Conquistas de Caratecas Itupevenses
A Associação Kenko de Karatê esteve em Cerquilho no último domingo (28), para disputa 2ª Etapa ACAK – VII Copa Cerquilho de Karate, competição organizada pela Associação Cooperativa das Academias de Karate (ACAK).
Ao todo, o evento reuniu 30 associações de 25 cidades e contou com a participação de 640 atletas. Os itupevenses do Sensei Hélio Gomes e da técnica Jéssika Oliveira participaram da competição e saíram com boas conquistas.
Confira:
Marcus Vinicius De Souza – campeão no Kata
Fabiano De Paiva Lourenço – campeão no Kumite
Maria Clara Padovesi – campeã no Kata
Maryanne Kamilly Da S. Oliveira – campeã no Kumite
Waldomiro Saturnino Dos Santos – vice-campeão no Kumite
Leia também:
Saúde mental, como encontrar o equilíbrio?
O que é o Coaching e quais os benefícios que ele pode proporcionar?
Coach Gislaine Bispo realiza palestra sobre bullying em escola Municipal de Itupeva
Karate é uma palavra japonesa que significa “mãos vazias”. Consiste em uma arte marcial japonesa e um método de ataque e defesa pessoal que inclui diversas técnicas executadas com as mãos desarmadas.
Em Português do Brasil, a grafia correta da palavra é “caratê” (com “c” e com acento circunflexo), contudo é comum encontrar escrita com "k".
O método de defesa pessoal foi possivelmente originado na China, mas se desenvolveu e evoluiu no Japão, na província de Okinawa, com base em uma luta já existente na época.
No Japão também se acrescentou a partícula “do” (karate-do), que significa “caminho”, para acrescentar à luta os aspectos filosóficos e físicos, cujas técnicas visam disciplinar o corpo e a mente.
Os praticantes de caratê são denominados “caratecas”. Nas lutas, os caratecas só podem usar as armas de combates naturais, ou seja, o próprio corpo (mãos, braços, pés, pernas, etc.), incluindo os bons reflexos de visão e a inteligência.