SAIBA MAIS SOBRE OS ESTILOS DE CERVEJAS DO MOMENTO
SAIBA MAIS SOBRE OS ESTILOS DE CERVEJAS DO MOMENTO
Compartilhe:

Já ouvimos frases como: “Eu prefiro cerveja Lager à Pilsen!”. Ou ainda: “Não gosto de Ales mas adoro cervejas de trigo.”

Cerveja é uma bebida alcoólica carbonatada, produzida através da fermentação de materiais com amido, principalmente cereais maltados como a cevada e o trigo. Seu preparo inclui água como parte importante do processo e algumas receitas levam ainda lúpulo e fermento, além de outros temperos, como frutas, ervas e outras plantas. 

O vinho, por exemplo, é feito de uva e uva não possui amido. Whisky e vodka podem até ser feitos de cereais maltados, porém são destilados, portanto não são cerveja (isso você já sabia né?).

 

Já ouvimos frases como: “Eu prefiro cerveja Lager à Pilsen!”. Ou ainda: “Não gosto de Ales mas adoro cervejas de trigo.”

Cerveja é uma bebida alcoólica carbonatada, produzida através da fermentação de materiais com amido, principalmente cereais maltados como a cevada e o trigo. Seu preparo inclui água como parte importante do processo e algumas receitas levam ainda lúpulo e fermento, além de outros temperos, como frutas, ervas e outras plantas.

O vinho, por exemplo, é feito de uva e uva não possui amido. Whisky e vodka podem até ser feitos de cereais maltados, porém são destilados, portanto não são cerveja (isso você já sabia né?).

Dentro desta definição de cerveja encontram-se diversas variedades, de acordo com fatores como método de produção, ingredientes usados, cor, sabor, aroma, receita, história, origem e assim por diante.

Segue uma lista das cervejas mais conhecidas e um pouco sobre cada uma delas

Família: LAGER - São as cervejas de baixa fermentação.

As Lagers são as cervejas mais consumidas no mundo, responsáveis por exemplo por mais de 99% das vendas de cerveja do Brasil. Originarias da Europa Central no século 14, são cervejas de baixa fermentação ou fermentação a frio (de 6 a 12ºC), com graduação alcoólica geralmente entre 4 e 5%.

Abaixo alguns   sub-tipos de Lager:

  • PILSEN: estilo de cervejas douradas, brilhantes, que apresentam leve amargor. Estilo original da cidade de Pilsen na República Tcheca.

Exemplo: Wäls Bohemian Pils (Belo Horizonte, MG).

  • AMERICAN LAGER: cerveja leve e refrescante, feita para matar a sede e para serem bebidas bem geladas. É o tipo das cervejas mais populares dos Estados Unidos, com exemplos como Budweiser, Coors e a australiana Foster's. A maioria das cervejas populares no Brasil, como Brahma, Skol, Kaiser e Antarctica, são American Lagers.
  • PREMIUM: de cervejas um pouco mais lupuladas e mais maltadas que as Standard Lagers, tem como exemplos a Stella Artois, Heineken e Miller.
  • GENUINE DRAFT: facilmente encontradas aqui no Brasil, são representadas pela Cerpa, Bavaria Premium, Brahma Extra, Gold e outras variações das marcas mais conhecidas.
  • DORTMUNDER EXPORT: variação da Pilser com menos lúpulo, mais suave, produzida em Dortmund desde 1873.
  • HELLES: outra variação com menos lúpulo, mais maltada, feita em Munique. Marcas conhecidas são Löwenbräu Original, Spaten Premium Lager, Weihenstephaner Original e Hofbräu München Original.

 Família: DARK LAGER

 Lagers escuras também são bastante comuns. Os estilos mais comuns e facilmente encontrados aqui no Brasil: 

  • MUNCHNER DUNKEL: Dunkel significa escura em alemão, portanto as cervejas Dunkel são cervejas escuras-avermelhadas, produzidas originalmente em Munique, por isso o nome Munchner. Eram as únicas cervejas da região da Baviera, antes da chegada das tecnologias que tornaram possível a criação de cervejas claras. Possuem sabor maltado. Exemplos comuns são Warsteiner Dunkel e Hofbräu München Dunkel.
  • SCHWARZBIER: estilo de cervejas escuras feitas a partir de maltes torrados. Possuem aromas estonteantes de torrefação, que lembram chocolate, café e cacau. Apresenta baixo para médio corpo e de paladar seco ao final. Exemplo: Eisenbahn Dunkel (Blumenau, SC)
  • BOCK: estilo de cervejas em sua maioria avermelhadas, mas temos as versões claras (Heller Bock) e também escuras (Dunkler Bock). Apresentam aromas maltados, médio corpo e teor alcoólico superior a 6,3%. Exemplo: Bierbaum Bock (Treze Tílias, SC).
  • MALZBIER: Cerveja escura e doce, de graduação alcoólica baixa, na faixa dos 3 a 4,5%. Muito famosa no Brasil, não possui muitos correspondentes fora daqui. Na Alemanha, seu país de origem, nem é tratada mais de cerveja e sim bebida energética. Quase toda cervejaria brasileira tem sua versão, portanto basta procurar por Brahma Malzbier, Antarctica Malzbier, NovaSchin Malzbier e assim por diante. Trata-se de uma american pale lager na qual, após a filtração, são adicionados caramelo e xarope de açúcar, aí a coloração escura (que não vem do malte tostado) e o sabor adocicado.

 Família: ALE

A cerveja do tipo Ale são cervejas de alta fermentação, são produzidas em temperaturas mais altas, geralmente entre 15 e 24ºC., e seus fermentos ficam suspensos nos tanques de fermentação, que é de onde vem a “alta fermentação”.

As primeiras cervejas do mundo foram as Ales. Na época não existiam ainda as cervejas do tipo Lager, que surgiram por volta do século XIX.

Geralmente possuem maior corpo e são de paladar frutado. Mas os seus gostos e aromas são os mais variados. Alguns exemplos de estilos da família Ale: 

  • AMERICAN PALE ALE, como a Sierra Nevada Pale Ale, designa as americanas mais claras
  • ENGLISH PALE ALE, também chamada de ENGLISH BITTER, ou apenas BITTER, nome usado na Inglaterra por serem mais amargas que as demais cervejas, como as Porters por exemplo
  • BELGIAN PALE ALE, as Ales claras belgas
  • BELGIAN BLOND ALE, São as Ales mais douradas e um pouco mais encorpadas
  • INDIA PALE ALE ou somente IPA, como a Colorado Indica, cerveja carregada em lúpulo, criada pelos ingleses para aumentar o tempo de conservação da cerveja que seria levada para as viagens pela Índia.
  • RED ALE, avermelhada devido ao uso de um pouco de malte tostado. Também chamada de IRISH RED na Irlanda. Um exemplo comercial que desde 2008 pode ser encontrado no Brasil é a Kilkenny Irish Beer, da Diageo, mesma empresa que faz a Guinness. 

Família: WEISSBIER (Cerveja de Trigo) 

  • WEIZENBIER ou WEISSBIER: cervejas feitas à base de trigo típicas da Bavária, região mais ao sul da Alemanha. São cervejas claras e opacas, onde sobressai o trigo com o qual foram produzidos, bem como sabores frutados (banana e maçã), cravo e florais. Bastante refrescantes e de graduação alcoólica moderada (entre 5 e 6%), na sua grande maioria não filtradas, mas também existem as versões filtradas e também a versão bock (Weizenbock) desse estilo. Exemplo: Colorado Appia (Ribeirão Preto, SP). 

Alguns exemplos de estilos da família WEISSBIER:

  • Hefeweizen, de cor amarelada-marrom opaca, pois a levedura não é filtrada. Erdinger
  • Kristallweizen, de cor clara e transparente, leve na degustação. Normalmente é filtrada, não tendo adição de levedura diretamente na garrafa. Um exemplo é a Franziskaner Weissbier Kristallklar
  • Dunkelweizen ou Hefeweissbier Dunkel, cerveja de trigo escura, de gosto mais forte. A Erdinger tem sua versão, aquela com rótulo preto, chamada de Erdinger Weissbier Dunkel.
  • Weizenstarckbier ou Weizenbock, cerveja tipo bock com uma graduação alcoólica entre 5% e 12%. Exemplo é a Aventinus, feita pela G. Schneider & Sohn. 

Família: KÖLSCH 

Do berço alemão de cervejas e de coloração dourada, é normalmente mais doce e com menos lúpulo que as suas irmãs. Em muitas receitas leva vários grãos, inclusive trigo. Pela regra, somente cervejas feitas em Köln (Colônia) poderiam levar o nome Kölsch, assim como ocorre com o Champagne. Entretanto, temos casos de cervejas brasileiras, como a Eisenbahn, que oferecem sua versão. 

Família: STOUT: 

Estilo de cerveja típico do Reino Unido e Irlanda, a marca mais conhecida é a irlandesa Guinness. Apresenta aromas e sabores de torrefação, e dependendo da variante do estilo (Dry Stout, Foreign Extra Stout, Oatmeal Stout, American Stout, Russian Imperial Stout) ela pode ter baixo ou alto corpo. Exemplo: Bierland Imperial Stout (Blumenau, SC)

Também apresenta diversos sub-tipos

  • Dry Stout
  • Sweet Stout
  • Oatmeal Stout
  • Foreign Extra Stout
  • American Stout
  • Russian Imperial Stout

Família: DUBBEL

Produzidas principalmente na Bélgica, estas possuem algumas características diferenciadas que as fazem cair em um agrupamento diferenciado. Possuem uma coloração marrom, na qual o mestre cervejeiro adiciona o dobro da quantidade de malte do que uma cerveja “comum”; desperta aromas frutados, teor alcoólico médio. Exemplo: Wäls Dubbel (Belo Horizente, MG)

 

Referência bibliográfica:
www.cervejasdomundo.com
www.wikipedia.com
www.gastronomias.com

Fonte – Brejas
Texto editado e postado por – Cintia Searby – Personal Organizer – (11) 9.99903289
Imagens - Google

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: