Quem foi Saddam Hussein?
Quem foi Saddam Hussein?
Compartilhe:

Você já deve ter ouvido falar em Saddam Hussein, mas sabe quem ele realmente foi? Confira!

Quem foi Saddam Hussein?

Você já deve ter ouvido falar em Saddam Hussein, mas sabe quem ele realmente foi? Confira!

Saddam Hussein (1937-2006) nasceu na aldeia Al-Awja, no dia 28 de abril de 1937. Filho de agricultores pobres, não conheceu o pai, que saiu de casa seis meses antes de Saddam nascer. Foi criado por um tio materno. Inspirado pelo tio Khayralla Tulfah, oficial do exército Iraquiano e defensor da unidade Árabe, gravitou na política, na adolescência. Estudou em uma escola de lei iraquiana durante três anos, quando abandonou os estudos para aderir ao Partido Socialista Árabe Baath, aos 19 anos. Durante esse tempo lecionava numa escola secundária.

Saddam deixou a sua marca três anos mais tarde como um dos participantes na tentativa de assassinato do Primeiro Ministro Iraquiano Abudul Karim Kassin, em 1959. Durante o atentado, Hussein viria ser baleado numa perna e foi forçado a fugir para a Síria e depois para o Egito.

Em 1968 ajudou a liderar a revolta que finalmente conduziu o Partido Baath no poder, sob a liderança do General Ahmed Hassan Bakr. Durante o processo revolucionário, Saddam torna-se o Vice-Presidente, a partir do qual construiu uma elaborada rede de polícias secretas que tinham como objetivo perseguir os dissidentes do regime. Onze anos após o golpe de estado, Hussein depôs Bakr e encheu as ruas com seus retratos. Os anos de Saddam como revolucionário o tornaram um homem sempre alerta ao perigo dos dissidentes. Pouco tempo após ter conquistado o poder, implementou uma violenta luta que levou à morte dezenas de membros do governo, suspeitos de falta de lealdade.

No inicio dos anos 80, utilizou armas químicas para por termo à rebelião Curda no norte do Iraque. A fome de poder de Saddam Hussein espalhou-se para além das fronteiras do Iraque. Apostado em subjugar o mundo Islâmico, atacou os países vizinhos. Em 1980 invadiu o Irã, iniciando um guerra de oito anos que não venceu. Em Agosto de 1990 invadiu o Kuwait, país rico em petróleo, que proclamou como a 19ª província do Iraque. Desafiou as Nações Unidas ao não cumprir as diretivas que o obrigavam a retirar-se do Kuwait, provocando a que chamou "Mãe de Todas as Batalhas", a Guerra do Golfo.

No início de 1991, uma coligação dirigida pelos Estados Unidos, no governo de George Bush, obrigou o Iraque a retirar-se do Kuwait. Vencidos pelos aliados, teve que aceitar o embargo imposto a seu país pela ONU.

Em 1998 o governo dos Estados Unidos voltou a atacar o Iraque, com o objetivo de debilitar a capacidade iraquiana de produzir armas químicas. Em março de 2003 a coalizão anglo americana iniciou a intervenção militar no Iraque, sem a autorização da ONU. Saddam se escondeu e só foi localizado em dezembro, num buraco subterrâneo, na cidade de Adwar. Em outubro de 2005 o Tribunal Especial iraquiano iniciou o processo contra o ex-ditador, acusado de violação dos direitos humanos, e crime de guerra contra a humanidade. Em 5 de novembro de 2006 Saddam foi condenado à forca.

Saddam Hussein foi enforcado em Kadhimiya, Iraque, no dia 30 de dezembro de 2006.

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: