Os Transportes em Itupeva - SP
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Uma antiga carruagem que certamente conduziu nossos antepassados, fotografada na Fazenda Pinheiro Houve um tempo em que a viagem de Itupeva a Jundiaí, a cavalo ou em lentas carroças, demandava quase um dia inteiro.

Uma antiga carruagem que certamente conduziu nossos antepassados, fotografada na Fazenda Pinheiro

Houve um tempo em que a viagem de Itupeva a Jundiaí, a cavalo ou em lentas carroças, demandava quase um dia inteiro.
O trem veio encurtar as distâncias, pois, para espanto dos mais céticos, podia-se ir daqui para São Paulo e regressar no mesmo dia. O trem corria a vertiginosa velocidade de 30 quilômetros por hora.
No final dos anos 40, um ônibus, chamado de “jardineira”, veio concorrer com o trem, fazendo uma viagem diariamente a Jundiaí. Essa viagem demorava horas, pois as estradas de terra, ora ficavam intransitáveis devido às chuvas, ora insuportáveis por causa da poeira.
O Matão, como sempre os moradores de Itupeva se referiram à serra, ou melhor, ao paredão verde que se situa ao norte da cidade, é sem dúvida um dos nossos cartões postais. Fauna e flora variadas. Na primavera, a visão do verde, salpicado com o rosa das inúmeras paineiras e o amarelo dos ipês em flor, era modelo para a tela de uma artista. Enquanto o rio teve suas águas limpas, capivaras, pacas e, principalmente, macacos habitavam o Matão.
Ao entardecer, era comum observar a algazarra formada pelo bando de bugios que desciam pelos galhos das árvores até o rio para beberem água.
Infelizmente, a fonte secou e os animais desapareceram.
O Matão foi preservado, não só como beleza natural, mas principalmente como reserva de clorofila. Ele é o pulmão de Itupeva, coisa que raras cidades possuem.
Em meados dos anos 50, a empresa Checchinato estabeleceu uma linha regular de ônibus com dois horários. O coletivo fazia um itinerário tortuoso, passando por vários sítios, fazendas e bairros a fim de receber maior número de passageiros. Com o tempo, a freqüência foi aumentada, atendendo ao crescimento de Itupeva, considerando também que a partir de 1970 o trem deixou de circular.
A estrada, asfaltada em 1974, melhorou nosso transporte de passageiros, pois temos agora uma linha direta para São Paulo, com vários horários.

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

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