E você já está animado para montar sua árvore de Natal?
Conheça a história da Árvore de Natal e saiba mais sobre bolas de Natal Personalizadas, para deixar sua árvore com a sua cara!
Árvore de Natal
E você já está animado para montar sua árvore de Natal?
A árvore de Natal é uma das mais populares tradições associadas com a celebração do Natal e é normalmente uma árvore conífera de folhas perenes (um pinheiro) ou uma árvore artificial. Como parte da tradição, enfeita-se a árvore com bolas coloridas e outros adornos natalinos, como o sino de Natal.
O dia de montar as decorações natalinas varia em cada país. Enquanto nos Estados Unidos se monta a árvore de Natal no Dia de Ação de Graças, no Brasil o dia certo para montar a árvore de Natal é no 4° domingo antes do Natal, dia que marca o início do Advento. Já em Portugal a tradição diz que deve ser montada a 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição. A festa cristã relata que no dia 6 de janeiro, em que se comemora o Dia de Reis, data que assinala a chegada dos Três Reis Magos a Belém, encerrando as festas do Natal, quando a árvore de Natal e demais decorações natalinas são desfeitas.
E qual a origem da árvore de Natal?
Nos tempos mais antigos, antes mesmo de Cristo, plantas e árvores que permaneciam verdinhas todo o ano tinham um significado especial para as pessoas durante os rigorosos invernos.
O primeiro uso documentado de uma árvore nas celebrações de Natal e Ano Novo foi na praça da cidade de Riga, capital da Letônia, no ano de 1510. Nessa praça, existe uma placa dizendo que aquela foi a primeira árvore de Ano Novo, sendo que a frase está traduzida em oito idiomas.
Outro registro é de uma pintura da Alemanha em 1521, que mostra uma árvore sendo levada pelas ruas com um homem montado num cavalo atrás dela. O homem está vestido como um bispo, possivelmente representando São Nicolau (santo que é relacionado com a inspiração para o Papai Noel).
Há também um registro de uma pequena árvore em Breman, na Alemanha, em 1570. Ela era descrita como uma árvore decorada com "maçãs, nozes, tâmaras, pretzels e flores de papel", que era exibida numa casa aliança (ponto de encontro de uma sociedade de homens de negócio na cidade).
Apesar disso, os pisca-piscas coloridos só deram o ar da graça em 1917. Segundo o portal, Albert Sadacca, um jovem de Nova York, resolveu criar as luzes elétricas e coloridas após episódio de explosão de uma árvore com luzes de velas.
Por fim, em 1931, uma enorme árvore iluminada foi colocada no Rockefeller Center, em Nova York, e deu início à tradição na cidade, que logo se espalhou para o mundo inteiro.