Jundiai - Itupeva

Conheça Itupeva - SP

Itupeva está situada entre as principais metrópoles do estado, Campinas e São Paulo (Capital). O municipio oferece características preservadas do interior com qualidade de vida, segurança, educação e além disso é possível morar bem com menores investimentos.

Quer viver bem e com qualidade de vida?

Atendimento Exclusivo

"Mudar é fazer escolhas!" Se você já sabe o que quer, eu sei o que te oferecer! Quer vender ou compar imóvel? Tel: (11) 99939-2431

Como Planejar Sua Obra

Um planejamento de obra bem feito é fundamental para ter sucesso na sua construção!

E acredite, ele começa muuuuito antes do que a obra em si! O planejamento de obra abrange várias etapas de um projeto da edificação, e portanto deve começar junto com a fase de projeto e tomada de decisões ainda no papel.

Toda obra, por menor que seja, precisa ter um bom planejamento. Somente com um planejamento de obras e com o devido controle, é possível começar com o pé direito! Além disso, o planejamento de construção ajuda a programar de forma adequada todas as fases do projeto.

Então, se você tem dúvidas de como planejar a construção de um imóvel ou mesmo de uma reforma, este post é para você. Elaboramos um guia completo com tudo o que você precisa saber ao fazer um planejamento de obras. Confira agora e Entenda Antes de fazer!

POR QUE PLANEJAR SUA OBRA?

Surpreendentemente muitas pessoas acabam deixam tudo para a última hora, querendo construir ou reformar para as festas de final de ano. Isso acaba dificultando a própria existência de um planejamento de obra, ou seja, gerando mais despesas além das necessárias, e muito mais estresse.

Sabemos que é natural a ansiedade nesse momento, uma vez que é a realização de um sonho. Mas é justamente por isso que ele deve ser feito com muita calma. E é o planejamento de obra e do projeto em si, sem dúvida, que vai te ajudar nas inúmeras decisões ao longo desse processo, te deixando mais feliz e realizado com o resultado.

Por que o planejamento de obras é tão importante?

O planejamento de obras é muito mais que simplesmente estabelecer e seguir um cronograma de obra. Planejar é uma atividade complexa, onde vários aspectos e detalhes devem ser levados em conta para o sucesso do projeto.

Trata-se de uma etapa essencial de qualquer projeto, por menor e mais simples que ele seja. Através de um planejamento de construção completo e bem detalhado, você consegue ter uma visão realista de todas as etapas da obra, podendo assim tomar decisões adequadas durante toda a execução do projeto.

Quando se trata da gestão de obras na construção civil, tudo deve ser muito bem feito e calculado. Sem um planejamento adequado da obra, podemos afirmar que é impossível executar de maneira satisfatória qualquer projeto. Afinal, ele é como um guia para todas as etapas da obra, desde as preliminares até a entrega o imóvel.

Mesmo com todo o planejamento, certamente surgirão imprevistos. Entretanto, iniciar uma construção sem saber ao certo seu tempo de duração ou custo, é muito arriscado. Existem grandes chances de que você não consiga terminar o que começou. Então, só com o planejamento é possível estimar o tempo e o custo da obra.

Podemos dizer que o planejamento de construção possui vários objetivos, dentre eles:

  • aumentar a eficiência no canteiro de obras;
  • evitar os gastos desnecessários;
  • estabelecer e cumprir o cronograma de obra;
  • garantir a segurança do projeto e de todos aqueles que trabalham ou estão envolvidos nele, evitando possíveis acidentes.

Geralmente, ao menos 25% do tempo dos profissionais que gerenciam um canteiro de obras será gasto para solucionar problemas e imprevistos. Mas, esse tempo pode ser diminuído com um planejamento de construção eficiente.

COMO FAZER UM PLANEJAMENTO DE OBRA?

Primeiramente é preciso reunir todas as informações possíveis! Ter organização, lembrar que obra sempre envolve imprevistos, principalmente se for uma reforma. Nesse sentido, de forma alguma trabalhe com situações ideais, deixe sempre uma margem de erro no seu planejamento de obra, seja no custo, seja no prazo.

1 – PROJETO

Nunca esqueça essa fase que é tão importante para uma obra. É aqui que se inicia todo o planejamento que te permite ter um controle do resultado. Antes de mais nada é preciso analisar o local a ser construído/reformado, desenvolver as ideias, e legalizar a obra seguindo os seguintes passos:

  • Briefing/levantamento;
  • Desenvolvimento do projeto;
  • Aprovação legal;
  • Desenhos técnicos para execução;

2 – DEFINIÇÃO DE PRAZOS E ORÇAMENTOS

Antes de tudo, aqui é preciso definir todas as etapas que precisam ser executadas na obra e a sua sequência. Assim sendo o projeto executivo e o acompanhamento de um profissional cruciais para tornar sua vida muito mais fácil aqui. 

Logo após essas etapas, e com o projeto com as especificações técnicas, você já pode orçar tudo, material e serviço envolvidos na obra. Seja como for não se esqueça que essa fase também precisa de tempo para ser executada, e os fornecedores precisam de um tempo de resposta para fazer o orçamento e te retornar.

Pela lista de atividades e sua sequência, assim como pela resposta dos fornecedores, se pode estabelecer a duração das atividades. Ou seja, você vai descobrir o tempo que o serviço levará para ser executado. Claro que algumas tarefas possuem duração fixa, que não dependem da quantidade de mão de obra ou equipamentos para execução, como a cura do concreto. Porém, existem também aquelas que dependem da quantidade de mão de obra e equipamentos, como por exemplo: alvenaria – pode ser realizada por 1 pedreiro em 30 dias, ou por 2 pedreiros em 15 dias.

3 – OBRA

É aqui que começa efetivamente a parte a física da construção. A execução não é uma etapa isolada das fases anteriores: podem ocorrem revisões de projetos, prazos, custos, assim com a legalização da obra pode acarretar alguma alteração. Mesmo assim, um planejamento de obra e um orçamento bem feitos, aliado ao projeto, tendem a facilitar a realização da obra. Evitando dores de cabeça desnecessárias, ou gastos a mais.

Sempre se pergunte se você prefere gastar mais tempo fazendo as alterações no papel e planejando sua obra, ou prefere ter pressa e acabar demorando ainda mais fazendo as alterações físicas na construção?

Enfim, se você está pensando em construir ou reformar seu negócio, esse planejamento de obra é ainda mais crucial! Pense que você tem uma cafeteria, por exemplo, que precisa fechar para reforma, não é melhor se programar e reformar durante a época do ano que menos dará prejuízo, além de otimizar o tempo de obra para ficar menos dias fechado?

Conheça as etapas do planejamento de obras!

É fundamental para o planejamento de obras que você conheça todas as etapas de uma construção. Só assim você irá saber quais serão as ações e recursos necessários para construir uma casa.

Veja abaixo quais são as etapas de uma obra:

  • Projetos e aprovações: elaboração dos projetos (arquitetônicos, estrutural, etc.) e aprovação da Prefeitura (alvará da obra). Uma dica interessante na etapa de elaboração de projetos é encontrar soluções para aproveitar o terreno da melhor maneira.
  • Solicite um orçamento aqui no Entenda Antes e iremos te ajudar a cotar orçamentos com profissionais próximos de forma rápida e fácil.
  • Serviços preliminares: limpeza e nivelamento do terreno, ligação de água e luz, organização do canteiro de obras, gabarito e marcações.
  • Fundações: execução das estruturas que irão sustentar e dar estabilidade para toda a construção, distribuindo seu peso no solo.
  • Estrutura: colunas, vigas e lajes feitas de concreto armado que ficam acima do solo.
  • Alvenaria: levantar as paredes com tijolos cerâmicos ou blocos de concreto.
  • Cobertura: execução dos telhados.
  • Hidráulica: instalação de água fria, quente e também do esgoto.
  • Elétrica: instalação dos circuitos elétricos, disjuntores, quadro de distribuição, tomadas, iluminação, cabos, etc.
  • Esquadrias: instalação das portas e janelas.
  • Impermeabilização: impermeabilização das fundações, paredes e outras estruturas para evitar o surgimento de infiltrações e umidade.
  • Revestimentos e acabamentos: instalação dos pisos, azulejos, porcelanatos e cerâmicas nas paredes e no chão.
  • Vidros: instalação dos vidros nas portas, janelas, armários e demais locais.
  • Pinturas: aplicação de tintas e texturas nas paredes, tetos e também no chão das áreas internas e externas.
  • Outros: instalação de ar-condicionado, gás, telefone, internet e também serviços de jardinagem, muros, grades, portões e a limpeza final.

 

 

Compartilhar:

Comentários

  1. Elis Salles

    Jundiaí- Itupeva

    Há 15 anos especialista no Mercado Imobiliário em Itupeva e Vetor Oeste de Jundiaí e Consultora para Imobiliárias.

    "Se você já sabe o que quer, eu sei o que te oferecer. O melhor!"

    Trabalho somente com imóveis sob encomenda e com horário agendado. Para Vender, Comprar seu Imóvel ou agendar uma consultoria (11) 99939-2431

Deixe seu Comentário

Curso Decore Fácil

  • Curso Como Aplicar Papel de Parede - Decoração
  • Quer ter uma nova profissão, uma renda extra ou redecorar sua casa? Aprenda neste curso todas as técnicas para aplicar Papel de Parede. SAIBA MAIS

Curso Decora Fácil

  • Curso Decora Fácil com Fábio Basso - Programa É de Casa
  • Aprenda com Fábio Basso, apresentador das dicas de Decoração da Rede Globo no programa É De Casa, Decora Fácil é pra quem está cansado de ter prejuízo em reformas, tem vontade de dar aquela melhorada nos ambientes em casa, mas não quer arriscar mais. SAIBA MAIS
Gran Ville São Venâncio

"Terrenos em Itupeva"

Morar no Condomínio Fechado GRAN VILLE SÃO VENÂNCIO é um sonho! Clube completo, próximo ao Centro de Itupeva, a menos de 1 hora da Capital SP e o melhor você pode adquirir com pequena ENTRADA e SALDO PARCELADO diretamente com o incorporador. Quer sabe mais?

Atendimento Exclusivo

Se você já sabe o que quer, eu sei o que te oferecer! Agendamento: (11) 99939-2431