Burger King: Histórias de Sucesso
Burger King: Histórias de Sucesso
Compartilhe:

Você conhece a história do Burger King? Não, confira.

Burger King: Histórias de Sucesso

Você conhece a história do Burger King? Não, confira.

A história 

A origem da rede remonta ao dia 28 de julho de 1953 quando Matthew Burns, juntamente com Keith J. Kramer, inaugurou o Insta-Burger King, restaurante de alimentação rápida na cidade de Jacksonville, na ensolarada Flórida. Devido a enormes dificuldades financeiras, James W. McLamore e David Edgerton, dois homens que tinham experiência no ramo de restaurantes e acreditavam no conceito simples de oferecer refeições rápidas a preços razoáveis, compraram o restaurante, abreviaram o nome apenas para BURGER KING e inauguraram no dia 4 de dezembro de 1954, no subúrbio da badalada cidade de Miami na Flórida, um novo restaurante, localizado no endereço 3090 N.W. 36th Street, e que vendia hambúrgueres e milkshakes por 18 centavos de dólar, oferecendo ainda dois tamanhos de refrigerantes. Três anos mais tarde, em 1957, foi lançado o famoso sanduíche WHOPPER® (com um hambúrguer de 100 gramas) custando apenas 37 centavos, e que se tornaria o carro-chefe da rede BURGER KING. Em 1961 os direitos de franquia nacional e internacional começaram a operar. Dois anos depois, a rede inaugurou sua primeira unidade internacional em Porto Rico. Pouco depois, em 1967, contando com uma rede de 275 restaurantes em funcionamento, o BURGER KING foi vendido para a Pillsbury Company, uma tradicional empresa do ramo de panificação.

A partir de 1974, a marca lançou uma série de comerciais de televisão bem-sucedidos, nos quais funcionários cantavam “Hold the pickles, hold the lettuce. Special orders don’t upset us. All we ask is that you let us serve it your way!” (em português algo como “Segure os picles, segure a alface. Encomendas especiais não nos incomodam. Tudo o que pedimos é que nos deixe servir do seu jeito”). Essa estratégia de publicidade visava contrastar a flexibilidade do BURGER KING com a famosa rigidez do McDonald’s. No ano de 1975 ocorreu a inauguração de sua primeira loja na Europa, localizada na cidade de Madri. Em 1983 a empresa resolveu investir nas faculdades e seu público jovem, abrindo sua primeira loja no campus da Northeastern University em Boston, estado de Massachusetts. A década de 1990 começou com o lançamento do programa Burger King Kids Club, uma espécie de clube de relacionamento para crianças, que recebeu mais de um milhão de inscrições em seus primeiros dois meses. Em 1993 a rede inaugurou sua primeira franquia na Arábia Saudita e o milésimo restaurante, localizado em Sydney na Austrália. No ano seguinte continuou sua expansão internacional com a inauguração de unidades em Israel, Omã, República Dominicana, El Salvador, Peru e Nova Zelândia, contribuindo para a rede atingir 7.600 restaurantes em 56 países nos anos seguintes.

A rede anunciou, em 1998, uma grande reformulação em suas lojas, que ganharam ambientes mais modernos e aconchegantes, e no logotipo da marca, começando as mudanças pela cidade de Reno, estado americano de Nevada. Somente em 2004 a rede americana chegou ao Brasil, inaugurando seu primeiro restaurante no Shopping Ibirapuera, na cidade de São Paulo. Adotando a mesma postura agressiva na mídia, como era utilizada nos Estados Unidos, a campanha de inauguração em solo brasileiro estreou fazendo comparações diretas ao rival McDonald’s nas propagandas. Os comerciais incluíam frases provocativas como “abaixo a ditadura” e “a concorrência está frita”, isso sem contar que as três primeiras lojas na capital paulista estavam situadas ao lado ou na frente de uma unidade do McDonald’s. Hoje em dia no Brasil são mais de 660 lojas (presente em todos os estados) e mais de 11 mil colaboradores.

Em 2009, a marca anunciou o programa BURGER KING 20/20, que englobava, não somente uma nova decoração e design de suas lojas, como também torná-las mais sustentáveis. Dentre as novidades estavam: utilização de paredes de tijolos, metal e concreto; lâmpadas LEDS nas áreas internas e externas, economizando assim 55% da energia; carregador para veículos elétricos; abastecimento através de energia eólica e solar; além da apresentação do cardápio em telas LCD e mais elementos gráficos e de sinalização. O projeto também incluía a experiência de adição de novos itens no cardápio como costelas com molho barbecue, salmão grelhado e carnes. Além disso, as embalagens também sofreram reformulação: iniciando pela Europa, em 2010, a rede apresentou suas novas embalagens inspiradas no movimento Pop Art dos anos de 1950, com design baseado no estilo do badalado artista Andy Warhol. A ideia do novo projeto era proporcionar uma experiência mais intimista e aumentar o engajamento dos consumidores com o local e a marca. A primeira unidade foi inaugurada no aeroporto Schiphol em Amsterdã. Nos anos seguintes, mais de 90 restaurantes adotaram o design 20/20 em cidades como Miami, Cidade do México, Houston, Edimburgo, Xangai, Vancouver, Roma e Londres. Essa nova arquitetura foi adotada em todas as lojas da rede no mundo progressivamente.

No início de setembro de 2010, o fundo 3G Capital, que concentra os investimentos do trio de brasileiros, Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, comprou a rede americana por US$ 4 bilhões, entre aquisição de ações (o capital foi fechado na Bolsa de Valores) e pagamento de dívidas. Considerada uma espécie de patrimônio cultural dos americanos, essa foi a segunda vez em menos de oito anos que a rede foi negociada. Em 2002, a inglesa Diageo, antiga controladora, tinha vendido a rede para o Texas Pacific Group (TPG), a Bain Capital e o banco Goldman Sachs. Os novos proprietários abriram o capital da empresa, em 18 de maio de 2006, mas não tiveram muito sucesso. Os novos controladores brasileiros, como forma de reduzir a dependência do BURGER KING em relação ao mercado americano, apesar da empresa bater um recorde e abrir 338 pontos de venda fora de Estados Unidos e Canadá durante o ano de 2009, anunciaram um plano de inaugurar 500 novas lojas na América Latina nos próximos anos, especialmente no Brasil, onde em 2011 lançaram uma campanha com o mote “Grelhado no fogo como churrasco”, comunicando assim a principal característica dos hambúrgueres da rede em relação ao principal concorrente. Em 2012 a rede reformulou seu cardápio no mercado americano com a introdução de novos sorvetes, smoothies e sanduíches

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: