Consultamos a professora de música Ana Dourado, para saber um pouco mais sobre os cuidados que devemos ter, principalmente profissionais que utilizam a voz, como cantores, locutores e professores.
Ana Dourado nos forncedeu 11 dicas. Confira!
Consultamos a professora de música Ana Dourado, para saber um pouco mais sobre os cuidados que devemos ter cim a voz, principalmente profissionais que utilizam a voz, como cantores, locutores e professores.
De acordo com Ana Dourado, para usar a voz para o canto, por exemplo, alguns tem dom, mas se houver empenho para estudar e aperfeiçoar, qualquer pessoa pode aprender a cantar. Entretanto ela afirma que os cuidados são fundamentais.
Ana sugere que antes de iniciar aulas de canto ou mesmo para exercer alguma atividade com a voz, é fundamental que um médico otorrinolaringologista seja consultado, para avaliações e se necessário a realização de exames aprofundados que determinarão como está sua saúde vocal. Existem instituições para formação de profissionais da voz que exigem exames para o ingresso do aluno.
Pessoas com rouquidão ou perda de voz frequente precisam checar o motivo, que pode ser causado não apenas por problemas vocais, mas também por alergia, refluxo, entre outros. Apenas um médico, com exames detalhados pode determinar o motivo.
Há também fonoaudiólogo, que é o profissional da área de saúde responsável por tratar deficiências de fala, audição, voz, escrita ou leitura. Ele trabalha na fala e no canto, na reabilitação das disfonias e com atenção especial a prevenção dos problemas de voz, como quando se torna áspera, rouca ou de difícil omissão.
Ana Dourado reforça que um professor de canto ensina a cantar e não cabe a ele diagnosticar doenças ou problemas vocais. Enfatiza que trabalhar com a voz já com um problema pré-existe pode causar danos ainda maiores.
E durante o processo de aprendizado para o canto, não adianta dominar as técnicas, se não houver o cuidado com a voz.
Confira abaixo as dicas que poderão ser usadas por qualquer pessoa, entretanto, de extrema importância a todos que utilizam da voz com maior frequência:
- Faça alongamento corporal, principalmente na região do ombro/ pescoço, antes de iniciar o uso da voz.
- Faça aquecimento vocal. As pregas vocais, assim como os nossos músculos do corpo, precisam se aquecidas antes de iniciar as atividades.
- Faça muita hidratação da garganta com água, principalmente durante o uso da voz.
- Tenha período de descanso e sono suficiente, pois assim conseguirá melhores resultados de sua voz.
- Evite pigarrear, pois não é saudável para a voz, por ferir as pregas vocais, por meio da reação do atrito.
- Evite o consumo de fumo, pois além de provar diversas doenças, a fumaça resseca as pregas vocais dificultando a vibração e pode provocar edema.
- Evite bebida alcoólica, visto que o consumo de bebida alcoólica, além de causar irritação e edema nas pregas vocais, reduz as respostas de defesa do organismo e provoca anestesia da faringe, reduzindo a sensibilidade da região
- Não usar drogas ilícitas. A inalação de maconha, por exemplo, faz com que a fumaça entre em alta temperatura na região da laringe, causando extrema secura do trato vocal e aumento de muco, tendo como consequência uma voz grave e pastosa entre outras alterações no organismo.
- Evite gritar ou falar alto, pois provoca grande desgaste na laringe, pois a mesma é utilizada em força máxima. Isso pode provocar cansaço ou fadiga, aumentando os riscos de lesões nas pregas vocais.
- Evite tomar bebida gelada e sorvete, para evitar o choque térmico brusco. Quando for inevitável, tome a bebida de vagar ou segure por alguns segundos nas boca.
- Evite falar ou cantar durante um período muito prolongado, pois devido ao esforço prolongado, aumenta o risco de lesões nas pregas vocais.
Com essas dicas para o cuidado com a voz, certamente você sentirá um maior desempenho e usará a sua voz da maneira adequada.
Ana Dourado está Cursando 3° ano de Canto Popular e Pós Graduação em Educação Musical.
Atua com cantos para eventos e casamentos, também ministra aulas particulares de canto para iniciantes na cidade de Itupeva.
Telefone para contato 011 9.9561-5412