5 passeios para fazer em Embu das Artes
5 passeios para fazer em Embu das Artes
5 passeios para fazer em Embu das Artes
5 passeios para fazer em Embu das Artes
5 passeios para fazer em Embu das Artes
Compartilhe:

Localizada a apenas 27 km da capital paulista, a charmosa cidade de Embu das Artes é o destino perfeito para curtir um dia repleto de lazer e muita arte!

Localizada a apenas 27 km da capital paulista, a charmosa cidade de Embu das Artes é o destino perfeito para curtir um dia repleto de lazer e muita arte!

Quem passear por Embu das Artes pode esperar muitos eventos e roteiros incríveis para aproveitar ao máximo a cidade. Separamos alguns dos atrativos mais conhecidos por lá.

  1. Centro Histórico

A principal atração de Embu das Artes é andar sem rumo, nem pressa, pelo Centro Histórico, que é bem pequeno e se resume a praticamente 3 quadras fechadas para pedestres.

No local é possível encontrar diversos monumentos históricos que ajudam a contar um pouquinho da história e cultura da cidade.

Para quem deseja se aprofundar na história da cidade pode visitar o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, que inclui a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Ela possui um acervo rico em arte barroca entalhados em madeiras, peças de terracota e armações de roca, produzidos entre os séculos XVII e XIX.

Aos sábados e domingos diversas barraquinhas de artesanato e gastronomia disputam espaço com os turistas vendendo os mais diversos produtos e deixam o passeios ainda mais característico.

Por lá também encontra-se grande quantidade de galerias de arte, lojas de móveis rústicos e lojas de artesanato, bem como uma grande variedade gastronômica de comida típica brasileira e culinária internacional. É pelo "centrinho" que mesas se espalham pelas ruas e calçadas com música ao vivo em praticamente todos os bares e restaurantes.

  1. Feira de Artesanatos

A tradicional Feira de Arte e Artesanato de Embu das Artes é uma das principais atrações turísticas da cidade. Desde 1969, as ruas do Centro Histórico são ocupadas por artistas e artesãos, que expõem e vendem seus produtos.

A variedade é grande: pinturas, esculturas, porcelanas, bijuterias, instrumentos musicais, estofados, cestarias, vestuários, rendados e uma série de objetos utilitários ou decorativos.

É um bom programa para quem está pensando em decorar a casa, ou para fazer um passeio diferente. É possível encontrar peças a bons preços, mas ter paciência nessas horas é uma virtude, pois são quase 800 expositores.

  1. Feira do Verde

Nos mesmos dias que ocorre a Feira de Artes e Artesanato de Embu das Artes, acontece também a Feira do Verde, localizada no centro da cidade.

Nela você encontra uma diversidade de plantas, flores e árvores frutíferas de pequenos produtores, onde é possível tirar suas dúvidas diretamente com o produtor.

Em comparação com a Feira de Arte e Artesanato, a Feira do Verde tem um tamanho bem menor, ocupando apenas uma rua do centro histórico.

Os preços são bem justos, por isso se está buscando plantas e flores pra sua casa aproveite e não deixe a Feira de fora do seu roteiro.

  1. Viela das Lavadeiras

Localizada também no centrinho histórico de Embu das Artes, a Viela das Lavadeiras é uns dos locais mais concorridos pra tirar fotos nos finais de semana. O local também é um dos pontos mais importantes e surpreendentes da cidade das artes.

O local tem esse nome porque antigamente a ruazinha estreita era usada por mulheres para ir até um riacho lavar suas roupas.

O passeio pela Viela pode ser bem rápido e você pode perder os detalhes que estão nela. Mas se você reparar em cada cantinho vai encontrar algo surpreendente. O muro com a mulher de cabelos esvoaçantes, o portão de entrada com os dizeres “Viela das Lavadeiras”, os postes nostálgicos com arquitetura histórica, e a entrada de um antiquário cheia de flores brancas e de tons rosados. Esses locais são encantadores e com certeza você vai ver algum turista tirando selfie nesses cantinhos.

O local ainda dá entrada para diversos lugares, como restaurantes, loja de móveis antigos e antiquários tradicionais da cidade.

É impressionante, mas um dos maiores rockstars do mundo já passou pela Viela das Lavadeiras. Na primeira turnê dos Rolling Stones no Brasil, em janeiro de 1995, Mick Jagger tirou uma folguinha para visitar a cidade.

  1. Cidade das Abelhas

Para quem quiser esticar o passeio e estiver com crianças pequenas, uma boa pedida é visitar o parque Cidade das Abelhas, que conta com uma réplica gigante de uma colmeia, museu apícola, casa do apicultor e atrações para divertir as crianças como o arvorismo, tobogã e pula-pula.

A Cidade das Abelhas foi criado há 37 anos com o intuito de transportar alunos, crianças e pessoas de todas as idades para o mundo maravilhoso das abelhas, em 100 mil metros quadrados de Mata Atlântica preservada.

Agora, como nova atração, já começaram a chegar os dinossauros, em novo espaço ecológico, com som cinematográfico e que vão contracenar com as abelhas, mostrando que com sua organização, elas conseguiram passar todos os cataclismas e sobreviverem sem extinção, já que sua origem data do tempo jurássico, com mais de 100 milhoes de anos atrás.

O local garante muita cultura, aliada à diversão!

 

Gostou das dicas? Saiba mais sobre Embu das Artes.

 

Créditos das Imagens: iFriend; O Taboanense; São Paulo Sem Mesmice; O Melhor de Sampa

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: