante é sempre lavar as mãos para mexer nos olhos, pois as mãos sujas podem desencadear infecções. Além disso, ao cair partículas estranhas, é fundamental não coçar o olho; caso seja necessário, procure um oftalmologista.