Fundadora da APAE-SP teve filho com Síndrome de DOWN
Fundadora da APAE-SP teve filho com Síndrome de DOWN
Compartilhe:

Apaixone-se pela Apae de Itupeva. Um lugar onde o AMOR é maior do que as diferenças!

O ano era 1948, e a dona Jolinda não acreditou no que estava ouvindo. Para não restarem dúvidas, o doutor foi mais enfático: "Seu filho é retardado mental, entendeu?Não espere nada dele. Cuide dele como se cuida de uma planta: limpe, alimente, mas ele não vai passar dos 17 anos." O homem foi tão impiedoso que a mulher achou que ele estivesse fora de si.

A mãe decidiu esquecer o episódio e continuar cuidando do menino Zequinha como se fosse um garoto normal. O tempo passou e, na idade escolar, matriculou-o numa escola-parquinho do bairro. Mas Zequinha não conseguiu acompanhar os colegas e teve que deixar a turma. A mãe procurou outras instituições de ensino, mas nenhuma aceitou a criança por ela sofrer de "atraso mental".
Diante de tantas recusas, Dona Jolinda foi obrigada a aceitar a real condição do filho. Mesmo assim, ficou inconformada: limitado ou não, o menino tinha o direito de aprender até onde sua capacidade permitisse. Além disso, não era justo privá-lo da convivência com professores, amiguinhos e aulas. Certamente, algumas das melhores lembranças da infância vem do ambiente escolar.
Em sua peregrinação por escolas, ela e o marido conheceram outros três casais com filhos nas mesmas condições. Foi quando alguém no grupo teve a ideia: "Se não existe um centro para crianças especiais, por que nós não criamos um?".
Mas, para levar o projeto adiante, era preciso levantar recursos. Dona Jolinda descobriu então seu lado empreendedor: organizou chás beneficentes, leilões e pré-estreias de filmes de cinema para a alta sociedade paulista. Aos poucos, o grupo conseguiu construir um pequeno centro para estudar, discutir e formar pessoas capazes de cuidar de crianças com deficiência mental.
A notícia da nova entidade logo se espalhou pela região, atraindo outras pessoas com deficiências. Para atender todo mundo, seria necessário um espaço muito maior. E dinheiro para bancar tudo isso?
 
APAE de São Paulo - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo foi fundada no dia 4 de abril de 1961, por iniciativa de um pequeno grupo de seis casais, pais de pessoas com deficiência intelectual, em um sobrado localizado na Zona Sul da Capital de São Paulo.
 
Assim, em 1966 foi realizada a primeira Feira da Bondade de São Paulo. Em pouco tempo, o evento cresceu e se incorporou ao calendário de acontecimentos da cidade. Uma das edições, realizada no Anhembi, recebeu cerca de 300 mil pessoas.
Com o valor arrecadado nas sucessivas feiras, foi possível construir a sede da entidade num terreno cedido pela prefeitura.
Curiosidade: apesar do médico ter dado apenas 17 anos de vida para Zequinha, o filho de Dona Jolinda sobreviveu até os 52 anos de idade, vindo a falecer somente em 2001.
Atualmente, a APAE está entre os três maiores centros do mundo na realização do famoso teste do pezinho. Por ano, cerca de 300 mil crianças são atendidas. Para continuar crescendo e mantendo seus serviços, a APAE conta com o apoio de pessoas e de empresas que investem no terceiro setor.
 
 

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, da cidade de Itupeva-SP, tem seu Estatuto registrado sob número 26607, CNPJ sob n. 58.386.087/0001-67, utilidade Pública Municipal n. 5.4.0003463 de 10/10/2000, Utilidade Pública Estadual – Decreto nº 47.769 de 14/04/2003, Utilidade Pública Federal n 1146 de 19/12/2001, FENAPAE nº 1870 e CEBAS Protocolo nº 71000.035292/2013-72, de setembro de 2014.

Teve início em 11 de novembro de 1987, com nome de Centro Clínico Educacional Bem-te-vi, o qual foi formado por cidadãos dessa cidade, e que mantiveram através de convênios, padrinhos, sócios e associados. Aos 22 dias do mês de setembro de 1999, o Centro Clínico tornou-se ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS – APAE DE ITUPEVA.

Atualmente presta atendimento nas áreas de Assistência Social, Educação e Saúde através dos Programas de Avaliação, Estimulação, Ambulatório, Acompanhamento, Escola, NAE – Autismo, CCS – Centro de Convivência e Socialização, PMT- Preparação para o Mercado de Trabalho e Grupo Empresa, além das atividades extras e consultas particulares de Neurologia Infantil.

Presta atendimento a 300 pacientes/alunos/usuários, na idade de recém-nascidos a 50 anos de idade, ou mais.

Visa a defesa e garantia de direitos da pessoa com a Deficiência Intelectual, Múltipla, Autismo e Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor (ADNPM)

A APAE está localiza a Rua José Virillo,90 – Bairro Portal Santa Fé – Itupeva, SP – CEP 13295-000. Telefone (11) 4591-1846.

Em agosto de 2015 “nasceu” o CHICO COALA – O mascote da APAE ITUPEVA.

Criado pela agência Peppery Comunic de São Paulo, o CHICO veste as cores do símbolo das APAE´s, que são o verde e amarelo, porém representa somente a APAE ITUPEVA.

Tem como intenção institucional despertar na sociedade o reconhecimento visual da APAE através da imagem do Mascote.

Produtos personalizados como camisetas, babylooks e canecas estão para comercialização.

Em setembro deste ano completará 18 anos! Vamos comemorar juntos, seja um voluntário ou um doador  e apaixone-se pela Apae de Itupeva.

Um lugar, onde o AMOR é maior que as diferenças!

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: