Treinamento aos animais antes da adoção para que não sejam devolvidos!
Treinamento aos animais antes da adoção para que não sejam devolvidos!
Compartilhe:

 Diversos servidores da DEBEA (Departamento de Bem-Estar animal), da Prefeitura de Jundiai, eles então passando por uma série de testes e treinamentos para aprenderem como adestras cães de modo adequado! Confira:

 Diversos servidores da DEBEA (Departamento de Bem-Estar animal), da Prefeitura de Jundiai, eles então passando por uma série de testes e treinamentos para aprenderem como adestras cães de modo adequado! Confira:

 

De acordo com a diretora do departamento, Alessandra Benedetti Ferreira, cerca de 30% dos animais são devolvidos após a adoção. "Sempre percebemos esse problema no quesito comportamento e muitos não sabem lidar com isso, querem apenas um animal que dê alegria. Então agora nós queremos treiná-los para que já cheguem na casa dos adotantes com um novo perfil", explicou.

 Quem realiza o treinamento é Jorge Pereira, especialista em animais. Responsável por um grupo de treinamento de cachorros em São Paulo, treinados para auxiliar não apenas a polícia, mas também auxiliar na busca por pessoas e outros animais desaparecidos, ele conta que esse trabalho com cachorros prestes a serem adotados é primordial. "É dar uma chance para eles e ensinar aos que trabalham aqui a também entender cada um dos cães e sua personalidade. Isso auxilia no momento em que uma família vem adotar algum cão e procura por uma característica específica, que nem sempre será a melhor quando chegarem em casa. Os servidores precisam estar atentos para qual cão se adequa mais a qual família", disse.

Em oito encontros, que já estão em reta final, ele passa aos 16 servidores do DEBEA como ensinar para os animais truques como sentar, dar a pata e responder a comandos básicos. "Esses animais se destacam na hora da adoção", disse. Em São Paulo, segundo ele, esse trabalho com o órgão municipal esvaziou a ala dos animais que antes eram agressivos.

Um dos exemplos é um cão do DEBEA que, sem uma das patas, teria maior dificuldade para ser adotado. Agora ele aprendeu a dar uma das patinhas, o que para Jorge já agrega e faz o adotante ver que o animal sabe algo a mais. "Deixa de ser só aquele animal que não tinha uma patinha", continuou. Outro exemplo positivo que já aconteceu depois do treinamento é o cão Scooby, que foi devolvido por mal comportamento e depois dos treinamentos já pode ser considerado outro bichinho.

"O Scooby tinha acabado de chegar aqui, machucado e arredio. Uma pessoa o viu e o adotou, mesmo com os alertas que demos sobre o comportamento. Em uma semana o guardião devolveu. Com apenas algumas aulas conseguimos melhorar o comportamento dele e hoje é outro cachorro”, conta Renato Ferreira dos Santos, servidor do DEBEA. Ele também treina Ary, outro cachorro que chegou muito ferido e não aceitava a aproximação das pessoas. Hoje o cão dá a pata, senta e aguarda os comandos com obediência, no aguardo da recompensa – um biscoito ou ração -.

E aí, quem já quer adotar um amigo?

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: