Como fazer um mini jardim de cactos e suculentas
Como fazer um mini jardim de cactos e suculentas
Compartilhe:

Objeto de decoração cheio de vida e delicadeza, o mini jardim traz a natureza para dentro de casa sem necessitar muita manutenção

Além de lindo, um mini jardim é a opção ideal para quem deseja adicionar um pouco de natureza mas não disponibiliza de muito espaço, é a alternativa ideal para quem mora em apartamento, ou mesmo para que não possui tempo livre para garantir os cuidados necessários à plantas convencionais.

Disposto em terrários de vidros e até em aquários, o mini jardim se torna um objeto de decoração cheio de vida e delicadeza, adicionando charme a qualquer ambiente. Pode ainda ser apresentado em modelos diferentes, com uma variedade infinita de plantas e materiais, de acordo com a preferência de seu criador.

Para Babi Vieira, proprietária de Os Mini Mundos, empresa especializada na criação de mini jardins e terrários, estes são ideais para quem mora em apartamento e tem pouco espaço com sol, já que algumas espécies, se adaptam muito bem a ambientes com meia sombra. “Além, disso, pela baixa manutenção são ótimos para quem não tem muito tempo para cuidar das suas plantinhas. Além de objetos de decoração belos e dinâmicos eles nos chamam a atenção para a grandeza da natureza e todo o universo que habita num simples musgo”, revela.

Passo-a-passo: como fazer um mini jardim

Se você deseja alegrar sua casa com este objeto de decoração “vivo”, a profissional criou um tutorial simples, ensinando como criar um mini jardim para seu lar. Confira suas orientações:

Materiais necessários:

1 recipiente: “pode ser de vidro, cerâmica ou barro. Até mesmo alguns não tão convencionais como tênis ou uma panela. Use sua criatividade”, indica a profissional.

Substrato preparado: “cerca de 3 partes de terra vegetal, 2 partes de areia e 1 parte de perlita”, ensina.

Pedras: “pedrinhas ou cascalhos de sua preferência”, propõe.

Mudas de plantas suculentas: “o ideal é que as mesmas possuam um tamanho apropriado para o seu recipiente”, instrui.

Adereços: “fica ao seu critério. Pode ser desde areia colorida, personagens, pedrinhas, tronquinhos até conchas”, orienta.

Ferramentas de jardinagem: “se você não possui ferramentas específicas, você pode improvisar com utilizando itens como colher de diferentes tamanhos, pinça longa, pincel e etc”, revela.

Modo de montagem

1- Lave bem o seu recipiente com sabão, retirando qualquer resíduo indesejado do mesmo. Desta forma evita-se que algum fungo ou larva de inseto se prolifere no local. Espere secar completamente.

2- Faça uma pequena camada com as pedrinhas ou cascalhos no fundo, buscando facilitar a drenagem caso haja um excesso de água, já que o recipiente normalmente não possui furos.

3- Use a sua imaginação e desenhe mentalmente o cenário que deseja reproduzir, assim não corre o risco de montar tudo e depois mudar de ideia.

4- Retire as plantas escolhidas dos seus respectivos vaso, tomando sempre cuidado para preservar o máximo que conseguir do torrão original de terra em volta de sua raiz. Isso garante uma melhor adaptação da planta na sua nova casa. A partir daí você já sabe a quantidade de terra que precisará para completar no seu recipiente. Caso o torrão seja grande, já coloque-o dentro do recipiente e vá completando com o substrato preparado até a altura desejada.

5- Colocadas as plantinhas, pressione levemente o solo em volta do tronco para que elas se acomodem melhor no novo solo.

6- É sempre bom não deixar o solo exposto, isso faz com que água evapore mais rapidamente. Coloque uma pequena camada de pedrinhas e/ou areia, cobrindo-o.

7- Feito isso, finalize enfeitando o cenário com o que achar de mais interessante. Utilize pedras, tronquinhos, mini gravetos, personagens ou areia colorida. Deixe a imaginação correr solta.

Melhores plantas para utilizar em um mini jardim

De acordo com Babi, As melhores plantas para se utilizar em terrários abertos e sem furos no fundo, são as suculentas e os cactos. “Por necessitarem de menos água que outras plantas, o cuidado fica ainda mais fácil”, revela.

Outras plantas possíveis de serem cultivadas em pequenos terrários são as mini samambaias, a peperômia, o musgo tapete, a Vale da Lua, a barba-de-velho, o gerânio morango, o mini-cálamo-do-japão, a fitônia e a asplenium bulbiferium. Opções não faltam, basta escolher qual mais lhe agrada.

 

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: