5 motivos para visitar a Serra do Japi
Compartilhe:

Confira alguns dos principais motivos para visitar esse pedacinho do paraíso.

Vários são os motivos para visitar a Serra do Japi, desde apreciar sua biodiversidade e seus cursos de água cristalinos – que possuem beleza exuberante -, ou simplesmente para recarregar as energias em meio à natureza.

Confira alguns dos principais motivos para visitar esse pedacinho do paraíso.

  1. Localização Privilegiada

A Serra do Japi está muito próxima de Jundiaí. Caso você esteja em São Paulo, sua viagem será de cerca de 60 km. Pode ser visitada durante os finais de semana em um bate e volta de São Paulo.

  1. Contato com a natureza

O passeio para a Serra do Japi é recomendado para pessoas que buscam ter um pouco mais de contato com a natureza. É ideal para quem quer relaxar e fugir um pouco da correria das metrópoles.

A Serra possui uma enorme biodiversidade. São mais de 300 espécies de árvores e aproximadamente 650 tipos de borboletas. No passeio também é possível encontrar alguns mamíferos como a onça pintada!

É o tipo de passeio ideal para levar crianças e começar a conversa sobre biodiversidade com as mesmas, mostrando a importância de cuidar da natureza. Porém, não é apenas um passeio educacional e sim um passeio onde você poderá apreciar lindas paisagens e curtir lindas cachoeiras, como por exemplo a Cachoeira Paraíso!

  1. Local repleto de nascentes e cachoeiras

Por sua abundante quantidade de nascentes, cachoeiras, riachos, ou seja, sua riqueza hídrica a Serra mereceu a denominação de “Castelo de Águas” por parte de naturalistas europeus, segundo o Professor Aziz Nacib Ab’Saber. Este foi um dos aspectos considerados no processo de tombamento da Serra do Japi pelo CONDEPHAAT, além da existência de um mosaico de ecossistemas representativos em termos de flora e fauna, capaz de funcionar como espaço serrano regulador para a manutenção da qualidade de vida.

  1. Uma das últimas áreas de Mata Atlântica preservadas do Estado de SP

A Serra do Japi possui uma das últimas áreas da Mata Atlântica do Estado de São Paulo, e é conhecida por sua diversidade biológica. Apesar da ação do homem por todos esses anos, ela ainda conserva exemplares raros em sua fauna e flora. É uma importante base de estudos de biólogos e cientistas e demanda grande esforço de preservação de suas raridades. Há mais de 650 espécies de borboletas, 29 de anfíbios, 19 de répteis, 31 de mamíferos, 216 de aves, além de insetos, aracnídeos, peixes, etc.

  1. Aventura

Na Serra você poderá encontrar um pedacinho do paraíso repleto de trilhas maravilhosas para todos os tipos de aventureiros!

Com os passeios guiados é possível se aventurar ou simplesmente conhecer melhor sobre educação ambiental e preservação da natureza ao nosso redor. Acessando o site da Fundação Serra do Japi, é possível saber a agenda e quais são os circuitos oferecidos pela organização.

Também existem outras opções para conhecer a Serra do Japi, fazendo o agendamento em propriedades particulares. Algumas das propriedades particulares são:

  • Fazenda Japiapé;
  • Fazenda Ribeirão;
  • Sítio Serra das Paineiras;
  • Reserva Portal Japy;
  • Fazenda Montanhas do Japi.

Existe hoje em Jundiaí o projeto “Nossa Serra”, com trilhas monitoradas para caminhada e passeios pela Serra do Japi. Vale a pena conferir.

 

Conheça também alguns dos principais pontos turísticos de Jundiaí.

 

Créditos da Imagem: COATI

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: