Maltês – A fofura em forma de cachorro
Maltês – A fofura em forma de cachorro
Compartilhe:

Mas se você quer um companheiro doce, divertido e que está sempre ao seu lado, o Maltês pode ser a raça certa para você. Com um pouco de atenção e brincadeira, ele torna-se um cão muito feliz – e deixa seu dono feliz também!

Os exemplares da ilha eram levados por marinheiros, responsáveis por distribuir a raça pela Europa e Ásia. Mesmo assim, como a ilha era isolada, os Malteses acabavam se reproduzindo entre si e criando linhagens de características bastante específicas.

Na Inglaterra, tornaram-se os pupilos da alta sociedade, principalmente no século 14. Hoje, sua alta popularidade se deve principalmente a seu tamanho reduzido, sua aparência de eterno filhote e sua doçura.

Eterno filhote

Sabe aquela carinha fofa que seu cão tinha quando filhote? O tamanho pequeno, o jeito brincalhão e doce... Pois o Maltês é tudo isso durante toda a vida. Por isso, muitos confundem os exemplares adultos com filhotes. O porte reduzido ajuda: geralmente os exemplares possuem entre 1 e 4kg – verdadeiros bibelôs.

E com um tamanho tão reduzido, não há como negar que suas necessidades nutricionais são diferentes. Por isso, a Magnus possui uma linha Super Premium voltada especialmente para cachorros de pequeno porte.

Hoje, o Maltês é reconhecido por sua coloração branca – a única aceita. No seu surgimento, porém, eles nasciam e eram criados em outras tonalidades. Um maltês colorido é, provavelmente, uma mistura de raças. A pelagem deve ser sedosa, brilhante, macia e lisa – podendo ser longa ou ter uma tosa específica. É necessária a escovação a cada um ou dois dias, para evitar nós. Alguns donos optam por shampoos especiais na hora do banho, que ajudam os pelos a manterem-se sempre branquinhos.

Bibelô sim – mas não apenas

Pelo tamanho pequeno e pela carinha de filhote, muitos veem no Maltês apenas um bibelô. Mas além destas características básicas, ele possui um comportamento alegre e brincalhão.

Para seu pouco tamanho, possui uma energia considerável, que faz dele um bom companheiro para pequenas brincadeiras e passeios. É preciso dedicação do dono para que esta energia se transforme em atividades, para que ele não se torne um cão entediado. O Maltês pode fazer muito barulho quando decide latir – e não deixá-lo entediado é o primeiro passo para que ele controle estes instintos e se torne um cão equilibrado e calmo.

Vive bem em apartamento, desde que sua necessidade de atividades seja respeitada. Se dá bem com outros animais, com crianças, adultos e idosos - adaptando sua rotina aos demais integrantes da família. Apesar dessa grande possibilidade de adaptação, não gosta da solidão e pode ficar muito triste quando fica longos períodos sozinho em casa.

Se você pensa em adquirir um Maltês, nada de deixa-lo no quintal. Ele é uma raça que precisa ficar dentro de casa, protegida no aconchego da família. Pretende ter um cachorro que aprende tudo rápido e faz mil truques? Então escolha outra raça. O Maltês prefere brincar a aprender e adestra-lo pode ser um desafio. Começar desde cedo ajuda, mas não garante que ele se tornará um exemplar obediente.

Mas se você quer um companheiro doce, divertido e que está sempre ao seu lado, o Maltês pode ser a raça certa para você. Com um pouco de atenção e brincadeira, ele torna-se um cão muito feliz – e deixa seu dono feliz também!

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: