Para os ferimentos de pouca gravidade, doenças corriqueiras, existiam as irmãs Benedicts que habitavam o casarão. Elas conheciam enfermagem e prestavam algum tipo de socorro nessas emergências.
Também o Augusto Cavedini, um italiano que rresidia num sítio em Monte Serrat prestava qualquer atendimento aos necessitados.
Esse senhor Cavedini, ao que consta, tinha estudado medicina na Itália, sem entretanto concluir a faculdade, o que não lhe diminuia a capaciade, pois sua pessoa era muito procurada pelos enfermos. Não raro, ele mesmo se dirigia em sua charrete para a casa de um paciente para prestar atendimento médico.
A abertuda de um posto de saúde, quando ainda éramos distrito de Jundiaí, não modificou muita coisa, pois o médico só vinha duas ou três vezes por semana e o máximo que se podia fazer era uma consulta, distribuir algum medicamento ou encaminhar o paciente para Jundiaí.
Era necessário termos um hospital. O dr. Américo Malzoni, proprietário da fazenda São Venâncio, cedeu o terreno à prefeitura municipal, e imediatamente tiveram o início as obras do hospital pelo Prefeito José de Oliveira. O hospital foi Inaugurado em 1981.
A unidade vem sendo ampliada e reformulada a fim de atender ao crescimento populacional.
Fonte: Rogério Pansonato - Memórias de Itupeva
Vídeos
Inscrever no CanalItupeva está situada entre as principais metrópoles do estado, Campinas e São Paulo (Capital).
Descubra o que a Elis Salles está aprontando desta vez.
Sala Coworking completa, individual, ideal para reuniões, cursos, atendimentos, audiências, etc...