Como Funciona o Financiamento Para Terrenos

Como Funciona o Financiamento Para Terrenos
Compartilhe:

Na hora de pensar em comprar um imóvel, a opção mais comum é uma casa ou apartamento que já estão prontos ou em construção. Porém, há quem prefira começar o projeto dos sonhos do zero, principalmente para que a casa fique exatamente do jeito que planejou e, depois, porque com dedicação e paciência tudo pode sair mais em conta para o bolso. Mas será que os bancos facilitam a compra de um terreno assim como da aquisição de uma casa? A resposta é “sim”, mas existem algumas distinções. Confira as etapas do financiamento nesta situação e quem pode solicitar o crédito.

Como funciona?

O primeiro passo é saber que, para comprar um espaço financiado, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) não pode ser utilizado. Portanto, somente recursos provenientes do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e das instituições bancárias são válidos nesse processo.

Na Caixa Econômica Federal, por exemplo, na modalidade Carta de Crédito SBPE, é possível financiar terrenos que custam a partir de R$ 200 mil, com valor mínimo de financiamento de R$ 100 mil, isto é, 50% do preço total. O prazo para pagar é de 18 anos, ou 216 meses, e as parcelas não poderão ultrapassar o limite de 30% da renda familiar.

Outra característica deste financiamento é que o terreno deve estar localizado em área urbana ou em lugares com infraestrutura. Além disso, não existe um valor máximo para o crédito, já que o montante será calculado com base na capacidade de pagamento.

Lembrando que o terreno precisa ser um local regularizado como tal, ou seja, não pode ser simplesmente um pedaço de terra, e deve estar com a documentação em dia. Para saber se está tudo certo com o bem, é possível pegar a certidão de propriedade no cartório.

Quem pode financiar?

Existem alguns critérios a serem analisados pelo credor antes de disponibilizar o crédito ao solicitante, pois isso garante segurança para ambas as partes.

  • Pessoas maiores de 18 anos;
  • Ter comprovante de renda mensal familiar para análise do limite de crédito a ser disponibilizado;
  • Ter nascido no Brasil ou ter cidadania brasileira;
  • Fazer a contratação dos serviços de seguro oferecidos pela instituição.

Próximos passos

A recomendação é primeiro identificar os bancos que financiam terrenos, que pode ser a Caixa Econômica Federal, o Bradesco, o Banco do Brasil, entre outros. Algumas instituições disponibilizam nos próprios sites simuladores que permitem que, de acordo com o perfil do comprador, seja possível entender o limite de crédito que terá e os valores das parcelas. Em seguida, é preciso se informar sobre as taxas de juros praticadas por cada instituição e escolher a que seja mais vantajosa. Então, após essa etapa concluída, chegou a hora de apresentar os documentos pessoais, como RG e CPF, além de comprovantes de renda e certidões negativas que comprovem que está tudo em dia e que não tem qualquer impedimento para adquirir um imóvel. A partir daí, o credor fará a análise do cadastro e a avaliação do imóvel. Também será feita a análise da documentação do comprador, da documentação do vendedor e da documentação do próprio imóvel. Estando tudo em ordem, o vendedor deverá providenciar um contrato de compra e venda a ser assinado por ambos (comprador e vendedor) e posteriormente registrado no Cartório de Imóveis do município onde a área se encontra. Por fim, a empresa libera o pagamento para o vendedor e a negociação se concretiza.

O passo a passo para financiar um terreno.

Caso decida fazer um empréstimo para compra de terreno, faça uma análise de todas as instituições bancárias que concedem esse tipo de crédito. 

Escolhido o credor ideal, entregue a documentação exigida e espere a instituição analisá-la e verificar se está tudo em ordem. Isso é importante pois, nessa etapa, o órgão responsável por conceder o crédito irá consultar sua renda mensal e se não possui o nome sujo.

Por fim, após o banco aprovar o financiamento, basta escolher o terreno, assinar o contrato de compra e venda e registrá-lo em um cartório. Assim, imediatamente, será depositada em sua conta a quantia solicitada e as parcelas começam a correr.

Vantagens de adquirir um terreno

Conforme mencionado acima, os juros do financiamento de terreno geralmente são mais elevados em relação ao crédito para a compra de imóveis na planta, novos e seminovos. Contudo, existem diversas vantagens de adquirir um lote de terra e, posteriormente, construir algo nele.

A solicitação de financiamento de terreno não costuma demorar para ser liberada, no entanto, como se trata de um imóvel já construído, é feita uma avaliação em toda a propriedade para verificar se não há nenhuma falha estrutural. Por ser um processo demorado, isso atrasa a liberação do empréstimo.

Ao comprar um terreno financiado, nem sempre uma vistoria será necessária, justamente pela falta de construção. Entretanto, a metragem mencionada no ato do financiamento precisa ser igual àquela da escritura.

O valor do crédito também é mais fácil de ser calculado, já que não é necessário fazer a conta dos metros quadrados construídos, afinal o imóvel ainda não foi estruturado de fato.

Financiamento de terreno? Conheça as soluções da Melhortaxa

Agora que você já sabe como financiar um terreno, chegou o momento de verificar qual instituição financeira possui os melhores juros do mercado para lhe conceder um empréstimo. 

Salas Comerciais e Coworking Jundiaí - Espaço Comercial Villa Medeiros
Ver
Coworking Jundiaí

Sala Coworking completa, individual, ideal para reuniões, cursos, atendimentos, audiências, etc...

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atuamente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora, practitioner em pnl, web designer e especialista em Marketing.

Você Pode Gostar: