O glúten é uma proteína bastante ingerida pelas pessoas através dos pães, bolos, salgadinhos e, hoje em dia, inúmeros outros alimentos que contém farinha de trigo, centeio, cevada e até mesmo a aveia.
O glúten é uma proteína bastante ingerida pelas pessoas através dos pães, bolos, salgadinhos e, hoje em dia, inúmeros outros alimentos que contém farinha de trigo, centeio, cevada e até mesmo a aveia. Embora não contenha gluten naturalmente, a aveia em geral é processada em máquinas que também processam o trigo. Portanto, é “contaminada” pelo cereal.
A maioria das pessoas não tem problema algum ao ingerir gluten. Porém, uma pequena parcela da população tem sensibilidade a proteína. Outra pequena parcela tem total intolerância. Esses são os celíacos. E qualquer que seja a quantidade ingerida por quem é realmente intolerante a proteína pode trazer enormes desconfortos. Algumas dietas de emagrecimento também excluem alimentos que contenham o elemento. Contudo, o bom senso sempre é bem vindo em cada caso.
É inegável que quem diminui o consumo passa a ter mais disposição e se sentir melhor, porque passa a adotar uma dieta mais natural, com poucos industrializados. Sim, eles são campeões nesse quesito! É de assustar a quantidade de alimentos que não tem nada a ver com pão e que contem a proteína. Sorvetes, molhos para saladas, requeijão, pudim, achocolatados, caldos de carne ou de legumes, embutidos, frios, caldas e um mais conhecido, a cerveja. Muitos temperos também entram na lista: mostarda, pimenta branca e shoyu. Para saber se tem ou não leia os rótulos atentamente.
A indústria brasileira tem a obrigação de informar o consumidor sobre os componentes de seus produtos. Mas, as vezes os nomes são tão confusos que acabamos sem saber o que realmente há ali.
Se você for intolerante, sensível ou apenas estiver procurando diminuir o consumo, fique atento! Os alimentos que não contem nem uma pequena parcela de gluten devem mostrar a informação no rótulo. E devem estar separados dos alimentos com gluten. Para quem é celíaco, ou seja, totalmente intolerante a simples proximidade entre os alimentos pode trazer contaminação.
Em qualquer dos casos, a alimentação natural é sempre a melhor! Privilegie frutas, verduras, cereais integrais sem gluten, temperos naturais – como a salsa, o louro e a cebolinha – e comidas feitas em casa.