Perda de peso x ingestão de alcoól
Perda de peso x ingestão de alcoól
Compartilhe:

Como conciliar a ingestão de alcoól com a perda de peso

Existem quatro nutrientes que têm calorias e os mais conhecidos são carboidratos, proteínas e gorduras. Mas, além deles, o álcool também fornece energia, ou seja, engorda, se ingerirmos mais do que deveríamos.

Carboidratos e proteínas têm, aproximadamente, 4 calorias/grama, a gordura tem 9 calorias/grama e o álcool fica no meio termo, com 7 calorias por grama.

O problema é que, diferentemente dos carboidratos, proteínas e gorduras, não armazenamos álcool no corpo. Então, ele tem dois caminhos para ser estocado: ou é convertido em carboidrato, ou em gordura. O problema é que quando bebemos, normalmente também comemos e a via metabólica escolhida, na grande maioria das vezes, é a que culmina com a formação de gordura e o que ela vira? Gordura localizada! Porém, ela não vai somente para a barriga, como muitos falam, vai para qualquer lugar do corpo. E cada pessoa tem um local específico onde acumula mais gordura, como, por exemplo, na barriga, flancos, coxas, glúteo e etc.

A cerveja é uma das opções de bebidas alcoólicas com menor valor calórico, o problema é que é também a que mais bebemos, mas juntando com o petisco, pode atrapalhar, e muito, o resultado de quem quer emagrecer ou ficar definido.

Cuidado com o “hoje posso”, e acabar bebendo demais. É muito comum ver pessoas que tiram um dia para beber muito. Para quem quer emagrecer, saiba que talvez você engorde menos tomando uma cerveja todos os dias da semana do que sete de uma vez só. Desta maneira única, o acúmulo de gordura é maior, mesmo que o valor calórico e quantidade de cerveja sejam iguais na semana inteira.

Para quem acaba de correr ou malhar e vai tomar um chope, é importante ressaltar que o álcool atrapalha um pouco a recuperação, tanto da ressíntese das fibras, prejudicando assim a hipertrofia, quanto do estoque de glicogênio usado para fornecer energia para os movimentos. Não é nada demais. Mas, para quem busca detalhes no desempenho ou no corpo, faz diferença. Em contrapartida, quando bebemos após fazer atividade física, o corpo prefere fazer com que o álcool vire carboidrato em vez de gordura. Assim, a chance de a bebida engordar e parar na gordurinha localizada é menor. Dica: Vá correr no parque da cidade de Itupeva antes de ir tomar uma cervejinha.

Grande parte das pessoas incha bastante quando bebe e isso ocorre porque o álcool é tóxico para nosso corpo. Em defesa, o corpo retém líquido para minimizar esse efeito nocivo. É fácil notar isso nas pessoas que usam anéis. Os dedos, normalmente, incham. E, para os quem têm veias aparentes nos braços, mãos ou pés, elas tendem a tornar-se menos visíveis no dia posterior ao uso do álcool. Se você incha após um dia de abusos, coma mais frutas, aveia, vegetais, sementes e tudo mais que faça parte de uma dieta de desintoxicação.

O segredo é moderação! Tente beber menos e/ou comer menos enquanto se bebe. Hidrate-se bem! Antes de começar a beber, tome uma garrafinha de água com gás, assim irá ingerir menos álcool pelo fato de o estômago estar mais cheio. Faça opções mais saudáveis de tira-gostos e viva em paz com a consciência!

 

Deixe seu Comentário

Treine Sua Mente

Como Treinar sua Mente e suas Emoções

Treinamento para você adquirir Confiança, Controlar a Ansiedade, o Estresse e as Emoções. SAIBA MAIS

Reservado para Sua Empresa

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: