Uma história linda, um filme que faz parte da minha vida! A eterna encantadora de abelhas.
O longa-metragem está disponível no Prime Video, e promete ser uma história que envolve e provoca debates no público, sendo uma ótima opção para aqueles em busca de bons filmes.
A adaptação do livro “Fried Green Tomatoes at the Whistle Stop Cafe”, de Fannie Flag, lançado em 1991 e dirigido por Jon Avnet, percorre o tempo para narrar o enlace e a potência das relações femininas em dois momentos diferentes. O suposto romance entre Ruth Jamison (Mary-Louise Parker) e Idgie Threadgoode (Mary Stuart Masterson) durante a Grande Depressão, contado anos depois por Ninny Threadgoode (Jessica Tandy) a Evelyn Couch (Kathy Bates).
“Tomates Verdes Fritos” começa com Ed (Gailard Sartain) indo visitar sua tia em uma casa de repouso com a esposa Evelyn, mas a idosa não aprecia a presença da mulher do sobrinho. Tentando não provocar reações adversas, Evelyn prefere ficar aguardando o fim da visita na sala de espera, enquanto come chocolate.
Nesse momento, ela é abordada por Ninny, uma amável senhora de 82 anos que está ali para fazer companhia a uma amiga. A mulher rapidamente puxa assunto com Evelyn, e menciona o Whistle Stop Cafe, uma cafeteria, agora abandonada, que fica perto dos trilhos do trem, local que um dia foi um movimentado ponto de encontro, e que guarda uma potente história de amor e amizade.
Cansada da teimosia de Idgie, Ruth explica que ela não foi a única que perdeu Buddy, mas é quando a jovem fala que não era aquele o problema. Ruth pede uma chance para conhecer a menina melhor, e quem sabe se tornarem amigas, e Idgie abre essa porta, mostrando seu insano mundo de pequenos delitos e aventuras.
Idgie e Ruth eram completamente diferentes, enquanto a primeira não aceitava os padrões femininos impostos, tinha espírito livre e uma personalidade que se destacava; a segunda era considerada uma boa moça, criada para agradar e tomar conta de todas as pessoas, fazendo tudo o que lhe era pedido. Foi justamente por isso que Ruth acabou se casando com Frank Bennet, mas já tinha uma sólida amizade com Idgie.
A amizade acabou ganhando outros contornos quando Idgie descobriu que a melhor amiga sofria abusos e violência doméstica do marido. A amiga não se importou com o perigo e enfrentou Frank de frente, mas foi apenas a morte da mãe de Ruth e a descoberta de uma gestação que a motivaram a abandonar o agressor.
As amigas abriram juntas o Whistle Stop Cafe, e a principal especialidade do local eram os tomates verdes. Elas estavam levando uma vida tranquila, muito unidas, e tudo indica na trama que acabaram se envolvendo emocionalmente, mas acabaram tendo a paz interrompida quando Frank começou a fazer sucessivas ameaças a elas, tentando até mesmo sequestrar o bebê de Ruth.
Frank é encontrado morto, e a comunidade passou a desconfiar de Idgie, que sempre se comportou de maneira a proteger Ruth de qualquer mal. A amizade das duas era tão potente que foi capaz de atravessar gerações, chegando ao momento em que une também Ninny e Evelyn. A história das amigas na Grande Depressão acabou motivando Evelyn a deixar de ser tão submissa ao marido, melhorando a própria vida sem depender de um homem para isso.
O elo entre as mulheres frequentemente é quebrado pela sociedade machista, sendo podado em todas as suas variações. As mulheres mais velhas são excluídas da sociedade, sob o pretexto de que estão “acabadas” e pouco têm a contribuir na sociedade, e com isso se destrói a ligação entre as gerações, assim como os aprendizados que as mulheres mais jovens poderiam absorver. O longa-metragem mostra justamente a importância de se valorizar a amizade e o amor entre mulheres.