Quem foi Mao Tse Tung?
Quem foi Mao Tse Tung?
Compartilhe:

Você já deve ter ouvido falar em Mao Tse Tung, mas sabe quem ele realmente foi? Confira!

Quem foi Mao Tse Tung?

Você já deve ter ouvido falar em Mao Tse Tung, mas sabe quem ele realmente foi? Confira!

Mao Tsé-Tung (1893-1976) nasceu na aldeia de Shaoshan, em Hunan, na China, no dia 26 de dezembro de 1893. Filho de camponeses estudou até os 13 anos de idade, quando passou a trabalhar na lavoura. De volta aos estudos formou-se em uma escola preparatória para o magistério em Changsha, capital da província de Hunan. Alistou-se no exército nacionalista onde serviu por curto período. De volta para Changsha foi nomeado diretor de uma escola primária.

Desde cedo, Mao Tsé-Tung identificou-se com os ideais socialistas e tomou contato com o pensamento político ocidental. Lutou como soldado no exército revolucionário do Kuomintang, o Partido Nacional do Povo, liderado por Sun Yat-sem, que derrubou a dinastia Manchu, que mantinha uma economia arcaica e colaborava com a dominação estrangeira no país.

A partir de 1911, o país foi palco de uma série de conflitos entre grupos políticos que queriam tomar o poder. Em 1921, com a participação de Mao Tsé-Tung, foi fundado o Partido Comunista Chinês (PCC), que no início aliou-se ao Kuomintang, mas em 1927 a aliança foi desfeita e os comunistas seguiram um caminho próprio com o objetivo de construir o socialismo na China. O PCC formou então as bases do “Exército Vermelho”, constituído principalmente por camponeses que atuavam em diferentes regiões da China.

Em 1929, o Exército Vermelho já contava com 10 mil soldados e dominava a província de Kiangsi. Em 1931, a tropa já havia crescido para 300 mil pessoas. Em 1933, o Kuomintang, sob a liderança do general Chang Kai-chek, iniciou uma campanha para aniquilar as Bases Vermelhas e reprimir os comunistas. Sob sua liderança, 900 mil soldados partiram contra o Exército Vermelho. Em outubro de 1934, o assédio das tropas do governo tornou-se insuportável, o que fez os líderes, com seus exércitos, se retirarem para o norte da China.

Era o começo da “Longa Marcha”, uma retirada estratégica em que o exército vermelho percorreu durante um ano, cerca de 10 mil quilômetros a pé, atravessando a China de sul a norte. Mao Tsé-Tung comandou a longa marcha e tornou-se a principal liderança do PCC. Ao saírem de Kiangsi eram cerca de 100 mil pessoas. Chegaram a Shensi em outubro de 1935, apenas 30 mil. Apesar das perdas, o movimento foi decisivo para a Revolução Chinesa.

Em 1937, os japoneses que ocupavam a Manchúria, invadiram outros territórios do país, mas as regiões ocupadas foram libertadas pelo Exército Vermelho. Com a expulsão dos japoneses, ao final da Segunda Guerra Mundial, a “China Vermelha” de Mao Tsé-Tung avançou sobre a China Livre, até conquistar a vitória final em outubro de 1949 e instaurar a “República Popular da China”.

A vitória da Revolução Chinesa só foi possível porque Mao rompeu com a orientação do Partido Comunista soviético de Stalin. Este queria que os comunistas chineses se lançassem em insurreições nas grandes cidades. Mao preferiu concentrar suas forças nas zonas rurais, impondo o cerco pelo campo.

Mao Tsé-Tung governou a República Popular da China de 1949 até sua morte, em 1976. Seu governo foi marcado pelo culto à sua pessoa e às suas ideias, muitas delas reunidas numa coletânea que foi chamada de “Livro Vermelho”. Escreveu ainda textos para propagar a ideologia comunista: “Sobre a Prática e Sobre a Contradição” (1937), “Uma Nova Democracia” (1940), “Literatura e Arte” (1942), entre outros.

Mao Tsé-Tung faleceu em Pequim, China, no dia 9 de setembro de 1976.

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: