Como Manter Seu Manjericão Bonito e Podar Certo!
Compartilhe:

Um dos benefícios do manjericão é a melhora do sistema imunológico. Hoje ensinaremos como plantar, cuidar e podar o Manjericão.

Quem tem uma mini horta em casa sabe o quanto é bom poder colher o alimento e consumi-lo na hora. Geralmente, os temperos são escolhidos para compor a plantação. Saber como plantar, cuidar e podar manjericão, por exemplo, pode enriquecer o seu almoço, deixando-o mais saboroso.

Qual é a origem do manjericão?

Essa folhinha de gosto tão marcante tem origem na Índia, como muitos outros temperos, ervas e especiarias. A similaridade com o formato da hortelã não é à toa, já que ambas pertencem à família Lamiaceae.

Também é fonte de cálcio, zinco, manganês, potássio, ferro e magnésio, além de diversas vitaminas, como a A, B, C, E e K. Além de nutritivo, é utilizado em saladas, pizzas, sopas, massas, refogados de carne e até em alguns drinks. Então, o que é manjericão se não uma erva versátil? 

Neste artigo, vamos mostrar exatamente como podar manjericão da maneira certa para que sua planta de manjericão possa produzir folhas aromáticas repetidamente!

O problema pode ser simplesmente uma poda! Acredite ou não, se você quer uma grande produção de manjericão, você realmente tem que podar, então hoje vamos mostrar-lhe como podar manjericão para que você possa obter a mais saudável, maior cultura ainda!

Um dos benefícios do manjericão é a melhora do sistema imunológico. Suas folhas são utilizadas no tratamento de resfriados. É recomendável mastigá-las para o alívio de resfriados e gripes. As fortes propriedades do manjericão antibióticas protegem o organismo contra bactérias e as infecções causadas por elas.

Chá de manjericão é uma ótima bebida para a saúde! O alimento possui propriedades medicinais, antissépticas e antimicrobianas, e é superindicado para tratamentos de resfriados e limpeza do organismo

O manjericão é uma parte importante de qualquer jardim de ervas porque é simplesmente tão versátil! Esta erva super aromática vai muito bem em pratos de estilo asiático, saladas, em pizzas, e qualquer outra coisa que você possa pensar.

Você pode cultivar manjericão em quase qualquer cenário, de dentro para fora. Manjericão fresco é ótimo para ter em sua cozinha como é muito conveniente ou em uma jardineira em seu quintal ou varanda gourmet.

Como plantar manjericão em vaso

A maneira mais comum de ter manjericão nas residências é plantar em vaso. Por isso, vamos compartilhar dicas de como cultivar manjericão em vaso e proporcionar um crescimento saudável para a erva.

  1. Forre o fundo do vaso com pedra brita para que a água seja drenada na hora da rega;
  2. Coloque o substrato até o limite do recipiente;
  3. Plante a muda e cubra-a com uma nova camada de substrato;
  4. Regue de maneira que o solo não fique encharcado

Com tudo pronto, o próximo passo é colocar o vaso em um espaço com luminosidade, como a varanda ou a janela. O ideal é que a planta receba luz durante três horas por dia. Depois disso, deixe o vaso em um local com luz indireta.

Como plantar a muda de Manjericão 

Se você quer saber como plantar muda de manjericão ou multiplicá-la, preste atenção nos detalhes a seguir. Pode parecer um pouco trabalhoso, mas é recompensador.

Em primeiro lugar, corte um caule da erva já crescida, mantendo algumas folhas. Mergulhe o caule em um copo com água de tal forma que as folhas fiquem para fora do copo. Deixe o copo com o manjericão próximo a uma janela para receber luminosidade de duas a três semanas.

A cada dia que passa, você vai ter o privilégio de ver nascer as primeiras raízes aos poucos. Quando elas estiverem grandes e bem desenvolvidas, é hora de transplantá-las para o vaso com terra. 

Como plantar as sementes de manjericão

Outra maneira de ter essa erva em casa é aprendendo a plantar as sementes de manjericão. A tarefa é fácil, sem exigir muito do seu tempo durante a execução. O mais demorado é aguardar a germinação.

Plante de duas a três sementes em uma profundidade de um centímetro e cubra com terra. Caso a terra for mantida úmida, em até sete dias, começarão a brotar as primeiras folhinhas. Você vai ver de perto a natureza agindo.

Agora que você já sabe como plantar manjericão, que tal aprofundar ainda mais a pesquisa? A seguir, vamos falar sobre as espécies que existem e podem tranquilamente ser encontradas na natureza.

Confira 5 tipos de manjericão e características

Para incrementar a sua horta, escolha o tipo de manjericão que se adeque ao seu gosto pessoal. Separamos cinco espécies diferentes para te ajudar a escolher o ideal para você. Confira.

  1. Manjericão alfavaca: é o tipo mais consumido no Brasil, indicado para ser utilizado na preparação de molhos. Apresenta folhas com formato oval e sabor mais leve;
  2. Manjericão miúdo: as folhas são pequenas, pontiagudas e podem ser cultivadas em vaso. Também são bem requisitadas no cozimento de vários pratos;
  3. Manjericão italiano: diferente dos outros suaves, possui um gosto mais intenso e adocicado. Por isso, não exagere;
  4. Manjericão roxo: possui sabor suave, por isso não é muito usado no preparo dos alimentos. Serve para decorar e usar com finalidade terapêutica;
  5. Manjericão tailandês: pode parecer mentira, mas esse tipo tem o sabor muito parecido com o de um limão. É muito usado na culinária da Ásia e possui um aroma mais cítrico.

Como você deve ter percebido, a natureza é sinônimo de fartura quando se trata de manjericão. Todos eles são comestíveis, deixando qualquer prato bonito e com um gosto especial.

Como Podar Manjericão da forma certa?

PASSO 1: PROCURE DUAS FOLHAS GRANDES

Comece procurando um conjunto de 2 folhas de manjericão grandes. Onde a base de cada folha encontra o caule, você deve ver outro pequeno conjunto de folhas ou botões verdes muito pequenos.

PASSO 2: CORTE A HASTE MÉDIA

Corte a haste média diretamente acima do conjunto de folhas pequenas, deixando pelo menos 1/2 polegada de haste, se possível. As pequenas folhas agora crescerão no lugar do único corte entre eles, e você terá duas novas hastes em vez de apenas uma!

PASSO 3: CONTINUE ESTE PROCESSO ATÉ O TAMANHO DESEJADO

Você pode continuar cortando as hastes do meio até que sua planta esteja no tamanho desejado, ou deixá-la como está. Continue fazendo isso durante a temporada de crescimento.

NÃO corte as folhas mais próximas do fundo da planta, pois a planta de manjericão precisa de uma base estável.

As folhas de manjericão podem parecer contra intuitivas, mas na verdade produz mais manjericão em um período mais rápido de tempo. Pense nisso como obter guarnições regulares para o seu cabelo – seu cabelo é mais saudável, e vai crescer melhor!

Então agora que você sabe como podar manjericão, é hora de arregaçar as mangas e começar a podar!

 

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: