O Embarque do Café e o Início da Plantação de Uva
O Embarque do Café e o Início da Plantação de Uva
Compartilhe:

Na década de 20, as famílias italianas já se haviam fixado no Brasil. E, Itupeva, Então distrito de Jundiaí, as famílias Tonoli, Poli, Vanini, Sai, Tartaglia e outras eram proprietárias de sítios e fazendas na região. O Café era a principal atividad

Na década de 20, as famílias italianas já se haviam fixado no Brasil. E, Itupeva, Então distrito de Jundiaí, as famílias Tonoli, Poli, Vanini, Sai, Tartaglia e outras eram proprietárias de sítios e fazendas na região.

O Café era a principal atividade agrícola, apesar da crise norte americana em 1929, quando a produção do café não tinha mercado internacioanl e os agricultores ainda continuavam com saus favouras.

Embora já houvesse pequenas plantações de uva, talvez trazidas pelos colonizadores portugueses, esta era produzida para a fabricação de vinho.

A uva de mesa em escala comercial foi introduzida por volta de 1940 porém, a região de Jundiaí, principalmente os Bairros do Traviú e Poste, há muito tempo já comercializavam a uva de mesa.

A mudança da agricultura, sem dúvida, deveu-se à queda do preço do café, até então o principal produto do estado, obrigando os agricultores a outras alternativas.

O café era embarcado por ferrovia, daí a razão da existência do enorme armazém que a Sorocabana mantinha na estação, onde se acumulavam milhares de sacas aguardando ordem de embarque para exportação.

O café não ia diretamente ao porto de Santos. Antes passava pelos aramazéns reguladores onde era classificado pela sua qualidade, que lhe determinava o destino: exportação ou consumo interno.

Os maiores produtores da região eram as Fazendas Monte Serrat, Morro Alto, Bonfim, Pinheiro e São Simão. Esta última foi a que recebeu a maioria dos imigrantes italianos após a libertação dos escravos.

Entretanto, antes da promulgação da Lei Áurea, os italianos já estavam instalados como colonos na região.

Fonte: Memórias de Itupeva

Fotos: Elisângela Salles 

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: