Estações Ferroviárias

Estações Ferroviárias
Estações Ferroviárias
Compartilhe:

Cia. Ytuana (1873-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-c.1975)

HISTORICO DA LINHA:
O ramal de Jundiaí era um dos trechos de linha mais antigos do Estado, construído para ser a linha-tronco da Cia. Ituana, que seguia de Jundiaí a Itu, tendo inclusive, a curiosa bitola de 96 cm. A anexação da Ituana pela Sorocabana em 1892 alterou todo a história. O trecho foi prolongado até Mairinque, a bitola foi ampliada para 1 metro e o trecho entre Mairinque e Francisco Quirino foi prolongado até Campinas, dando origem ao ramal de Campinas. O trecho entre Francisco Quirino e Jundiaí passou a ser conhecido como ramal de Jundiaí, embora o nome da agora inexistente Ituana perdurasse até a formação da Fepasa. O ramal foi suprimido por volta de 1975, e os trilhos, retirados. O trecho dentro de Jundiaí passava onde hoje está a avenida União dos Ferroviários, ao lado dos antigos escritórios e oficinas da Cia. Paulista.

QUILOMBO -
Município de Itupeva, SP - Ramal de Jundiaí - km 155,695



A ESTAÇÃO: A estação de Quilombo é uma das mais antigas da Ituana, aberta em 1873. Foi desativada por volta de 1975, com o fim da ferrovia que ligava Itaici a Jundiaí, de acordo com moradores do local. Hoje, mantendo a placa de altitude e quilometragem, parte dela serve como escola e parte como igreja evangélica, situando-se à beira de uma estrada de terra que segue o antigo leito da ferrovia, no meio de um povoado de 4 a 5 casas apenas. "Desconfio que essa estação seja a mesma que minha mãe comenta que descia quando ia visitar o bisavô, ela lembra de uma estação antes de Itaici que se chamava "e o vento levou" devido a um temporal ter derrubado a cobertura da estação e na qual o trem não chegava a parar". (Tábata Gierse, 05/2005) Seria esta estação a de Quilombo ou seria a de Francisco Quirino, onde as linhas se encontravam?


ITUPEVA
Município de Itupeva, SP - Ramal de Jundiaí - km 165,630


A ESTAÇÃO: Itupeva foi uma das primeiras estações da Ituana original, inaugurada em 1873, e é uma das estações mais antigas do Estado. Na época, era a primeira parada depois que o trem partia de Jundiaí. A linha acompanhava o rio Jundiaí desde o início, mas devido ao solo rochoso naquele ponto, foi feito um desvio que, naquele ponto, se afastou dele, exatamente onde foi construída a estação: em terras da então fazenda São João da Via Sacra, grande produtora de café. O povoado se formou em volta dela e deu origem ao distrito, mais tarde município de Itupeva (fonte: Memórias de Itupeva, de Rogério Eduardo Pansonato). Mais tarde, foram construídas outras duas estações entre ela e Jundiaí, Cesário Mota e Ermida. O prédio da estação serve hoje como sede da Prefeitura Municipal de Itupeva. Em frente a ela, o bonito prédio da Guarda Civil Municipal, muito bem conservado externamente, é parte da antiga vila ferroviária.

MONTSERRAT
Município de Itupeva, SP - Ramal de Jundiaí - km 161,771


A ESTAÇÃO: Embora algumas fontes citem o ano de 1873 como o de inauguração da estação de Montserrat, os relatórios da Sorocabana indicam claramente o fato como sendo dezesseis anos mais tarde. Entre essa estação e a seguinte, Quilombo, existiam duas usinas no rio Jundiaí, que alimentavam a fazenda Ermida. A maior delas possuía duas turbinas, mas elas, em 1981, já estavam abandonadas. O trecho do ramal que corria ao longo do rio Jundiaí era muito bonito, até Itaici, havendo várias cachoeiras que podiam ser vistas do trem. Era, também, uma das linhas mais antigas de São Paulo, aberta em 1873 pela Ytuana. Em 1973, a estação foi fechada, com o fim do ramal. Ela está hoje fechada, na vila de Montserrat, pertencente a Itupeva, bem próxima à divisa com o município de Indaiatuba. (Fontes: relatórios da Ytuana e da EFS; Helcio Tagliolatto, Araraquara, SP)

Salas Comerciais e Coworking Jundiaí - Espaço Comercial Villa Medeiros
Ver
Coworking Jundiaí

Sala Coworking completa, individual, ideal para reuniões, cursos, atendimentos, audiências, etc...

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atuamente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora, practitioner em pnl, web designer e especialista em Marketing.

Você Pode Gostar: