Você sabe o que é Ayurveda? Não? Confira.
Ayurveda:
Você sabe o que é Ayurveda? Não? Confira.
O que é?
A Ayurveda é uma terapia indiana milenar que utiliza técnicas de massagem, nutrição, aromaterapia, fitoterapia, dentre outras técnicas, como método de diagnóstico, prevenção e também cura, baseada nos estudos do corpo, alma e mente.
História:
As origens do Ayurveda foram traçadas e descobertas há mais de 5.000 anos a.C., sendo esses dados relativos. Há vários relatos lendários sobre a origem do Ayurveda, como, por exemplo, de ter sido recebido por Dhanvantari (ou Divodasa), através de Brahma, o que implica o recebimento de um conhecimento originado dos Deuses e compartilhado com os sábios. Ninguém sabe exatamente quando se iniciou a civilização na região onde hoje chamamos de Índia. Existem várias especulações e a maioria das datas são arbitrárias até o período de surgimento de Buda Gautama (563-483 a.C.).
A mais antiga cultura datada e descoberta até hoje foi a dos Harappas, originada entre 3.000 a.C. e 5.000 a.C., seguindo o nome dado a uma das principais cidades integrantes da civilização védica, uma civilização avançada que habitava as margens dos rios Ganges e Sarastavi.
Os Harappas construíram grandes cidades com ruas pavimentadas, aquedutos, banheiros públicos e um grande sistema de drenagem, dando ênfase e grande atenção ao sistema sanitário, onde foram descobertas algumas similaridades com as escrituras tradicionais ayurvédicas.
Além disso, foi estabelecido através de registros arqueológicos, que os habitantes da civilização védica diversificaram um amplo espectro de atividades, dentre as quais o cultivo do algodão, a criação de um avançado centro de tecnologia, e a importação e exportação de mercadorias, inclusive com outros povos distantes, como a Mesopotâmia.
Foi nesse período que os quatro Vedas, hinos revelados que discursam sobre os costumes, crenças e o modo de vida desta civilização, surgiram. Os Vedas representam a literatura mais antiga que se tem conhecimento e, certamente, um dos mais importantes legados para a humanidade, em todas as suas eras.
Especula-se que por volta de 3.100 a.C., devido às modificações climáticas e tectônicas, os rios Jamunâ e Sutlej pararam de desaguar no rio Sarasvati, passando a verter suas águas no rio Ganges. Tal fato teria resultado no total esgotamento do Sarasvati, considerado a maior corrente de água da Índia setentrional. Em decorrência, cidades proeminentes como Harappa, Mohenjo-Daro, Merhgarh, e outros assentamentos, foram abandonados.
Esta é uma das teorias a respeito do colapso da civilização védica, a de ter sido destruída devido a desastres naturais. Outra teoria que esteve muito em volga, e que cada vez mais é rebatida, descreve a ocorrência de invasões dos povos arianos, de suposta origem indo-europeia, vindos da Ásia central, por volta de 2.000 a 1.500 a.C. No entanto, estudos recentes apontam os arianos como o povo que vivia ao sul do Himalaia, região esta, segundo os Vedas, batizada de Aryavarta, que significa “abóbada do povo nobre”. Em outras palavras, muitos estudiosos eminentes hoje em dia propõem que os habitantes da civilização indo-sarasvati era o próprio povo ariano, praticante do sânscrito, e compilador dos Vedas. Outra suposta importante herança deixada pela civilização védica, que tem atravessado séculos desde o sétimo milênio, é o Yoga, que será abordado em outros textos.
Como funciona?
A medicina Ayurveda faz parte do grupo de terapias bioenergéticas, que utiliza técnicas como respiração, técnicas corporais, autoconhecimento, alimentação e cura através das plantas e objetos da natureza, como pedras, para renovar a energia vital da pessoa.
Nesta terapia, acredita-se que o corpo humano é constituído por 3 princípios, ou Doshas, que são o Vata, Pitta e Kapha, que são combinações dos elementos Ar, Éter, Fogo, Água e Terra. Como forma de harmonizar os Doshas, as principais terapias são:
- Massagens: são feitas massagens e manobras corporais, com uso de óleos essenciais e pedras vulcânicas, escolhidos de acordo com a necessidade de cada pessoa, como forma de promover bem-estar, relaxamento, flexibilidade e circulação sanguínea;
- Alimentação: é baseada em uma dieta que tem o intuito de harmonizar o corpo, com alimentos frescos e de fácil digestão, sendo orientado comer sem pressa, com concentração e alimentos apropriados para cada pessoa.
- Fitoterapia: os princípios ativos das plantas medicinais são utilizados como tratamento de doenças e alterações, de acordo com a necessidade de cada pessoa, à base de raízes, sementes e plantas como cravo, canela, capim-limão, coentro, gengibre e açafrão, por exemplo.
A prática, inclui ainda, a realização de atividade física, meditação, ioga e uso terapêutico de pedras e minerais, considerando que o tratamento envolve sempre o lado físico e o emocional.
No Brasil, a Ayurveda é orientada pelos terapeutas ayurvédicos especializados nessas técnicas indianas.