Outubro Rosa
Outubro Rosa
Compartilhe:

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama.

Confira detalhes sobre este movimento que busca alertar sobre a prevenção e diagnóstico deste tipo de câncer:

Outubro Rosa

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama.

A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Câncer de mama é o desenvolvimento anormal das células da glândula mamária, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor.

Este é o segundo tipo de tumor com maior incidência em todo o mundo, sendo o mais comum entre as mulheres, responsável por cerca de 22% dos novos casos a cada ano.

Inicialmente, a doença não apresenta sinais claros. Por isso, você deve conhecer bem o seu corpo para poder identificar qualquer alteração e procurar um médico. Em geral, o primeiro sintoma é um caroço no seio, que pode ser acompanhado por dor ou não. Também pode ocorrer inchaço local, irritação na pele, vermelhidão e saída de secreção.

A prevenção visa eliminar ou diminuir a exposição a fatores de risco. Isso ocorre através da adoção de comportamentos saudáveis como:

- Praticar atividades físicas

- Controlar o peso

- Não fumar

- Evitar consumir bebida alcoólica

Essas atitudes evitam em até 28% a ocorrência do câncer de mama.

O diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta a sobrevida das mulheres em comparação com o diagnóstico de tumores em fase avançada.

A periodicidade do exame varia de acordo com a idade, o quadro clínico e histórico familiar.

Leia também:

TRANSFORMANDO SONHOS EM OBJETIVOS E OBJETIVOS EM REALIZAÇÕES!  

SAÚDE MENTAL, COMO ENCONTRAR O EQUILÍBRIO?

A mamografia é o principal exame para detectar o tumor em fase inicial e é recomendada a cada dois anos em mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. O rastreamento em mulheres com história de câncer na família – o considerado grupo de risco – deve ser feito a partir dos 35 anos de idade. O exame clínico, baseado na palpação dos seios, deve ser realizado anualmente.

Consulte o seu médico regularmente e mantenha os exames em dia!

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: