A Parábula Dos Dois Lobos
A Parábula Dos Dois Lobos
Compartilhe:

Em nosso cotidiano, somos apresentados a inúmeras situações, boas e ruins, fáceis e difíceis, complexas e simples, e a maneira como escolhemos agir nessas situações é uma expressão de nosso caráter e ajuda a determinar que vida levaremos.
A parábola dos dois lobos. Levará menos de um minuto para lê-la, mas você se lembrará dela por toda a sua vida.

A parábola dos dois lobos. Levará menos de um minuto para lê-la, mas você se lembrará dela por toda a sua vida

Em nosso cotidiano, somos apresentados a inúmeras situações, boas e ruins, fáceis e difíceis, complexas e simples, e a maneira como escolhemos agir nessas situações é uma expressão de nosso caráter e ajuda a determinar que vida levaremos.

A parábola dos dois lobos, que mostramos abaixo, nos convida a refletir sobre uma questão muito importante: as coisas que escolhemos nutrir em nossas vidas.

A parábula enfatiza a dualidade do ser humano, a sua complexidade e, sutilmente, a necessidade de que trabalhemos continuamente para a nossa própria evolução. Como moral dessa interessante e sábia narrativa dos índios Cherokees, depreende-se que só depende de cada um ser bom ou mau, tornar-se pessoa melhor ou pior, em face dos dois lobos que habitam e duelam em cada pessoa. Afinal, qual dos dois lobos você quer que prevaleça?

Leia com atenção, e depois pare um tempo para analisar a sua realidade, pensando em suas escolhas e como trilhar um caminho mais feliz e próspero para si mesmo.

A parábola dos dois lobos

Esta parábola transmite a sabedoria dos índios e retrata a história de um ancião que ensinou ao seu neto uma lição muito valiosa, que o acompanharia durante toda a sua vida.

Em uma noite estrelada, o ancião sentou-se a céu aberto e convidou seu neto a juntar-se a ele. Contou algumas histórias de sua vida que o tornaram uma das pessoas mais sábias da aldeia e deu conselhos sobre a vida.

Mas a maior lição, que marcaria a vida de seu neto foi dita um pouco depois, na conversa abaixo:

– Sabe, meu neto, em nosso interior, todos temos dois lobos. Esses lobos estão constantemente lutando, uma luta terrível com a qual nem todas as pessoas têm facilidade em lidar.

– Dois lobos, como isso funciona? – perguntou o neto com inocência.

– Todos temos dentro de nós dois lobos completamente diferentes. Um deles é mau, e representa todos os sentimentos ruins que podem existir em um ser humano: a raiva, a inveja, o ciúme, a ganância, o orgulho, o ressentimento, os medos, a mesquinhez, a culpa, o ego, e a arrogância. No entanto, o outro lobo é exatamente o oposto, representa tudo que é bom em uma pessoa: a bondade, o amor, a esperança, a generosidade, a alegria, a paz, a fé, e a verdade. – Explicou o ancião.

Então, o pequenino perguntou:

– E qual dos dois lobos é mais forte? Qual deles vence a luta?

– Isso, meu pequeno, depende de cada um de nós. Qual deles você alimentaria?

Uma reflexão realmente importante. Conhecer qual dos lobos estamos alimentando pode nos ajudar a compreender porque nossas vidas estão seguindo determinado caminho, e nos ajudar a viver com mais propósito e significado.

Qual dos lobos você está alimentando? Pense sobre isso!

Se você achou interessante a história compartilhe! Abraços.

Deixe seu Comentário

Treine Sua Mente

Como Treinar sua Mente e suas Emoções

Treinamento para você adquirir Confiança, Controlar a Ansiedade, o Estresse e as Emoções. SAIBA MAIS

Reservado para Sua Empresa

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: