PlayStation: Histórias de Sucesso
PlayStation: Histórias de Sucesso
Compartilhe:

Você conhece a história da PlayStation? Não, confira.

PlayStation: Histórias de Sucesso

Você conhece a história da PlayStation? Não, confira.

A história:

A história do console PlayStation da Sony é a própria história, muito conturbada, da afirmação do CD-ROM no entretenimento doméstico. No começo a desconfiança era grande, pouca gente tinha e os preços eram extremamente altos. Tudo começou há tempo atrás, nos anos de ouro do Super Nintendo. Em 1988, a Sony firmou um contrato com a Nintendo para criar um leitor de CDs para o novo videogame de 16 bits. Chamado na época de Super Disc, o console rodaria cartuchos de Super Nintendo e CDs de multimídia da Sony, além dos jogos criados pela Nintendo em CD. Mas o futuro reservava surpresa para as duas empresas japonesas. A Sony conseguiu o direito de ser a única distribuidora mundial oficial da plataforma, criada pelo engenheiro Ken Kutaragi, além de ter todos os direitos sobre os kits de desenvolvimento. A Nintendo, famosa por querer controlar toda a produção, não gostou da notícia. Um dia depois do anúncio da Sony sobre o PlayStation (o novo nome do Super Disc), a Nintendo veio à público para fazer seu próprio anúncio. Só que ao invés de confirmar o acordo com a Sony, comunicou que estava criando um leitor de CD para o seu videogame em parceria com a Philips.

Chegara a vez da Sony se enfurecer. Como o projeto já se encontrava em avançado estágio de desenvolvimento, não foi difícil para o seu engenheiro chefe, Ken Kutaragi, convencer a Sony a terminá-lo e lançá-lo no mercado como um videogame independente. Então, após uma história tumultuada com a Nintendo, a empresa esperou até 1993 para anunciar o seu PlayStation-X (o que explica a sigla PSX), uma versão atualizada do videogame de CD, agora com capacidades gráficas 3D e nenhuma ligação com a Nintendo. O design do videogame era simples, porém extremamente poderoso e elegante. Mas como a Atari e a 3DO provaram, hardware não salva uma plataforma, e a Sony precisava de software de qualidade, entenda-se jogos, para o PSX. E começou a corrida para seduzir os produtores de jogos. Após comprar a Psygnosis, uma empresa inglesa de software, e o suporte de mais de 250 empresas japonesas, a Sony se preparava para produzir em larga escala o aparelho. Uma parceria com a Namco resultou no Ridge Racer, um jogo de fliperama baseado na placa do PSX que seria posteriormente utilizado como game-propaganda para o lançamento do console.

Finalmente no dia 3 de dezembro de 1994, o PlayStation foi lançado no Japão, custando 37 mil ienes, aproximadamente R$ 700 reais na época. O aparelho desaparecia rapidamente das lojas, sendo considerado um dos produtos mais importantes da Sony desde o lançamento do Walkman. Em 1995, o PlayStation foi apresentado na badalada feira E3 (Electronics Entertainment Expo) e roubou a cena, seduzindo a imprensa e o público americano com suas promessas inovadoras. E com uma centena de produtores ocidentais, tudo parecia perfeito para o lançamento em solo americano. E assim, no dia 9 de setembro a Sony levou às lojas seu novo console ao preço de US$ 299. O primeiro PlayStation possuía um estilo típico para sua época, uma “caixa” cinza composta de uma unidade leitora de CD-ROM, ranhuras para memory cards (cartões de memória que armazenam informações dos jogos, permitindo salvar dados dos jogos e continuá-lo no mesmo ponto em que se parou) e entradas para controles joysticks. Depois disso, a história de sucesso da marca estava traçada.

Mesmo com a chegada de concorrentes mais poderosos como o N64, lançado em 1996 e o Dreamcast, lançado em 1998, o PlayStation continuava sendo o mais vendido, com uma extensa biblioteca de jogos e um mercado já estabelecido com grande sucesso. Nos anos seguintes, os sucessores do primeiro PlayStation provaram ser tão ou mais poderoso quanto o original, tornando-se o videogame de maior sucesso da história com milhões de unidades comercializadas e outros milhões de fãs arrebatados nos quatro cantos do mundo. Além disso, a marca também investiu no segmento de console portáteis e acessórios que davam maior dinamismo e realismo aos jogadores. Outro fator de sucesso do PlayStation é o enorme número de jogos criados e desenvolvidos ao longo desses anos. Muitos deles se tornaram verdadeiros ícones do segmento. Até hoje, aproximadamente 8.300 jogos foram lançados para os consoles PlayStation desde seu surgimento.

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: