OS BENEFICIOS DO MEL DE ABELHA
OS BENEFICIOS DO MEL DE ABELHA
Compartilhe:

Alimento de alto valor energético, o mel tem sido desde sempre associado às suas propriedades medicinais, mas não é só para isso que serve o líquido adocicado. Pesquisas recentes têm analisado os benefícios do mel sobre o peso e o desempenho esportivo, e os resultados preliminares são bastante promissores.
Além de fortalecer o sistema imunológico, combater resfriados e ser uma excelente fonte de energia rápida, o mel pode ainda ser um aliado de quem está tentando perder peso mas não consegue ficar sem comer algo de sabor doce.

 

 

Alimento de alto valor energético, o mel tem sido desde sempre associado às suas propriedades medicinais, mas não é só para isso que serve o líquido adocicado. Pesquisas recentes têm analisado os benefícios do mel sobre o peso e o desempenho esportivo, e os resultados preliminares são bastante promissores.
Além de fortalecer o sistema imunológico, combater resfriados e ser uma excelente fonte de energia rápida, o mel pode ainda ser um aliado de quem está tentando perder peso mas não consegue ficar sem comer algo de sabor doce.

História do mel:

Cientistas não sabem ao certo há quanto tempo o mel está sobre a terra, mas relatos indicam que cinco milênios antes do nascimento de Cristo nossos ancestrais já se deliciavam com o alimento produzido pelas abelhas.
Egípcios utilizavam o mel tanto para adoçar bebidas e alimentos quanto para embalsamar suas múmias, e os gregos também viam o mel como alimento e um poderoso medicamento.

À medida que o Cristianismo foi se expandindo, as colmeias também foram se multiplicando, pois o mel era utilizado para a produção de velas. Por volta de 1600 o uso do mel como adoçante entrou em declínio, graças ao surgimento do açúcar de cana.
Atualmente o Brasil tem um consumo per capita de aproximadamente 300 gramas de mel por ano. É uma quantidade muito pequena, tanto pelos benefícios do mel quanto pelo fato de que consumimos espantosos 40 kg de açúcar por pessoa a cada 12 meses.

Como o mel é produzido?

O mel é um tipo de açúcar produzido pelas abelhas a partir do néctar retirado das flores. Esse néctar é armazenado pelas abelhas em seus respectivos aparelhos digestivos, onde irá sofrer uma série de reações químicas pela ação de algumas enzimas (invertase, glicose oxidase, catalase, fosfatase e invertase).
Após ser decomposto em dois tipos de açúcares mais simples, a glicose e a frutose, o néctar misturado às enzimas é regurgitado pelas abelhas nos favos da colmeia. Uma vez na estrutura, o mel começa a desidratar e a se concentrar, convertendo-se no alimento que conhecemos como mel puro de abelha.
Caso não seja retirado da colmeia, o mel vai se acumulando para servir de alimento para as próprias abelhas. Cada uma delas produz, em média, cinco gramas de mel por ano.

Quais são suas propriedades?

Altamente nutritivo, o mel é fonte de proteínas, vitaminas e minerais indispensáveis à saúde. Confira os principais nutrientes do mel por porção de 21g (equivalente a uma colher do alimento):

Gorduras: 0g
Calorias: 64 kcal
Carboidratos: 17,3 g
Proteínas: 0,1 g
Vitaminas: C e do complexo B (niacina, riboflavina, ácido pantotênico, ácido fólico, B6)
Minerais: ferro, magnésio, potássio, zinco, cálcio, manganês e selênio.

Para efeito comparativo, o açúcar branco contém 78 calorias por colher, e não fornece quantidades significativas de vitaminas, minerais e aminoácidos.

Saiba qual a diferença entre mel puro e industrializado?

Assim como diversos outros alimentos, há uma grande diferença entre o mel puro, integral e até mesmo orgânico com o industrializado, que você encontra com mais facilidade nos supermercados. Em alguns casos, corre-se o risco de comprar até mesmo uma imitação!
O mel puro não passou pelo processo de filtragem e nem foi aquecido a uma temperatura superior a 46 oC, como a maioria das marcas comerciais. Neste processo, o mel perde grande parte das suas enzimas, nutrientes e praticamente todos os seus antioxidantes.
Para diferenciar o mel puro do industrializado, você pode aplicar esses alguns testes:

  • Teste da consistência
    Ao contrário do artificial ou refinado, o mel puro é mais sólido. Coloque uma colher no mel, que deve ficar intacta e não afundar. Caso isso aconteça, não é integral.
  • Teste da água
    O mel artificial dissolve facilmente na água. Mas ao adicionar o puro na água, o mel desce para a superfície do copo e é bem mais difícil de dissolver.
  • Tempo de armazenamento
    O mel puro cristaliza com o passar o passar do tempo, enquanto a imitação permanece com a mesma consistência, como se fosse um xarope, mesmo que fique armazenado por longo tempo.

Portanto, para usufruir cem por cento dos benefícios deste incrível ingrediente, opte pelo orgânico e puro, que você pode encontrar em lojas de produtos naturais ou até mesmo bons supermercados.

Seus benefícios:

Aumenta sua Energia:
O Mel é conhecido por fornecer energia instantânea, pois é alto teor de glicose. Isso ajuda a manter os minerais no organismo. A glicose no Mel é absorvido muito rapidamente pelo corpo, enquanto a frutose é absorvida lentamente fornecendo energia sustentada. Pela mesma razão, o Mel é recomendado para todos os atletas, pois ajuda a melhorar o tempo de recuperação. 

Hidrata sua Pele:
O Mel faz maravilhas para a pele, pois ele age como um hidratante natural, o que ajuda na prevenção de pele seca. O Mel tem propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicos, mantendo, assim as espinhas bem longe. Além disso, O Mel é benéfico para marcas de corte e queimaduras que podem ser reduzida através de aplicações, uma vez que contém peróxido de hidrogênio o que diminui significativamente os pigmentos e as marcas da pele.

Mel Reduz Problemas Relacionados ao Coração:
O Mel é uma excelente fonte em antioxidantes e flavonóides, eles reduz a taxa de oxidação do colesterol LDL. Os antioxidantes ajudam na redução da formação placas nas artérias, também são úteis na redução proteínas C-reativa que causam problemas cardíacos.

Controla os níveis de açúcar no sangue :
Pesquisas comprovam que o consumo de mel pode melhorar e muito os níveis de açúcar e insulina no sangue comparado a outros alimentos, como açúcar comum. O corpo reage com melhor tolerância ao mel comparado a sucrose e glucose, de outras fontes alimentares. Pessoas que têm intolerância à glucose (principalmente quem tem diabetes tipo 1 -  uma condição crônica na qual o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina) mostraram melhora significativa ao consumirem mel, comparado ao uso de sucrose.

Ajuda a curar tosses:
O mel é muito mais efetivo no tratamento contra tosse em crianças e adolescentes com idade entre 2 e 18 anos em comparação com o medicamento dextrometorfano, principalmente o mel do trigo mourisco, que é amplamente usado na indústria farmacêutica.

Contribui na diminuição do colesterol:
Foi comprovado através de diversos experimentos científicos envolvendo altos níveis de colesterol que o mel é o adoçante mais saudável. Em um dos estudos, foi mostrado que pacientes que consumiram mel artificial tiveram aumento do LDL, o colesterol ruim, enquanto os que consumiram o mel puro e orgânico diminuíram o colesterol em até 8%, e o LDL em até 11%.

Ajuda a curar feridas:
É possível tratar feridas na pele de forma natural com o mel orgânico, pois a glucose e frutose do alimento (dois açúcares que retém água) absorve toda água da ferida e acelera o processo de cura e cicatrização. Estudos mostraram que o mel de manuka, produzido exclusivamente na Nova Zelândia, diminui o pH da superfície da pele nas feridas, matando todos os germes e bactérias.

Melhora a produção de células brancas do sangue:
O consumo de mel é um tratamento natural e barato para quem sofre de baixa produção de células brancas no sangue. Um estudo realizado em pacientes com câncer com risco de neutropenia (quando o nível de células brancas está muito baixo) mostrou que, ao consumirem duas colheres de mel puro terapêutico, tiveram melhora significativa durante a quimioterapia.

 

Fonte – Tudoporemail
Texto editado e postado por – Cintia Searby – Personal Organizer – (11) 9.9990.3289
Imagens - Google

 

Deixe seu Comentário

Treine Sua Mente

Como Treinar sua Mente e suas Emoções

Treinamento para você adquirir Confiança, Controlar a Ansiedade, o Estresse e as Emoções. SAIBA MAIS

Reservado para Sua Empresa

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: