Para os amantes da literatura: conheça 5 bibliotecas incríveis em São Paulo
Compartilhe:

Em São Paulo existem diversos espaços dedicados à leitura e ao estudo, com mesas, acervo de livros à disposição e/ou wi-fi, tudinho num ambiente agradável e silencioso para ler suas obras favoritas ou colocar a matéria em dia.

Em São Paulo existem diversos espaços dedicados à leitura e ao estudo, com mesas, acervo de livros à disposição e/ou wi-fi, tudinho num ambiente agradável e silencioso para ler suas obras favoritas ou colocar a matéria em dia.

Conheça algumas das principais bibliotecas da cidade:

  1. Biblioteca de São Paulo

A BSP foi inaugurada em 8 de fevereiro de 2010 e está localizada dentro do Parque da Juventude (antigo presídio do Carandiru). O espaço de aproximadamente 4 mil metros quadrados oferece acervo diversificado de livros, revistas, jornais, jogos eletrônicos, filmes e CDs, além de disponibilizar internet e computadores.

Com entrada gratuita e programação diversificada, a BSP oferece conteúdo em formatos variados, como livros tradicionais ou em braille e audiolivro, DVDs, CDs, além de jogos.

Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 2630 - Parque da Juventude, ao lado da Estação Carandiru do Metrô.

  1. Biblioteca Alceu Amoroso Lima

A Biblioteca Alceu Amoroso Lima foi inaugurada em dezembro de 1979, após um movimento de reivindicação dos moradores e comerciantes do bairro de Pinheiros que não encontravam na região um ambiente apropriado para a leitura e o acesso à informação.

Além do acervo comum às demais bibliotecas do sistema municipal, a biblioteca possui também programação e títulos voltados para poesia com 34 mil volumes.

Selecionada como uma das ‘bibliotecas temáticas’ do Sistema Municipal de Bibliotecas, o espaço foi reformulado em 2006 e passou a contar com um andar exclusivo para o Núcleo Temático de Poesia, onde o público pode desfrutar do acervo de poesia num ambiente agradável para a leitura, cursos e oficinas.

O local conta ainda com internet gratuita.

Endereço: Rua Henrique Schaumann, 777 - Pinheiros.

  1. Biblioteca Anne Frank

A Biblioteca Anne Frank foi a 1ª biblioteca de bairro da Cidade de São Paulo. Fundada em 25 de janeiro de 1946, inicialmente localizada na casa onde hoje se encontra a Creche Santa Teresa de Jesus. Nessa época era denominada ‘Biblioteca Infantil do Itaim’. Em 1962 passou a se chamar Biblioteca Infantil Anne Frank, em homenagem à menina que escreveu um diário durante a Segunda Guerra Mundial.

A Biblioteca ampliou seu acervo e suas ações para atender, além do público infantil, jovens e adultos, e desde 2016, é denominada Biblioteca Pública Municipal Anne Frank.

A Biblioteca oferece acervo de livros, revistas, jornais e grande variedade de quadrinhos e mangás para crianças, jovens e adultos, além de CDs e DVDs de temas variados; orientação à leitura e à pesquisa; programação cultural com contação de histórias, oficinas, saraus; espaço de leitura infantil e adulto; espaço de estudos e ainda uma varanda e jardins para leitura e convivência.

Endereço: Rua Cojuba, 45 - Itaim Bibi

  1. Biblioteca Parque Villa-Lobos

Inaugurada em 2015, além do espaço dedicado para a biblioteca, servindo como um centro de estudos, a Biblioteca Villa-Lobos também oferece atividades para públicos de todas as idades, com entradas gratuitas. Os participantes podem visitar exposições, oficinas e até mesmo uma reprodução do videogame clássico PacMan para as crianças.

Situado na Zona Oeste da capital paulista, o espaço está localizado dentro do Parque Villa-Lobos, ocupando área de 4 mil metros quadrados e visa promover o incentivo à cultura, à leitura e à literatura. Com estrutura planejada para oferecer livros para empréstimo e ambientes para estudo, a BVL conta com programação cultural diversificada e gratuita, que reúne atividades de interesse para todos os públicos: entre elas, contações de histórias, mediações de leitura, cursos, oficinas, apresentações teatrais e musicais, exposições, saraus e encontros com escritores.

O acervo, constantemente atualizado, tem foco na literatura e um olhar também para questões ambientais. É formado por livros, revistas, jornais, livros eletrônicos, audiolivros, HQs, DVDs e CDs, além de livros em braille e falados, voltados para pessoas com deficiência.

Ambiente inclusivo e acessível, a biblioteca possui diversos aparelhos de tecnologia assistiva, como folheador de páginas, mesa ergonômica, leitora autônoma, reprodutor de áudio, régua braille, teclado e mouse adaptados, computadores com leitor de tela, mouse e teclado adaptados.

O espaço conta ainda com salas de jogos eletrônicos; ludoteca; espaço para os visitantes lerem com tranquilidade; computadores com acesso à internet; auditório; e deck, com vista para o parque.

Endereço: Avenida Queiroz Filho, 1.205 - Alto de Pinheiros

  1. Biblioteca Cora Coralina

Inaugurada como biblioteca infantil de Guaianases em 21 de maio de 1966, atualmente atende público de todas as idades. Em 4 de julho de 2015, a biblioteca passou a ter a primeira sala temática feminista de São Paulo.

O acervo conta com mais de mil obras para consultas, estudos e pesquisas.

Endereço: Rua Otelo Augusto Ribeiro, 113 - Guaianases, próximo a estação da CPTM.

 

Quer saber mais? Conheça as Bibliotecas de SP.

 
Créditos da Imagem: SP Leituras

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: