Conheça árvore rara que derrama um manto dourado sobre suas raizes
Conheça árvore rara que derrama um manto dourado sobre suas raizes
Compartilhe:

Considerada a mais antiga da Terra, conheça árvore rara que derrama um “manto dourado” sobre suas raizes

É o caso da ginkgo biloba de 1.400 anos na China, que atrai todos os anos milhares de pessoas às montanhas Zhongnan. Como é de costume, no outono caem as folhas, formando um tapete amarelo no pátio do templo budista Gu Guanyin.

A árvore, que foi plantada durante a dinastia Tang (618-907), é conhecida por sua longevidade, sendo considerada a mais antiga existente.

O ginkgo biloba pode viver por vários séculos e, paradoxalmente, corre o risco de extinção devido ao desmatamento.

As representantes dessa espécie são nativas da China e são as últimas remanescentes de uma família antiga de árvores, que já existiam na última era dos dinossauros.

Também são conhecidas como nogueira-do-japão ou árvore-avenca e, embora estejam desaparecendo na natureza, podem ser encontradas em parques e jardins de várias partes do mundo, onde se destacam pelas vistosas folhas amarelas durante o outono.

O segredo da longevidade e boa saúde é que elas produzem substâncias químicas que as protegem contra fatores de estresse, como doenças ou secas.

A análise genética revelou que o ginkgo biloba produz seus próprios antioxidantes, antimicrobianos e hormônios protetores.

Além disso, os biólogos descobriram que os genes relacionados à idade não são ativados quando a árvore atinge uma certa idade, como acontece em outras espécies, como ervas ou plantas anuais (que, em geral, germinam, florescem e morrem no período de um ano).

Assim, embora a árvore seja devastada por raios ou geadas, todos os seus processos necessários para continuar crescendo saudável continuam funcionando sem problemas.

"À medida que envelhece, o ginkgo biloba não mostra sinais de enfraquecimento da sua capacidade de se defender do estresse"

#História: A magnífica árvore é considerada um fóssil vivo, pois, ela habita a terra por mais de 200 milhões de anos, ou seja, período em que os dinossauros circulavam por aqui.

Engana-se quem pensa que essa belezura serve apenas para ser admirada. Ela é utilizada para fins medicinais, sendo usada parar criação de remédios que estimulam o cérebro.

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: