Separamos algumas recomendações e informações sobre a importância do cuidado com a saúde vocal. Confira!
A importância da saúde vocal
Talvez você não tenha pensado nisso ainda, mas o fato é que todo ser humano possui uma voz única que, além de mera ferramenta de comunicação, carrega traços de sua faixa etária, sexo, tipo físico, personalidade e estado emocional. Para alguns, no entanto, ela representa muito mais do que isso. Professores, atores, repórteres, cantores e outros profissionais têm na voz uma indispensável ferramenta de trabalho, e precisam estar atentos aos cuidados que devem adotar para não prejudicá-la.
O som que produzimos vem do ar que expiramos dos pulmões. Simplificando o processo, esse ar passa pelas pregas vocais na laringe, que vibram e o transformam em pulsos sonoros. Quando existe um problema nas cordas vocais, essa vibração se torna defeituosa, o que é chamado de disfonia. “A maioria dos problemas é causada por desequilíbrios e abusos vocais, além do excessivo e mau uso da voz”, explica Kelly Cristina Silverio, professora do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). “As lesões mais recorrentes são o aparecimento de nódulos vocais, cistos intracordais, edemas e fendas glóticas.”
Alguns cuidados importantes
Beba água
A água é uma grande aliada da nossa voz. Ela mantém as cordas vocais hidratadas, permitindo que vibrem livremente na hora de emitir os sons.
Fora isso, adotar o hábito de beber ao menos dois litros de água por dia, além de ajudar a garantir a saúde vocal, previne o organismo de uma série de problemas.
Fique atento à sua postura enquanto fala
Quando falar, mantenha a coluna ereta e o corpo alinhado, sem tensionar. Ficar “encolhido” faz com que você precise dispender um esforço maior para projetar a voz. O resultado? Maior desgaste vocal.
Sempre que necessário, procure um especialista
Ao menor sinal de que algo não vai bem com a sua saúde vocal, o primeiro passo deve ser procurar um médico.
Problemas na voz, assim como muitas outras ameaças ao bom funcionamento do nosso organismo, têm grandes chances de obter uma resposta positiva e rápida quando tratados a tempo.
É importante ressaltar que as recomendações, embora gerais, devem ser individualizadas e adaptadas da maneira que couber a cada um. O importante é respeitar os limites de cada pessoa ou profissional, agir na direção de ganhar resistência muscular e vocal para que a disfonia dê lugar a uma voz equilibrada.