Separamos para você 5 técnicas para se concentrar melhor na hora de estudar. Confira nossa lista e aproveite melhor do seu tempo na hora de estudar!
5 técnicas para se concentrar melhor na hora de estudar
Separamos para você 5 técnicas para se concentrar melhor na hora de estudar. Confira nossa lista e aproveite melhor do seu tempo na hora de estudar:
1. Separe alguns minutos para se divertir
Mesmo que você goste muito da matéria que está estudando, não faltam atividades bem mais interessantes do que ler a apostila. Se você costuma interromper a sua concentração para satisfazer o desejo de ver as notícias do dia, assistir a vídeos engraçados ou escrever algo nas redes sociais, faça isso antes de começar a sua sessão de estudos.
Esse truque simples ajuda a saciar a sua inquietação e relaxar. Só cuidado para não exagerar: basta passar os 10 primeiros minutos do dia dessa forma. Terminado esse prazo, é hora de interromper as distrações e se dedicar exclusivamente ao estudo.
2. Transforme frases em palavras-chave
Além de dividir o tempo em blocos, você também pode recortar o conteúdo a ser estudado em pequenos fragmentos. Ao elaborar um resumo, evite frases ou parágrafos — prefira palavras-chave, esquemas e listas no estilo “bullet points”.
A organização da escrita em pedacinhos facilita a vida dos dispersivos, principalmente na hora de reler tudo. Segundo Saade, é mais rápido ler palavras-chave, e também mais estimulante: você precisa ativamente pensar no nexo entre as ideias, o que exige mais do cérebro e limita a margem para divagações.
3. Manter o ambiente organizado
Eliminar as distrações presentes no ambiente onde você estuda vai ajudar muito na sua concentração. Verifique se você está livre da televisão, de músicas ou mesmo de seus familiares e amigos conversando. Essas coisas atraem sua atenção, desviando seu foco e impedindo-o de se dedicar ao que realmente precisa.
Outro fator importante é o conforto. Certifique-se de que você não está com frio ou quente demais, que a sua cadeira ajuda na sua postura e que a quantidade de luz é adequada.
4. Tenha uma programação
Uma boa forma de manter o foco é ter um roteiro dos temas que você precisa estudar, com uma previsão da carga horária necessária para cada assunto. Mas atenção: ao longo do dia, gerencie o cumprimento das metas como compromissos realmente inadiáveis.
Mas como garantir que você vai respeitar a sua “check-list”? O segredo é ter um propósito para o estudo.
5. Faça pausas periódicas
Segundo um estudo realizado na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, concluiu que ambientes naturais, como parques e praças, possuem alto poder de redução da fadiga. Portanto, ao se sentir cansado e irritado com o projeto em que está trabalhando, saia para dar uma volta.
Você também pode fazer uma pausa breve para ver um vídeo, conversar com um amigo ou mesmo só relaxar, sem fazer nada — o importante é não tentar ir além do seu limite. Momentos breves de descanso são fundamentais para recarregar as energias.
Você considera essas dicas interessantes para te auxiliar com a concentração nos estudos?
Compartilhe com seus contatos para ajuda-los também!