Compartilhe:

As emoções não variam muito nas diferentes culturas. O que ocorre é uma mudança na transformação facial para representar cada uma. Sendo assim, as emoções mais frequentes são a raiva, a alegria, a tristeza, o nojo, o medo e a surpresa. Leia o artigo completo e conheça o treinamento!

O que é Emoção:

É a emoção que leva uma pessoa a reagir diante de um acontecimento. De acordo com a emoção vivida podem acontecer reações físicas como alteração da respiração, choro, vermelhidão e tremores.

A etimologia da palavra emoção indica que ela tem origem no latim, na palavra ex movere, que significa "mover para fora" ou "afastar-se". Esse significado demonstra a reação natural às emoções.

Até hoje não existe uma definição exata do conceito de emoção ou de quantas emoções existem. O que se sabe é que o ser humano é capaz de vivenciar incontáveis emoções, principalmente porque os sentimentos que elas proporcionam em cada pessoa são muito específicos.

Uma das teses mais conhecidas é do psicólogo Robert Plutchik, que diz que o ser humano tem oito emoções: confiança, alegria, tristeza, medo, raiva, surpresa, aversão e antecipação.

O que é a psicologia das emoções

Este é o ramo da Psicologia que busca entender como as emoções acontecem, considerando os fatores internos e provocações externas. Por meio de pesquisas científicas, a psicologia das emoções quer saber como elas interferem no comportamento humano.

Para essa ciência, a emoção é um estado mental e fisiológico que está ligado a uma variedade de sentimentos, pensamentos e maneiras de agir. Por exemplo, uma emoção se manifesta de maneira subjetiva por meio dos afetos. Ela também pode se expressar pelas vias fisiológicas, que são o suor excessivo, as pupilas dilatadas e o batimento cardíaco acelerado.

Ainda, a emoção traz modificações comportamentais. É o caso da mudança de voz, na postura e nos movimentos. Sem falar das expressões faciais. Todas essas manifestações são objetos de pesquisa para a psicologia das emoções.

As teorias das emoções

São muitas as teorias que tentam explicar as emoções. Alguns especialistas as consideram fruto de fatores culturais, outros de momentos afetivos e ainda há aqueles que pensam que emoções são processos simplesmente cognitivos.

Por exemplo, existem estudos que demonstram que a emoção advém de uma sensação momentânea. Ou seja, circunstâncias de cunho afetivo modificam o comportamento psico-fisiológico do sujeito e provoca determinada emoção.

Outros estudos indicam que a emoção é uma resposta neurológica. Isto é, ela é produto do sistema nervoso que reage a um estímulo específico.

Para o mestre da evolução das espécies, Charles Darwin, as emoções, principalmente aquelas que advêm das expressões faciais, são inatas. Quer dizer que já nascemos sabendo exprimi-las, como ele mesmo constatou em sua observações em primatas e pessoas que nasceram cegas que sabem expressar emoções naturalmente.

As emoções mais comuns

As emoções não variam muito nas diferentes culturas. O que ocorre é uma mudança na transformação facial para representar cada uma. Sendo assim, as emoções mais frequentes são a raiva, a alegria, a tristeza, o nojo, o medo e a surpresa.

Essas emoções foram retratadas no filme Divertida Mente. A animação traz em seu enredo personagens que representam as emoções mais básicas nas pessoas. O filme se baseou em estudos de psicologia das emoções para formular as habilidades de cada personagem.

Mas, essas emoções não são as únicas. Elas podem dar origem a outras, misturando-se entre si. Por exemplo, a decepção é produto da união da tristeza com a surpresa.

É interessante perceber que as emoções podem surgir em contextos teoricamente inapropriados. É o caso da pessoa ter um ataque de pânico em um ambiente aparentemente acolhedor e tranquilo. Situações como esta demonstram um descontrole no mecanismo das emoções e suas relações com o meio externo. Mais um campo de estudo para a psicologia das emoções.

Conclusão

Essas foram algumas informações sobre a psicologia das emoções. É importante sempre sentir que há um equilíbrio entre as emoções mais comuns. Caso você esteja sofrendo com emoções muito intensas ou queira desenvolver maior controle das emoções e inteligência emocional, é interessante procurar por uma orientação psicológica e entender como funciona o trabalho de um psicólogo.

Quer saber mais sobre suas emoções? Conheça o Treine Sua Mente!

 

Deixe seu Comentário

Treine Sua Mente

Como Treinar sua Mente e suas Emoções

Treinamento para você adquirir Confiança, Controlar a Ansiedade, o Estresse e as Emoções. SAIBA MAIS

Reservado para Sua Empresa

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: