Você pensa que poderia ser mais produtivo, mas não sabe como? Confira o livro a tríade do tempo.
Tríade do Tempo:
Você pensa que poderia ser mais produtivo, mas não sabe como? Confira o livro a tríade do tempo.
Após um belo prefácio "testemunhal", assinado por Gustavo Cerbasi (seu parceiro em outro livro), o "nerd" Christian explica por que escolheu este tema, como pesquisou mais de 40 mil pessoas em diversos países e, a partir daí, criou uma metodologia que contempla desde dicas práticas sobre organização de armários, pastas e documentos, até ferramentas para priorização de atividades, gerenciamento de emails e gestão de conhecimento.
O livro é dividido em duas partes. Na primeira parte, o autor propõe um upgrade na gestão do tempo, mostrando a necessidade de mudanças de hábitos pessoais para conquistar um novo padrão de vida. Mudar e ter sucesso depende apenas de você, desde que tenha consciência do poder das escolhas. Enfim, já estava na hora de modernizar a administração do tempo, certo?
O conceito de "Tríade do Tempo" é apresentado no capítulo 3. Para Christian, o tempo é uma trindade e ele a divide em três esferas: urgente, importante e circunstancial. A proposta básica é a mudança de um paradigma estabelecido há décadas, que é a existência simultânea de atividades importantes e urgentes. A utilização da Tríade do Tempo serve como um verdadeiro indicador de parâmetros e resultados da metodologia.
O primeiro passo é identificar a sua própria tríade, para depois reduzir as suas esferas da urgência e das circunstâncias. Através de conceitos básicos (descarregar, planejar, antecipar, priorizar e equilibrar), é possível assumir a responsabilidade e concentrar-se na esfera da importância.
A segunda parte do livro explica em detalhes a metodologia propriamente dita, que possui cinco fases distintas da aplicação. Você vai aprender como buscar a sua identidade, definir suas metas, planejar para preparar seu caminho e, por fim, entrar na fase da execução.
Para identificar quem é você de verdade, é necessário entender e priorizar seus diversos papéis e pessoas-chave, identificar seus relacionamentos e buscar o equilíbrio entre os corpos físico, mental, emocional e espiritual. As suas metas devem apontar um rumo para sua vida e o autor utiliza o modelo SMART, criado pelo mestre Peter Drucker, além de oferecer dicas para conectar suas metas para toda a vida.
O planejamento pode ser organizado em projetos e ser dividido em anual, mensal e semanal, de forma a estruturar suas prioridades. Em seguida é hora de arrumar sua bagunça pessoal através dos vários níveis de organização.
Neste ponto, Christian apresenta um dos temas mais importantes do livro, que é o conceito de taxonomia pessoal, fundamental na organização de todo o processo. Talvez seja este o conceito mais inovador em toda metodologia. Originalmente, taxonomia é um amo da biologia que se ocupa da classificação natural dos seres vivos. Quando aplicado à ciência da computação, o conceito destina-se às técnicas de classificação, categorização, agrupamento e hierarquização das informações. Por isso, a taxonomia pessoal é tão importante na metodologia proposta.
O método Tríade defende a ideia de que precisamos dividir o tempo em três tipos de atividades: as importantes, as urgentes e as circunstanciais. Para que você alcance os resultados esperados, sua rotina deve se concentrar nas atividades importantes e ter o mínimo possível de atividades urgentes e circunstanciais.
De acordo com o livro A Tríade do Tempo, de Christian Barbosa, a metodologia é o conjunto de 5 etapas que agrupam em técnicas específicas, um modelo para tornar pessoas e empresas mais produtivas: Identidade, Metas, Planejamento, Organização e Execução. A aplicação da Tríade do Tempo, testada e aprovada por milhares de pessoas, permitirá que você realize pequenas pausas entre as tarefas, e ainda assim, consiga ser mais produtivo e se dedicar ao que é realmente importante para sua vida.
Ao aplicar a Tríade em sua vida você conseguirá:
aprender efetivamente a equilibrar vida pessoal e profissional;
identificar as atividades que estão roubando seu tempo;
aprender a definir metas efetivas e executá-las;
evitar reuniões desnecessárias e outros compromissos inúteis;
gerenciar seu e-mail e informações de uso pessoal;
aprender a delegar e gerenciar equipes de forma eficaz
Conclusão:
O livro nos ensina a como sermos mais produtivos distinguindo as atividades em importantes, urgentes e circunstanciais