Dicas para cuidar bem do seu Jardim
Dicas para cuidar bem do seu Jardim
Compartilhe:

Conheça ...

Cultivar plantas pode parecer fácil para alguns, mas não é nada obvio para outras pessoas. São muitas as variáveis: a escolha da espécie, o local, o modo de cultivo e tantos outros fatores, que podem resultar em exemplares mortos e espaços pouco práticos. Para te ajudar a manter seu jardim saudável e bonito, montamos uma lista com 5 pontos essenciais. São truques objetivos, revelados por nossos paisagistas profissionais. Se você segui-los, vai ficar fácil cuidar da área externa.

1. Manutenção
Os donos desta casa de campo faziam questão de ter muitas flores, com maciços cheios e coloridos. Para quem, como eles, planeja ter um jardim com variedade de espécies e floração intensa durante o ano todo, a paisagista Paula Galbi aconselha: é preciso cuidar da adubação e do controle de pragas. “Acho fundamental fazer uma manutenção mensal e investir em um sistema de irrigação automática, especialmente se o terreno for grande”, diz.

2. Variedade
A arquiteta paisagista Catê Poli gosta de misturar várias espécies - e esta dica vale até para jardins pequenos, como este vertical. “Deixa mais interessante”, conta. Dispor de forma aleatória samambaias, , trapoeraba, hera-estrela, aspargo-pendente, filodendro-xanadu, véu-de-noiva, barba-de-serpente e chifre-de-veado.

3. Porte
Antes de plantar qualquer espécie, informe-se sobre quanto ela vai crescer para não ter de trocá-la de lugar. O fícus, por exemplo, é uma árvore de raízes profundas e invasivas, capazes de estourar tubulações e deformar pisos. Se não abrir mão de plantas assim, cultive-as em vaso, de preferência de concreto armado para limitar o crescimento.

4. Lugar certo
Também é importante levar em consideração o local do plantio. Áreas de circulação, por exemplo, costumam ser estreitas e não combinam com espécies com espinhos e folhas pontiagudas, como iuca, cica e dasilirium. Opte por aquelas que podem ser controladas por poda, como murta, tumbérgia-arbustiva, podocarpo e nandina. Dentro de casa, veja se os vasos não vão atrapalhar a circulação.

5. Vento
Se o jardim está sujeito à ventos fortes, evite o uso de espécies com folhas largas e compridas, pois elas rasgam facilmente. Prefira as mais resistentes, como viburno, agave, cica, dracena, clúsia, orquídea-bambu, bálsamo, cróton, mussaenda, vinca, lavanda e zamioculca.

Fonte: revista casa e jardim

Por Elisângela Salles - Corretora de Imóveis

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: