Qual o segredo do sucesso na carreira profissional?
Qual o segredo do sucesso na carreira profissional?
Compartilhe:

Uns dos maiores objetivos de quase todas as pessoas é ter sucesso em seu emprego, mas boa parte delas não sabe como realizar essa meta, e é sobre isso que vamos falar! Confira:

Uns dos maiores objetivos de quase todas as pessoas é ter sucesso em seu emprego, mas boa parte delas não sabe como realizar essa meta, e é sobre isso que vamos falar! Confira: 

O que é o sucesso? Para alguns, dedicar-se ao que mais gosta; para outros, alcançar metas realistas e desejáveis que os permitam crescer, superar-se e alcançar o topo, ou até mesmo receber mais. Entretanto, independentemente de estarmos em uma ou outra posição, o sucesso no trabalho supõe uma série de máximas que devem ser cumpridas.

Todas essas máximas gerarão um grau de satisfação necessário para que possamos sentir que em nossa vida explodimos de equilíbrio e bem-estar no ambiente de trabalho. É importante que, embora nosso objetivo seja ter sucesso no trabalho, não descuidemos de outras áreas da nossa vida. A família, os amigos e nosso crescimento pessoal também são importantes.

Se tropeçarmos em uma das áreas da nossa vida, sentiremos que não estamos equilibrados e, por isso, não teremos a felicidade tão esperada que todos nós desejamos. Portanto, ainda que hoje nos concentremos em como obter sucesso no trabalho, é necessário que sejamos conscientes de que isso não é tudo na vida.

Faça algo de que você goste

Você está cansado de estar em um trabalho do qual não gosta? Você passa seus dias se queixando do pouco que recebe, do quão insignificante é seu trabalho ou dos poucos frutos que você consegue colher? Se seu trabalho não te motiva e você não gosta do que faz, por que você continua lá?

“Não se pergunte por que o poço não lhe dá água, é melhor perguntar-se por que você continua tentando tirar água de onde está evidente que não há”.

~ Anônimo ~

Sem paixão, sem fazer algo de que você goste, dificilmente conseguirá algum sucesso no trabalho. Você precisa levantar cada manhã com a intenção e o desejo de superar algum desafio no trabalho, e não como se estivesse indo para um local de tortura. Muitas pessoas se levantam já se queixando de que devem ir trabalhar. O motivo pelo qual elas não mudam essa situação é porque se apegam a um salário mensal ou porque têm medo de não serem capazes de fazer o que gostariam de verdade.

Esses medos e inseguranças não são compatíveis com o sucesso no trabalho. Ao fazer algo de que você gosta, a perseverança surge intrinsecamente, assim como a vontade, a motivação, a persistência e a responsabilidade. São elementos necessários para desempenhar satisfatoriamente o seu trabalho. Empreenda, mude, busque ou se adapte, mas nunca se conforme. Isso não vai levá-lo ao sucesso.

Uma formação lhe permitirá ganhar confiança em si mesmo

Como já mencionamos, não ficar parado é imprescindível para encontrar seu espaço no trabalho que é certo para você. Entretanto, para ter sucesso é necessário que você se forme. Uma formação não somente lhe dará pistas sobre o que você gosta e o que não gosta, mas também lhe dará a confiança necessária para não se deixar vencer pelas inseguranças.

Ninguém nunca para de aprender, e com as tecnologias as coisas acontecem muito rápido. Temos muita informação ao nosso alcance, muitas delas gratuitas ou acessíveis. Há cursos muito interessantes que você pode fazer em seus próprios horários. Você só precisa gerenciar seu tempo de forma adequada. Assim, ganhará confiança e segurança.

Os problemas são desafios

Para ser bem-sucedido no trabalho, é importante que você esteja consciente de que os problemas são desafios. Talvez quando estiver buscando o trabalho que deseja ou quando quiser se dedicar a um determinado projeto, não encontre portas abertas. Mas isso não é desculpa para jogar a toalha.

Insista, renove-se e aprenda com cada erro cometido. Procure alternativas. Os erros são aprendizagens que lhe proporcionarão uma experiência que, muitas vezes, um curso ou uma formação não podem lhe dar.

“É bom comemorar o sucesso, mas é mais importante prestar atenção às lições do fracasso”.

– Bill Gates –

Ter uma visão otimista pode ajudar. Se você encontrar portas fechadas, continue procurando; se apresentar um projeto e parecer não ser suficiente, continue trabalhando nele. Não se detenha. O sucesso requer perseverança, esforço e insistência. Ninguém venceu sem tropeçar e sem se deparar com vários “nãos”.

Não resista às mudanças

As mudanças costumam nos deixar inseguros porque nos obrigam a sair de nossa zona de conforto. Exigem uma adaptação às novas circunstâncias e, em muitos casos, uma mudança em tudo o que estávamos fazendo até o momento.

Por exemplo, pense em quando as tecnologias ganharam espaço nas empresas. Muitas pessoas tiveram que se adaptar à inclusão dessas ferramentas, treinando, se familiarizando com esforço, sentindo às vezes que não iam conseguir…. No entanto, conseguiram. Isso costuma acontecer quando não temos outra opção. Toda mudança supõe algo novo, talvez uma ajuda, mas certamente um crescimento.

A importância do trabalho em grupo

Quando pensamos em trabalho em grupo, sempre o fazemos orientados por uma série de pessoas que trabalham para algum superior. Entretanto, existem dois tipos de trabalho em grupo que devem ser diferenciados:

- O trabalho em grupo como chefe: o chefe forma um grupo junto com seus funcionários. Ainda que o dirija, faz parte do grupo de pessoas que trabalham para um propósito comum.

- O trabalho como parceiros: todos os colegas têm um objetivo comum e cada um pode contribuir com conhecimentos diferentes ou ter responsabilidades diferentes.

O importante de ambos os grupos de trabalho é que eles se dirijam a uma mesma meta. Mas para isso, é necessário que uma série de elementos esteja presente. Por exemplo, uma boa comunicação, gestão do estresse, sentimento de grupo, responsabilidade individual e grupal…

Esses elementos facilitarão o sucesso no trabalho. Diante disso, o chefe deve se envolver com seus funcionários, pois ele é uma peça importante de todo o processo. Da mesma forma, os funcionários devem ser companheiros entre si, devem se comunicar, motivar uns aos outros e se apoiar para realizar bem o trabalho.

Para ter sucesso no trabalho, é preciso cuidar de si mesmo!

Embora todas as recomendações anteriores estejam orientadas para o próprio trabalho, objetivos e inclusive relacionamento com os colegas, não podemos nos esquecer de uma parte fundamental: você mesmo.

Se deseja ter êxito no trabalho, você deve cuidar de si mesmo. Isso significa fazer exercício, comer de forma saudável, dormir bem, ter momentos de lazer e momentos de descanso…. Como dissemos no começo, também é importante ter um tempo para se dedicar a outras áreas importantes da sua vida, como a família, amigos, hobbies…

“Acredito que ser bem-sucedido significa ter um equilíbrio de histórias de sucesso em várias áreas de sua vida. Você não pode ser considerado bem-sucedido em sua vida profissional se sua vida familiar é um desastre”.

-Zig Ziglar

Tudo isso garantirá seu êxito no trabalho, pois com o equilíbrio e a gestão adequados, você será capaz de realizar adequadamente o trabalho de que tanto gosta. Agora, não se esqueça de que você deve se apaixonar!

Todos os dias, quando se levantar pela manhã, você deve saber responder às perguntas “por que e para quê?”. Se ainda não for capaz, não se preocupe. Continue procurando ou tentando. E lembre-se desta frase de Confúcio: “Escolha um trabalho do qual você gosta e não terá que trabalhar um único dia da sua vida”.

 

Deixe seu Comentário

Treine Sua Mente

Como Treinar sua Mente e suas Emoções

Treinamento para você adquirir Confiança, Controlar a Ansiedade, o Estresse e as Emoções. SAIBA MAIS

Reservado para Sua Empresa

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: