10 Cachoeiras no Interior de SP que você precisa conhecer
Compartilhe:

Selecionamos 10 cachoeiras no interior do Estado de São Paulo para você visitar, tomar um banho e renovar as energias.

Selecionamos 10 cachoeiras no interior do Estado de São Paulo para você visitar, tomar um banho e renovar as energias.

  1. Cachoeira da Chave - Votorantim

A Cachoeira da Chave é um dos pontos turísticos principais de Votorantim. Por ficar próximo a cidade, esse local é muito frequentado pela população e por visitantes. No verão, essa cachoeira chega receber mais de 300 pessoas por dia. Sendo um recanto belíssimo, com uma paisagem encantadora, a Cachoeira da Chave é uma ótima pedida. Na entrada da cachoeira tem um bar com churrasqueiras para o lazer das pessoas. É proibido entrar na Cachoeira da Chave com bebidas e alimentos. A queda despenca do alto de um morro, formando um lindo lago, onde o rio percorre tranquilamente o seu curso. Existem diversas trilhas no entorno da cachoeira.

Com certeza esse local calmo e tranquilo, forma um ambiente natural propício para o lazer e descontração. Para o visitante desavisado, é bom tomar cuidado para subir as trilhas pelas pedras ao lado da cachoeira. O local é todo sinalizado com placas indicando os perigos eminentes.

  1. Cachoeira dos Pretos – Joanópolis

Um dos principais atrativos turísticos da cidade de Joanópolis. Localizada a 18 km do centro, conta com uma queda d’água de 154 metros. É considerada a 2ª maior cachoeira do Estado de São Paulo e uma das maiores do Brasil.

O local possui uma grande infraestrutura. Há várias atividades de aventura, além da famosa Casa do Lobisomem. Está inserida em uma Área de Proteção Ambiental (APA) sendo linda para contemplação. Sua história é relacionada a uma família de origem portuguesa, Preto de Oliveira, que deu origem ao nome do bairro e da Cachoeira.

  1. Cachoeira Grande - Lagoinha

Quem está em São Paulo encontra na Cachoeira Grande em Lagoinha um lugar mágico para pausar a rotina, criar memórias inesquecíveis e se conectar com a natureza, tudo isso sem abrir mão de acolhimento e de conforto.

Esse recanto ecológico faz parte de uma propriedade particular e familiar com mais de 20 mil metros quadrados dentro de uma área de preservação com mata nativa, animais e infraestrutura completa para se passar o dia.

Por conta de sua beleza, a cascata também já foi cenário para o filme “O Grande Xerife”, 1972, de Mazzaropi.

  1. Cachoeira Sem Fim – Iporanga

Visitar a Cachoeira Sem Fim (ou Cachoeira do Sem Fim) é uma das principais coisas para fazer em Iporanga, principalmente por ser no Bairro da Serra, muito perto do PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira).

Trata-se de um passeio curto, que demanda pouco tempo, mas que vale a pena. Recomendo conhecer este atrativo no dia de chegada ou saída da sua viagem para Iporanga, ou combinado com o Boia CrossRapel ou outras atividades que não tomem um dia inteiro.

A Cachoeira Sem Fim na verdade não é apenas uma cachoeira, mas três quedas com bons poções para aproveitar os dias quentes.

  1. Cascata Capão Rico - Águas de Santa Bárbara

Ideal para dar uma pausa na correria do dia a dia e se deslumbrar com os encantos da região, a Cascata Capão Rico localizada em Águas de Santa Bárbara está localizada em um ponto privilegiado com piscinas naturais, lindas trilhas e animais silvestres.

Um verdadeiro pedaço do paraíso, que conta com a infraestrutura completa com restaurante, acessibilidade e a principal riqueza da casa: Água Mineral Natural que agora sai direto da fonte para as torneiras.

Com uma queda d’água de 37 metros de altura, circundada de bela vegetação, é uma excelente área de lazer. Além de oferecer aos visitantes diversos esportes de aventura como:

  • Boia Cross
  • Rafting
  • Sup
  • Cachoeirismo (rapel na cachoeira)
  1. Cachoeira Bracuí - Bananal

Destino imperdível para quem quer se aventurar pelas trilhas da cidade e tomar um banho relaxante em meio as piscinas naturais, a Cachoeira do Bracuí é o local ideal para apreciar belas paisagens enquanto se refresca.

A cachoeira fica localizada nas propriedades da Pousada do Rio Mimoso, em Bananal. A atração é perfeita para um banho relaxante, curtir a natureza e desfrutar de um dia tranquilo.

A entrada é paga (consulte os valores), mas além da cachoeira, você também terá acesso a um Mirante e à Cachoeira do Mimoso.

  1. Cachoeira de Itambé – Cássia dos Coqueiros

A Cachoeira de Itambé, localizada no município de Cássia dos Coqueiros, é um dos pontos turísticos que a cidade tem a oferecer aos seus visitantes.

A Cachoeira de 84 metros de altura está cravada em um vale com fauna e flora diversificada.

Para os que querem se aventurar no pé da Cachoeira de Itambé, há uma trilha com um declive acentuado, onde os visitantes contam apenas com cordas que servem de corrimão. Ao todo, são cerca de 100 metros de descida. Na Itambé há ainda uma estrutura no alto da cachoeira com estacionamento, churrasqueiras e um bar para os turistas da região.

  1. Cachoeira Véu da Noiva - Cubatão

A Cachoeira Véu da Noiva é o principal atrativo do Parque Ecológico do Perequê, localizado na cidade de Cubatão. A região faz limite com o Parque Estadual da Serra do Mar, e juntamente, os dois parques foram um grande ‘continuum’ de Mata Atlântica.

Esse roteiro é ideal pra quem quer fazer uma trilha de nível fácil / médio e se refrescar nas águas do Rio Perequê.

  1. Cachoeira Salto do Pântano - Descalvado

A pequena cidade de Descalvado é um dos pontos de concentração de atrativos naturais do estado de São Paulo. Apesar de contar com pouca infraestrutura, já que não possui muitos hotéis e pousadas, a cidade é cheia de opções de diversão para quem curte a natureza.

Um dos pontos turísticos mais importantes de Descalvado é a Cachoeira Salto do Pântano. Uma queda d'água de cerca de 40 metros que fica localizada apenas 7 km do centro da cidade. O local é de fácil acesso e por isso é um dos mais frequentados da cidade.

  1. Cachoeira do Limoeiro - Tapiraí

Localizada no Bairro do Limoeiro, no município de Tapiraí, interior de São Paulo, a cachoeira possui várias quedas d'água, sendo que na principal, existe uma pequena gruta e uma piscina natural.

A Cachoeira do Limoeiro possui uma pequena trilha com direito a uma ponte suspensa. Lá, o turista encontra a cascata que desemboca em uma piscina de água cristalina, um ótimo passeio para familiares com crianças, pois há uma facilidade do acesso que encantam os turistas que visitam a região, ideal para quem deseja fugir das altas temperaturas e passar um dia em meio à natureza.

 

Confira mais destinos com cachoeiras aqui.

 

créditos imagem: IStock

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: