Dengue assusta região e bate a nossa porta. Não vamos deixar a doença chegar a Itupeva!
Compartilhe:

Conheça ...

A epidemia de Dengue que assola o Rio de Janeiro colocou o país em alerta. Os casos de Dengue registrados no estado de São Paulo são preocupante e a doença está batendo na porta de Itupeva. Mas a população pode ajudar a evitar que a doença chegue em nosso município. Até agora, Itupeva não registrou nenhum caso autóctone da doença, graças ao trabalho de prevenção e orientação desenvolvido pela Prefeitura, com ajuda da população.

Todo o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti está sendo realizado em conjunto, com diversos departamentos municipais trabalhando para eliminar os focos do mosquito: Defesa Civil, Centro de Controle de Zoonoses, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, setor de Fiscalização de Obras, diretoria de Viação e Serviços Públicos e diretoria de Saúde. Apesar de todo o trabalho realizado, a doença já chegou em cidades da região.

Para se ter uma idéia do perigo, o Hospital Municpal de Itupeva atendeu três pacientes de Jundiaí, que depois foram comprovados como infectados pela Dengue. No último mês, a Prefeitura identificou focos com larvas do mosquito nas armadilhas, entre eles bairros como Ana Luiza, Arco Iris, Lagoa e Cafezal.

Somente com a participação de todos, cada um fazendo a sua parte, que será possível conter o avanço do mosquito e impedir que a doença chegue em Itupeva.

A população pode colaborar com o trabalho. Cada pessoa deve cuidar de sua residência, sempre lembrando que locais com água parada são favoráveis à proliferação do mosquito. De outro lado, a Prefeitura aumentou, para 60, o número de armadilhas na cidade, está intensificando a visita em pontos críticos – como ferros-velhos e borracharias – e aumentando a fiscalização em terrenos vazios e residências, em especial aquelas com piscinas.

Outra ação desenvolvida é a operação Cata-Treco, que neste final de semana será realizada em cinco bairros: Hortênsias, Jardim Cristiane, Chave, Vila Chico e Jardim Guiomar. Equipes da Prefeitura estarão percorrendo esses bairros a partir das 8 horas, recolhendo entulho e orientando a população.

O trabalho contínuo de eliminação de criadouros junto com os moradores continua aos finais de semana, com distribuição de material informativo e visitação às casas. Outra ação que tem início na próxima semana é a apresentação de peças teatrais nas escolas, com alunos do ensino fundamental e ensino médio. O ato é conscientizar jovens entre 11 a 18 anos.

A população também pode ajudar o poder público, ligando para o 156 (ligação gratuita) e denunciando locais onde há água parada. Na tarde de ontem, 48 tambores, 16 bombonas e 3 caixas de água que estavam abertos no Jardim Brasil, com risco de proliferação do mosquito, foram esvaziados pela equipe da Defesa Civil.

O prefeito Ocimar Polli salientou que a população está colaborando bastante para evitar que a doença apareça em Itupeva.  - Somos um dos únicos municípios da região a não registrar a doença. A Prefeitura está trabalhando para evitar isso, mas a colaboração dos moradores têm sido essencial. Se todos nós fizermos nossa parte, Itupeva poderá ficar livre da Dengue -, disse o prefeito.

Ajude a combater esse mal.

CONHEÇA A DENGUE

O que é Dengue?: é uma doença febril aguda, provocada por vírus e, na maioria dos casos, de evolução benigna. Pode apresentar duas formas clínicas: Dengue Clássico e Febre Hemorrágica do Dengue (FHD) / Síndrome do Choque do Dengue (SCD). É a virose urbana mais difundida no mundo. É uma doença de áreas tropicais e subtropicais, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti.

Como se transmite?: a transmissão se faz da através da picada do mosquito fêmea Aedes aegypti infectado. Uma vez infectado, o homem demora de 4 a 10 dias para apresentar os sintomas do dengue. O mosquito macho não transmite a doença, pois alimenta-se de seiva de plantas.

Como evitar?: cubra todo objeto que possa acumular água, como pneus, garrafas, vasilhas; tampe as caixas d água; limpe periodicamente as fontes e piscinas e adicione cloro na água; coloque areia nos pratinhos dos vasos de plantas;

Sinais de alerta: dor abdominal intensa e contínua; vômitos persistentes; hepatomegalia dolorosa; derrames cavitários; sangramentos importantes; hipotensão arterial; diminuição da pressão diferencial; hipotensão postural; agitação e letargia; pulso rápido e fraco; extremidades frias; cianose; diminuição brusca da temperatura corpórea associada à sudorese profusa, taquicardia e lipotímia e aumento do hematócrito (com variação de 20%).

Tratamento: em caso de suspeitas de dengue, procure imediatamente um médico.

Ricardo Pupo
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Itupeva

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: