Você conhece a história da PlayStation? Não, confira.
PlayStation: Histórias de Sucesso
Você conhece a história da PlayStation? Não, confira.
A história:
A história do console PlayStation da Sony é a própria história, muito conturbada, da afirmação do CD-ROM no entretenimento doméstico. No começo a desconfiança era grande, pouca gente tinha e os preços eram extremamente altos. Tudo começou há tempo atrás, nos anos de ouro do Super Nintendo. Em 1988, a Sony firmou um contrato com a Nintendo para criar um leitor de CDs para o novo videogame de 16 bits. Chamado na época de Super Disc, o console rodaria cartuchos de Super Nintendo e CDs de multimídia da Sony, além dos jogos criados pela Nintendo em CD. Mas o futuro reservava surpresa para as duas empresas japonesas. A Sony conseguiu o direito de ser a única distribuidora mundial oficial da plataforma, criada pelo engenheiro Ken Kutaragi, além de ter todos os direitos sobre os kits de desenvolvimento. A Nintendo, famosa por querer controlar toda a produção, não gostou da notícia. Um dia depois do anúncio da Sony sobre o PlayStation (o novo nome do Super Disc), a Nintendo veio à público para fazer seu próprio anúncio. Só que ao invés de confirmar o acordo com a Sony, comunicou que estava criando um leitor de CD para o seu videogame em parceria com a Philips.
Chegara a vez da Sony se enfurecer. Como o projeto já se encontrava em avançado estágio de desenvolvimento, não foi difícil para o seu engenheiro chefe, Ken Kutaragi, convencer a Sony a terminá-lo e lançá-lo no mercado como um videogame independente. Então, após uma história tumultuada com a Nintendo, a empresa esperou até 1993 para anunciar o seu PlayStation-X (o que explica a sigla PSX), uma versão atualizada do videogame de CD, agora com capacidades gráficas 3D e nenhuma ligação com a Nintendo. O design do videogame era simples, porém extremamente poderoso e elegante. Mas como a Atari e a 3DO provaram, hardware não salva uma plataforma, e a Sony precisava de software de qualidade, entenda-se jogos, para o PSX. E começou a corrida para seduzir os produtores de jogos. Após comprar a Psygnosis, uma empresa inglesa de software, e o suporte de mais de 250 empresas japonesas, a Sony se preparava para produzir em larga escala o aparelho. Uma parceria com a Namco resultou no Ridge Racer, um jogo de fliperama baseado na placa do PSX que seria posteriormente utilizado como game-propaganda para o lançamento do console.
Finalmente no dia 3 de dezembro de 1994, o PlayStation foi lançado no Japão, custando 37 mil ienes, aproximadamente R$ 700 reais na época. O aparelho desaparecia rapidamente das lojas, sendo considerado um dos produtos mais importantes da Sony desde o lançamento do Walkman. Em 1995, o PlayStation foi apresentado na badalada feira E3 (Electronics Entertainment Expo) e roubou a cena, seduzindo a imprensa e o público americano com suas promessas inovadoras. E com uma centena de produtores ocidentais, tudo parecia perfeito para o lançamento em solo americano. E assim, no dia 9 de setembro a Sony levou às lojas seu novo console ao preço de US$ 299. O primeiro PlayStation possuía um estilo típico para sua época, uma “caixa” cinza composta de uma unidade leitora de CD-ROM, ranhuras para memory cards (cartões de memória que armazenam informações dos jogos, permitindo salvar dados dos jogos e continuá-lo no mesmo ponto em que se parou) e entradas para controles joysticks. Depois disso, a história de sucesso da marca estava traçada.
Mesmo com a chegada de concorrentes mais poderosos como o N64, lançado em 1996 e o Dreamcast, lançado em 1998, o PlayStation continuava sendo o mais vendido, com uma extensa biblioteca de jogos e um mercado já estabelecido com grande sucesso. Nos anos seguintes, os sucessores do primeiro PlayStation provaram ser tão ou mais poderoso quanto o original, tornando-se o videogame de maior sucesso da história com milhões de unidades comercializadas e outros milhões de fãs arrebatados nos quatro cantos do mundo. Além disso, a marca também investiu no segmento de console portáteis e acessórios que davam maior dinamismo e realismo aos jogadores. Outro fator de sucesso do PlayStation é o enorme número de jogos criados e desenvolvidos ao longo desses anos. Muitos deles se tornaram verdadeiros ícones do segmento. Até hoje, aproximadamente 8.300 jogos foram lançados para os consoles PlayStation desde seu surgimento.


.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)