Você Conhece Margaridão ou Girassol Mexicano
Você Conhece Margaridão ou Girassol Mexicano
Você Conhece Margaridão ou Girassol Mexicano
Você Conhece Margaridão ou Girassol Mexicano
Você Conhece Margaridão ou Girassol Mexicano
Você Conhece Margaridão ou Girassol Mexicano
Você Conhece Margaridão ou Girassol Mexicano
Compartilhe:

Margaridão (planta Mão de Deus ou girassol mexicano): benefícios e como usá-lo. Esta linda planta pode ser encontrada no Parque do Guacuri em Itupeva e você pode contemplar a sua beleza.

Em visita ao Parque do Guacuri na companhia de Denise administradora do Parque do Guacuri em Itupeva, tive a oportunidade de conhecer mais sobre o "Margaridão", Tithonia diversifolia, denominada popularmente de margaridão ou girassol mexicano, é uma erva da família Asteraceae (tribo Heliantheae) que ocorre da América Central até as índias ocidentais, tendo sido naturalizada nos trópicos.
“Após ser podada e aplicada em hortas e no solo, o Margaridão ajuda na obtenção de nitrogênio, potássio, cálcio e magnésio”.
Outra função interessante é que por ter abundância de flores, ele traz muitos polinizadores, tais como as abelhas. E isso faz com que aumente a biodiversidade.

O margaridão (Tithonia diversifolia) não é uma planta brasileira, mas hoje é comum encontrá-la no Brasil. É muito utilizada para paisagismo e se desenvolve em quase todos os continentes.

Também conhecida como mão de deus ou girassol mexicano, essa planta chega a até 4 metros de altura e dá muitas flores, formando uma parede de margaridas amarelas. As folhas dela têm cinco projeções (ou dedos), daí o nome mão de deus.

Toxidade
O margaridão tem potencial tóxico. Se o chá dele for tomado em doses elevadas e durante extenso período de tempo, pode causar feridas e sangramento, tanto no fígado quanto nos rins. Não se deve fazer tratamentos por mais de 15 dias com essa planta. É possível parar o tratamento e, depois de um tempo, continuar novamente, pois o organismo precisa de um período de descanso dos princípios ativos dessa planta que são agressivos.

Benefícios
Ação anti-inflamatória
Existem várias substâncias anti-inflamatórias no margaridão, que serve para muitos tipos de inflamações agudas (que acontecem momentaneamente, como dores de garganta). Para combater essas inflamações, pode-se utilizar o chá ou a tintura da planta.

Por lesionar o fígado e os rins, o margaridão não pode ser usado para inflamações como a artrite, que precisa ser tratada durante 1 ou 2 anos.

Ação analgésica
O margaridão tem capacidade analgésica. Em casos de dores de cabeça, de dente, de ouvido ou de garganta, pode-se tomar o chá das folhas dele para uma ação analgésica pontual.

Dores crônicas não podem ser tratadas com o margaridão.

Controle da diabetes
Foi demonstrado que os princípios ativos da planta reduzem o açúcar no sangue, portanto, ela pode ser utilizada para o tratamento da diabetes, porém, como essa é uma doença crônica e que precisa ser tratada durante toda a vida, o margaridão deve ser utilizado somente durante alguns dias, e depois substituído por outras plantas, como carqueja, pata-de-vaca, etc., alternando para que o organismo não seja agredido e não se acostume com os princípios ativos de uma só planta.

Tratamento da malária
O chá do margaridão é reputado, principalmente em regiões como a Amazônia, a Colômbia e alguns países da América Central, como uma planta eficiente no combate da malária.

Combate a síndrome de abstinência
Apesar de não haverem estudos que comprovem, o margaridão tem reputação de auxiliar quem está abandonando vícios (como drogas, álcool e cigarro), atenuando a síndrome de abstinência. O maior obstáculo de abandonar o cigarro, por exemplo, é o fato da dependência química da nicotina causar suores, dores de cabeça, enjoos, nervosismo, insônia, compulsão por comida, etc. – todos sintomas da síndrome de abstinência.

Referências:
Rebeca Steinbruch, Graduação em Nutrição pela Universidade São Judas Tadeus (2007-2010). Pós-graduação em Nutrição Clínica pela Universidade Nove de Julho (2013-2014). Pós-graduação em Prescrição de Fitoterapia e Suplementação Esportiva e Clínica pela Universidade Estácio de Sá (2015-2016). Nutricionista Clínica da empresa Assiped (2016-2017). Nutricionista Clínica da empresa Cefron (2015-2018).

Fotos: Denise - Parque do Guacuri (11) 4593-2001

 

 

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: