Trajeto turístico percorre em bairros de Jundiaí
Trajeto turístico percorre em bairros de Jundiaí
Compartilhe:

 Nossa conhecida cidade da uva, Jundiaí, uma perfeita escolha para amantes de vinhos, com apenas á 35 minutos de Campinas! Confira:

 Nossa conhecida cidade da uva, Jundiaí, uma perfeita escolha para amantes de vinhos, com apenas á 35 minutos de Campinas! Confira:

 

A Rota da Uva iniciou sua história com a chegada dos imigrantes italianos ao Brasil, mas só se reconheceu como associação em 2015. O trajeto turístico percorre os bairros do Caxambú, Colônia, Toca, Roseira e proximidades. As cores, paisagens e delícias tradicionais, produzidas pelos descendentes de italianos, tornam-se presentes em cada canto da região voltados aos turistas. A uva no pé, o vinho, os doces, as geleias, os pães caseiros, os bolos, as massas tipicamente italianas, por exemplo, são sabores indispensáveis para quem visita à cidade.

Quem aprecia um bom vinho, também é colecionador de boas histórias. As vinícolas de Jundiaí são todas passadas de geração para geração e cada família tem uma história emocionante para contar aos turistas. “O objetivo da Rota é fomentar o turismo na região e incentivar o agricultor”, fala Mary Bueno, que cuida das redes sociais da Rota da Uva e é uma das guias turísticas. O turismo acontece há 20 anos na cidade, mas o idealizador da Rota da Uva foi o jundiaiense Paulo Brunholi. “Isso tudo representa a tradição da família, pois permanecemos nas origens”, conta Paulo, bisneto do Antônio Brunholi – que veio da Itália em 1889, comprou um sítio e começou a plantar uvas. “Já chegamos a ter 120 mil pés de uvas”, fala.

O Villa Brunholi está no roteiro e é ótimo para ir com as crianças. Possui restaurante, adega, Museu do Vinho, mini fazenda e horta colaborativa para o cliente se servir. O local produz seu vinho tradicional na cidade e vem ganhando destaque com a caipirinha pronta Brunholi e a cachaça premium, conquistando medalha de ouro na 16ª edição do Concurso Mundial de Bruxelas.

As adegas, lojas, hotéis e restaurantes da Rota da Uva abrangem elementos da cultura promovendo o contato direto com o campo e o turismo rural de Jundiaí. As opções são muitas para quem deseja se deliciar com a tradição italiana e o destaque fica por conta das frutas frescas colhidas direto no pé, o aroma da culinária preparada pelo fogão a lenha, sempre servida com café feito na hora, vinho e licores.

Os caminhos que a Rota percorre possibilitam a visita nos principais pontos turísticos de Jundiaí e seu charme interiorano. Um deles é o Sítio da Família Vendramin, conhecido por suas criações de animais e produção de frutas diversificadas, além de uma adega, que abriga o mais delicioso vinho artesanal. Já o Restaurante Spiandorello proporciona além de uma deliciosa culinária, uma vista excepcional da natureza para quem adora o clima do campo.

É melhor tomar um Engov, porque têm muitas outras vinícolas para conhecer, como a adega Maziero, fundada há 127 anos, onde já foi produzido o vinho usado pelo papa Bento e papa Francisco em sua missa no Brasil. O percurso vai te possibilitar conhecer também uma das maiores fabricantes de bebidas alcoólicas da América Latina: a Casa Cereser e o Recanto Marquezin, um restaurante regional que vai te fazer sentir que está na própria Itália! Faz parte da Rota também a única adega que não tem descendência italiana na região: a adega do Português, onde trabalham apenas mulheres. Angela Coelho Moniz é preocupada com o meio ambiente e não utiliza agrotóxicos nas suas plantações. Oferecem degustação de vinhos e licores, com destaque para o licor de vinho, que é tradição da família, o Tintaton. Seu grande consumidor é a igreja católica e elas têm um diploma de um papa abençoando a adega.

O caminho ainda tem muito chão pela frente, contando com mais outros pontos turísticos, com diversas adegas, cervejarias e restaurantes. Sendo assim, comida e bebida à vontade não vão faltar!

CURIOSIDADES

A uva niágara rosada nasceu, em 1933, em terras jundiaiense a partir de uma mutação genética da uva niágara branca, virando ícone da cidade.

SAIBA MAIS SOBRE O ROTEIRO

Don Martê e Adega Martins: O restaurante Don Martê e a Adega Martins são espaços diferentes, porém, da mesma família. No restaurante, o Tortei é o que traz mais história, afinal, é feito pela mãe da Silvia que tem 86 anos. Na Adega, estão disponíveis vinhos coloniais e logo será iniciada a produção de vinhos finos.

Casa da Fazenda: A casa traz tudo para o campo e para a fazenda, como por exemplo, barril, pratos, esculturas e outras peças de artesanato. Atualmente, o piso superior abriga também a cachaçaria, com mais de 50 tipos de cachaças, desde as puras e envelhecidas até com frutas com coco, carambola, uva, etc.

Beraldo di Cale: Em um espaço cercado de natureza e um rio que corre à frente, a Adega e restaurante une a gastronomia com os vinhos produzidos na casa. Além dessas bebidas, há também a mexeriquinha, preparada com cachaça de alambique curtida na casca da mexerica e o espumante da uva Niágara, que é a uva tradicional de Jundiaí.

Fontebasso: Vinhos coloniais com tradição de mais de 100 anos. No local ainda se produz vinho com a uva Corbina, trazida pela imigração. É uma das propriedades que possui três gerações no trabalho, Sr. Nino (Nivaldo Fontebasso) tem 90 anos.

Spiandorello: Este ano, o restaurante completou 60 anos de história e, com isso, é um dos mais tradicionais da Rota da Uva. Em seu cardápio, está a gastronomia tradicional da região e possui ambiente agradável.

Casa Cereser: Loja de fábrica, de uma das maiores indústrias de bebidas do Brasil, surpreende com uma grande variedade de produtos. Os mais conhecidos é a Sidra Cereser e o vinho Don Bosco, que completou 80 anos.

Taverna: No Taverna, há uma peculiaridade que encanta os visitantes: as carpas chupam chupetas, que faz a alegria da criançada. No local, a comida caseira, a noite da pizza e a bisteca na chapa de ferro são as mais indicadas.

Vendinha do Alto: Para quem adora comer, o restaurante é conhecido pelo carinho e cuidado. Tradicional no bairro da Colônia, a Vendinha do Alto possui história centenária, já que ela ficava no alto onde os imigrantes buscavam insumos para o dia-a-dia. A comida mais famosa do local é o torresmo.

Adega Maziero: A Adega Maziero é conhecida como o vinho do Papa, pois é dela que saiu o vinho servido nas últimas duas missas que ele celebrou no Brasil. Com o maior fluxo de turistas espontâneos em Jundiaí, o local trabalha com vinhos finos e espumantes e, em seu balcão, há três gerações da família atendendo os visitantes.

Vendramim: No local o vinho continua sendo feito pelas irmãs Sandra e Vera Vendramin após o falecimento do patriarca há três anos, dando continuidade a este legado. Tudo o que se produz no sítio é utilizado, leite de vacas, porco para as linguiças e as frutas, que são vendidas in natura ou transformadas em geleias para a venda na lojinha da propriedade. Para grupos, as irmãs podem atender com café da manhã, almoço ou jantar. Além disso, ainda há um pequeno museu de peças da família, que remetem a uma volta no tempo.

Open Tap: Imagine um lugar onde você não precisa de mesa e garçom para ser atendido, que você mesmo serve o seu chopp artesanal. Hoje, são 10 bicos de chopps e o local também é indicado para levar filhos, amigos e família. Marcado pela diversão, o Open Tap é uma nova forma de choperia e de colaboração em termos de alimentação.

Italianão: Italianão vem com um toque mediterrâneo na Rota da Uva, com frutos do mar no cardápio. Às quintas o local faz rodízio de camarão, que está se tornando cada vez mais conhecido entre o público local e visitantes.

Villa Brunholi: Complexo turístico e gastronômico composto por museu do vinho, restaurante, adega e mini fazenda. Além da gastronomia com origem italiana, o Villa Brunholi conta com café da manhã colonial com mais de 80 itens, museu com a tradição e história dos primeiros imigrantes italianos da região e rodízio de massa artesanal.

Adega Marquesim: A loja da Adega Marquesim está em um tonel de 90 mil litros, hoje, gerida por Evandro Marquesim, junto com seu avô de 90 anos (Sr. Aquilino) que continua dando os toques no local e, Sr. Aristeu que está a cargo de cuidar das videias, vinhos coloniais e dos licores.

Adega Português: Fundada em 1965, os portugueses José Coelho Capitão e Fernanda Maria Moniz trouxeram da Ilha da Madeira a esperança nas novas terras e a paixão pelo vinho.

Por falar em uva: A barraca de Frutas Por Falar em Uva é gerida pelo Casal Fernando e Nilse, produtores no bairro da Toca de uvas, lichias, ponkãs, colhidas no dia, sempre fresquinhas para os visitantes. O local tem seu charme na decoração e no atendimento caloroso típico do interior.

Galvão: Jr Galvão retornou ao sítio para continuar com a cultura e a tradição da família. Hoje atua em duas frentes: vinho e cerveja artesanal. A propriedade é uma das que realizam a poda verde, com uvas também durante o inverno. O local preserva suas características em homenagem ao Avô Alcindo, que relembra a memória e impulsiona o aumento do plantio no local.

Costa Mazieiro: A Costa Mazieiro é um exemplo de empreendedorismo, tudo começou com a Angelita fazendo pães para complementar a renda familiar. Com um produto de excelente qualidade e receita típica, a produção cresceu tanto e nasceu a Costa e Mazieiro, que hoje produz pães, bolachas, cookies e tem como carro chefe o pão de uva, produto sazonal feito apenas nas safras de uvas bordô.

Restaurante e Bar do Mingo: Desde 1992, os apreciadores de comida caipira e música sertaneja se reúnem aos domingos, no amplo restaurante localizado em meio ao verde na estrada da Roseira. O local também possui fogão a lenha e uma mini fazendinha.

Kiosque da Roseira: Ponto de parada obrigatório tem como destaque a coxinha de massa de mandioca e coxinha de queijo considerada patrimônio imaterial de Jundiaí. O Kiosque é bastante procurado, principalmente por ciclistas, que fazem do local um ponto de parada para um açaí ou para um suco de uva cremoso.

Bier Nards: Em 2016, o local ganhou prêmios como a melhor cervejaria das Américas em três rótulos e hoje, passa por uma reformulação de layout e renova cada vez mais os sabores. O destaque fica para a Fruit Beer Jundhyay, produzida com suco de uva.

HOTÉIS

Quality hotel: Os apartamentos do Quality Hotel Jundiaí se dividem em 4 diferentes categorias. Porém, em todos eles você encontra diversas comodidades, como mesa de trabalho, internet Wi-fi, cofre eletrônico, tv a cabo e outros. O hotel também oferece uma área comum e completa estrutura de eventos, com seis salas de capacidade até 250 pessoas. Além de espaço de lazer, com piscina, fitness center e o Restaurante Jundiá.

Adágio: O hotel dispõe de 156 apartamentos, todos com Tv a cabo, cofre eletrônico individual, acesso à internet Wi-fi free, ar-condicionado, frigobar e cozinha equipada com cooktop, depurador e micro-ondas. Além disso, conta com uma loja de conveniências 24 horas no lobby com opções congeladas e produtos saudáveis. Inclusive, o hotel conta com lavanderia auto service, com lavadora, secadora de roupas e fitness center aberto 24 horas.

Ibis Jundiaí: O Ibis shopping é um hotel completo. Contempla 180 quartos e bar 24 horas. Além disso possui sala para eventos, restaurante e academia. Com um toque moderno e com melhor relação de custo-benefício, ele está localizado ao lado do shopping Jundiaí e próximo de outras opções de lazer e gastronomia.

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: